Brasileiro estará no comando do A380 da Emirates que chega ao GRU Airport no sábado.

pablotees

Na cabine do primeiro voo comercial de um A380 para o GRU Airport haverá um pouco de Brasil. O Comandante carioca Pablo Tees Leite é, aos 33 anos, um dos mais jovens pilotos de A380 no mundo. Pablo acumula vasta experiência e é reconhecido no meio aeronáutico.

Confira abaixo, num texto extraído da página do Aeroclube de Itápolis, a história desse grande comandante, que pisará em seu país natal no próximo sábado a bordo de um voo histórico.




 

Voando alto pelo mundo, de Rúbia Rodrigues

Pablo Tees Leite chegou ao aeroclube no ano de 1997, na época, com 16 anos fez seu primeiro voo num paulistinha PP-HLH junto ao instrutor Júnior Ramos. Depois de seu período de instrução foi liberado pelo instrutor Marcelo Sandoval para seu solo. Hoje, aos 33 anos de idade é um dos mais jovens a pilotar um Airbus 380, uma das maiores aeronaves comerciais do mundo.

Natural do Rio de Janeiro, Pablo guarda boas lembranças de Itápolis e de sua formação inicial como piloto.

“O período em que passei pela cidade marcou muito minha vida. Fiz grandes amizades e aprendi muito. Sinto saudades e assim que tiver oportunidade volta para fazer uma visita, aproveitar dos seus restaurantes como a deliciosa pizza da Spazzio e o lanche do Ferreirinha, rever amigos e reaprender a pilotar, pois, hoje em dia, apertamos apenas botões a bordo”, brinca o piloto, que complementa; “O que mais me impressionou na época da escola era a seriedade e dedicação dos instrutores. Você podia voar hoje com um e no dia seguinte com outro, mas havia uma ‘continuação’ da sua formação e trabalho, eles sabiam exatamente em que ponto e de que forma você havia parado e davam continuidade e isso é raro de se ver, inclusive em grandes empresas”.

Outro diferencial na sua formação destacado por Pablo era a liberdade dos voos. “Fui muitas vezes para diversas cidades do estado para fazer horas de voo e realmente era eu quem fazia o planejamento, claro que tinha que submeter a avaliação do instrutor, mas a responsabilidade era do piloto e isso é muito interessante”.

Depois de checado o Piloto Privado, Pablo foi para um intercâmbio de oito meses nos EUA para aperfeiçoar seu inglês, voltando para o Brasil vem novamente a Itápolis para terminar o curso de Piloto Comercial na EJ.

Na época a situação não era das melhores na aviação brasileira e, aproveitando a mudança da sua família para os EUA, Pablo converteu suas licenças para as do FAA (americana) e passou a batalhar por sua carreira.

“O meu primeiro emprego foi voando um Cessna 414 voando diariamente entre Fort Lauderdale e Lakeland. Com isso fui fazendo as horas de voo. E também trabalhava de Free Lancer para a empresa como copiloto de outras aeronaves: Learjet 25, Citation I, HS 125. Voei por um tempo um King Air 200 (ambulância), onde levávamos transporte de órgãos dentro do estado da Florida na madrugada”, conta Pablo, que complementa; “Aos 19 anos tirei a carteira de comandante do HS 125 (Hawker). Em 2002 entrei na TAM como copiloto do Airbus 320, mas devido a crise financeira fui demitido junto com outros 100 pilotos. Depois fui voar como copiloto um Gulfstream IV baseado no SDU. Foi um excelente trabalho, pois na época eles estavam procurando alguém com carteira americana, que tivesse voado nos EUA mas nacionalidade brasileira. Fiquei por 1 ano, onde voamos muito para Europa, EUA e fizemos uma viagem que envolveu muito planejamento até a Nova Zelândia”.

A empresa para qual ele trabalhava acabou vendendo os aviões e ele foi voar na China na Air Macau, no ano de 2004, onde ficou por dois anos até obter a qualificação necessária para aplicar na Emirates.

Em 2011 foi promovido a comandante na Emirates e hoje, aos 33 anos terminou sua instrução e voa no Airbus 380, o maior avião comercial de passageiros da história da aviação, com capacidade para até 853 pessoas.

“Dou graças a Deus pela base que tive na minha carreira em Itápolis, pois, o respeito e seriedade com os colegas e instrutores eram fundamentais. Foi ali que comecei a entrar na aviação e fazer o meu nome. Com tudo isso, quando entrei para voar no meu primeiro emprego como piloto, já estava acostumado com a rotina e isso facilitou muito a adaptação no emprego. E como o meu pai dizia e hoje posso concordar: “a escola funciona como um relógio”.

Tenho muito orgulho de ter voado em Itápolis e me sinto muito feliz pelo crescimento dessa escola em todo o estado sendo hoje reconhecida em todo país”, dia Pablo, que finaliza; “Para os pilotos que estão começando a carreira o que posso dividir é: estude para ser o melhor que você possa ser, a aviação traz muitas felicidades, mas nada vem fácil. Como em qualquer trabalho vão existir celebrações e frustrações. Sempre tente aprender com o seu erro e o dos outros para que nunca mais voltar a repeti-lo e se você tem um objetivo, persista, acredite e mantenha o foco. Não deixe nada tirar você do seu objetivo. Tudo é possível nessa vida. Basta acreditar. Estude inglês e não fique na “zona de conforto”.

Respeite o seu colega, a você e a máquina, nunca vá até o limite de nenhum deles e, acima de tudo, tenha certeza, humildade e caráter são duas virtudes que te levarão longe na aviação”.

O aeroclube, a EJ e toda comunidade aviatória de Itápolis tem muito orgulho de ter participado da trajetória desse piloto que conquistou, com seus méritos, tão alta posição como aviador.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.

140 Comments:

  1. Mario Eduardo aos 19 era comando de Hawker

  2. Por essas e outras que se eu tivesse dinheiro eu tava é nos EUA ou Europa… ia achar emprego na aviação em no máximo 1 semana. Esse Brasil tá todo lascado!

  3. Paulo Tohmé olha ai terá um piloto brasileiro

  4. Parabéns ao amigo quem sabe um dia largo o 777 e 767 e vou para o 380

  5. Parabéns que Deus esteja presenti na sua vida sempre em todos os momentos

  6. Parabens comandante! Muito sucesso na sua carreira.

  7. Só tenho a aplaudir e parabenizar a história de vida e linda carreira desse cara! Batalhou pelo sonho e hj pilota um A380!

    “Respeite o seu colega, a você e a máquina, nunca vá até o limite de nenhum deles e, acima de tudo, tenha certeza, humildade e caráter são duas virtudes que te levarão longe na aviação”
    Mto bom!!

    • Amelia Maria pereira neves

      Sou de Campina Grande-Pb e meu filho. Murilo ferreira conclui o curso superior de ciências da Aeronáutica, na FACISA, Campina Grande vai fazer aulas práticas. na EJ Escola da aeromântica de Italis recebe aulas só para aulas prática. Como posso saber. nos oriente.
      Estou fazendo levantamento de preços.

  8. Giovani Ribeiro, Fabiano Ribeiro!

  9. Que bacana! Parabéns a esse guerreiro! Que Deus traga muitas felicidades ao caminho deste…

  10. AJUDEM-NOS
    GENTE , PEÇO POR GENTILEZA DE COMPARTILHAREM AO MAXIMO :
    E QUE ESSA MENSAGEM CHEGUE ATÉ A PESSOA QUE ESTA COM MEUS EQUIPAMENTOS FOTOGRÁFICOS E EXAMES MEDICO DO MEU PAI :
    QUE E DEUS TOQUE EM SEU CORAÇÃO PARA QUE POÇA RESOLVER DA MELHOR MANEIRA , POIS NÃO TENHO INTENÇÃO DE PREJUDICAR A PESSOA E SIM RESGATAR MEU EQUIPAMENTO PARA QUE POÇA SEGUIR EM FRENTE MINHA VIDA E TRABALHAR PARA SOBREVIVER E AJUDAR A CUIDAR DE MEU PAI .
    O OCORRIDO FOI EM ARARAQUARA PERTO DO MERCADO SAVENAGO
    E JÁ TENHO ALGUMAS INFORMAÇÕES UTEIS , MAS QUERO RESOLVER SEM QUE A PESSOA SEJA PEGA , QUE DEUS TOQUE SEU CORAÇÃO E LHE INDIQUE O CAMINHO DA SALVAÇÃO.
    POIS DEUS É O CRIADOR E NOS SOMOS AS CRIATURAS , E NÓS CRIATURAS TEMOS QUE SEGUIR OS CAMINHOS DE DEUS.
    TEMOS QUE PERDOAR DO FUNDO DA ALMA , POIS SÓ ASSIM TEREMOS UM CRESCIMENTO AQUI NESSA PASSAGEM TERRENA
    MEUS TELEFONES PARA CONTATO
    16-3392-7871 CEL 982700691 MARCELO TIDEI
    POR DEUS ENTREM EM CONTATO DE ALGUMA FORMA

  11. Parabéns, fico feliz sonhos e lutas dos Brasileiros pelo Mundo!

  12. PARABÉNS! A VOCÊ E A EMIRATES!
    A VOCÊ PELA SUA TRAJETÓRIA E A EMIRATES POR TER VOCÊ COMO COMANDANTE!
    FELICIDADES!

  13. Helder Veras! Olha isso! Hahahahaha

  14. Parabens Pablo!!! E na volta do voo para Dubai tb teremos outro brasileiro, o Comandante Plinio Hess!

  15. PARABÉNS COMANDANTE PABLO! QUE DEUS TE ABENÇOE E TE GUARDE SEMPRE.

  16. Parabéns comandante! Mais um sonho realizado. Bela trajetória profissional. Que tenha um voo tranquilo

  17. Gilmagda Arantes Ataides

    Parabéns. …linda sua trajetória de vida..

  18. Parabéns comandante! Bela trajetória profissional. Que tenha um voo tranquilo e uma bela chegada ao seu país.

  19. Felipe Braz De Oliveira Rodrigo Pereira Ribeiro Em breve vcs <3

  20. Foi o que eu disse ontem aqui, ele é filho do Cmte Sergio Leite

  21. Esqueceram de informar que ele vem de uma familia de aviadores, o pai dele é o Cmte Sergio Leite.

  22. Danilo Zanata, Olha aí!!! Tem mais é que ir pra fora mesmo! As chances estão todas lá!

  23. Uau…fantástica a história desse piloto, eu Gostaria de ver esse avião de perto, e tbm de ver a preparação do aeroporto para receber essa nave… Show

  24. Parabéns. Brasil muito bem representado. Sucesso!!!

  25. PARABÉNS PELO SUCESSO ALCANÇADO, POR DEUS E O SEU ESFORÇO.

  26. Só de voar um dia pela Emirates eu já estaria realizado. Imagina voando num A380 com um piloto “Made in Brazil”… Seria o sonho dos sonhos.

  27. Parabéns Pablo orgulho para os brasileiros, muito sucesso!!!!!!!!

  28. Cmte Pablo Tees Leite, é com muita honra que esse comando é seu, você merece por toda sua luta e agora é uma vitória… Parabéns meu amigo….

    Cmte Amaral

    • josé Bonifácio de Britto

      Parabéns comandante Pablo. Não sou da área da aviação, mas sempre foi meu sonho. Li sua história, e, concordo plenamente com todas suas colocações. Além do mais, temos uma amiga em comum. Léia Cicarelli, gente da melhor qualidade. Sucesso meu jovem. Que Deus o guie sempre em suas jornadas. Abraços

  29. dalmir roberto adabo

    a gente que eh nascido e criado nesta cidade ; fica orgulhoso quando fica sabendo; que Itápolis ainda eh querido por alguém que se destacou na carreira valeu comandante Pablo; fico orgulhoso quando falao bem da minha cidade adoro aqui valeu por lembrar onde tudo começou ….meu nome eh DALMIR ROBERTO ADABO sou comerciante aqui e adoro esta terra.

  30. É desse tipo de brasileiro que tenho, com muito orgulho, inveja. Parabéns!!!

  31. Não cheguei a me habilitar como piloto, mas meu instrutor na época, comandante Ismael, é (ou deve ser) comandante da TAM…Gopstaria de reencontrá-lo para parabenizá-lo pelo sucesso na linda carreira aeronáutica !….

  32. Parabéns que senhor abençoa sempre

  33. Angela Maria Rios Sansao

    Maravilhosa trajetoria A dedicacao e perseveranca o levaram ate onde esta. Sucesso e Boa sorte. Orgulho para nos cariocas e brasileiros. Deus te proteja sempre !

  34. Pablo qual eh a música ??? Haahahahahhaa. PARABÉNS garoto

  35. Já era fã da Emyrates, agora então com um comandante brasileiro e paulista, vou gostar mais ainda, Parabéns Cmte Pablo Tees Leite, que voce continue colhendo mais vitórias.

  36. QUE DEUS O ABENÇOE MUITO, SEMPRE !!! PARABÉNS CMTE PABLO TEES.

  37. Parabéns Pablo. Pessoas como você nos fazem brasileiros mais felizes. Que Deus Nosso Eterno Pai o acompanhe em todas as suas jornadas. Feliz por você.

  38. è um orgulho pro BRASIL!! ter um comandante pilotando um dos maiores avioes do mundo.
    o A-380 !!

  39. E com muito orgulho, e imenso prazer. Ter o sr. Cmte Paulo tees leite, no comando dessa grande aeronave.. Parabéns pelo sucesso, estudou, trabalhou muito para isso.. Ainda mais brasileiro, nos deixa muito Feliz..abraços..
    Fabiano
    Goiania-Goias/Brasil

  40. Tenho um filho, Plínio Hess, comandante de A-380 da Emirates que também estará neste voo, só que no retorno para Dubai. Comandará a aeronave no segundo turno do retorno. Advinha se esse pai náo está super-orgulhoso do filho que tem….

  41. Olhaaa que chiq beinnn Diego Borges

  42. É muita responsabilidade comandar um gigante dos ares, mas a escalada do comandante Pablo, como piloto, nos dá conforto e segurança para voar sob a sua responsabilidade!

  43. Parabéns e seja sempre humilde. Esta é a principal virtude dos grandes Homens.

  44. Valeu comandante orgulho ao seus pais,no qual devem estar radiantes por terem um filho gabaritado a fazer esta máquina decolar, Bravo comandante

  45. Vai pousar agora dia 14/11/2015 em cumbica por volta das 16:00 horas

  46. Parabéns Pablo, ver um filho de um amigo Comandante de um A 380.
    Abraço Edson Cardin, Cruzeiro e Varig

  47. Oséias acassio de Oliveira

    Parabéns Pablo,que sua estrela nunca perca o brilho. Voe alto,o mais alto que puderes mas lembre-se,acima de qualquer altura que você for,existe UM que jamais,em hipótese alguma você deve deixar de prestar as honras ok? Esse Alguém é JESUS…

  48. NOSSA ORGULHO É POUCO QUE SINTO VOCÊ TEM QUE SER REVERENCIADO É UM SER HUMANO EVOLUÍDO DEUS TE GUARDE E PROTEJA TODOS OS DIAS FORTE ABRAÇO

  49. Hercilio Figueiredo Candeias

    Este é o lado que orgulha qualquer brasileiro ! Maravilhosa trajetória profissional,dignificando aos demais com exemplos a ser seguidos. Prezado Comandante Pablo, brilhe sempre a sua luz !
    Cumprimentos ao aeroclube de Itápolis, com minha grande admiração.

  50. Parabéns pela sua história, vc é um orgulho e adorei ler sobre suas conquistas. Que o cara lá de cima te proteja sempre em seus vôos. Vc é um orgulho pra sua família e sua cidade…e ainda por cima é um gato!!! kkkk 🙂

  51. Neydemar de Almeida Castaneda

    É realmente emocionante saber da trajetória deste PILOTO, Pablo Tees Leite, é gente como você que ainda me faz ter orgulho de ser brasileira. “O caráter é o que faz o Homem” o que hoje é muito difícil.Parabéns COMANDANTE.

  52. Parabéns companheiro Leite, vc falou tudo qdo disse: Respeite os seus colegas, a máquina e a humildade acima de tudo! Gde abraço e que Deus lhe proteja sempre nos seus voos nessa máquina maravilhosa!

  53. Priscila Pereira Silvia Almeida ☺☺

  54. Felipe viu como ele vem sim gay hahahaha

  55. Até que emfim uma boa noticia envolvendo brasileiros. Esse merece nosso respeito e admiração, lutou para estar onde estar.
    O Brasil precisa de pessoas assim, pois tem uma corja que tem nos irritado, envergonhado, roubado…ops! Deixa pra lá

  56. É gratificante pra nós brasileiros, nesta situação negativa que estamos vivendo no campo politico, sabermos da existência de um profissional tão reconhecido, no mundo, ! Um brasileiro que deu certo, e nos orgulha, e enaltece nossa bandeira. PARABÉNS, GRANDE COMANDANTE. NÃO TENHO MAIS PALAVRAS; APENAS MUITO OBRIGADO, CONTINUE BRILHANDO. ABRAÇOS…

  57. Dedicação, respeito, e retidão! Seu Sobrenome: SUCESSO!
    Parabéns Cmte. Pablo Tees Leite, seu nome já está escrito nos céus deste mundo!

  58. Fantástico!!!Tão jovem e com tanta bagagem ,pessoas assim levantam o moral dos brasileiros neste momento de tamanha frustação !!! Só peço a DEUS que ilumine a carreira da minha filha ,que também é bastante jovem, e já é uma Piloto dedicadae apaixonada pela aviação.Parabéns !!!

  59. Continue sendo humilde e dedicado, o sucesso vem naturalmente.

  60. Amado Gomes do Carmo

    Um gigante comandando outro . Sucesso !

  61. parabens Cmte, não lhe conheço, mas respeito seu sucesso, o Brasil esta precisando de bons exemplos como o seu!!!! Chega de valorizar a ignorância e falta de conhecimento !!!

  62. Suzane Maciel, mostra ao teu irmao

  63. Leonardo Schumacher lembrei de ti !

  64. Parabéns ao comandante… q por sinal é lindo!

  65. parabens Comandante…Deus te leve sempre nas alturas.

  66. 33 anos… incrível! Parabéns!

  67. Excelente história, esse ralou muito.

  68. Conheci o Pablo ainda garotinho!!! Filho muito amado do Comandante Leite, que tive o prazer de voar por muitos anos na Transbrasil nas asas de um 707! Tal pai, tal filho. Que sua carreira seja leve e brilhante. Que seja generoso e acima de tudo continue respeitando seu mantra que copio aqui:
    “Respeite o seu colega, a você e a máquina, nunca vá até o limite de nenhum deles e, acima de tudo, tenha certeza, humildade e caráter são duas virtudes que te levarão longe na aviação”. Perfeito!
    Bom céu de brigadeiro para você sempre. Teu pai Sergio e sua mãe Miriam devem estar nas nuvens!!!
    Bons voos garoto.

  69. O meu sonho é ser um “PILOTO LINHA AÉREA”

    Quero parabenizar esse cara batalhador
    Que hj pilota Um dos maiores aviões comercial do mundo

    EU AINDA VOU CONSEGUIR
    PILOTAR UM AIRBUS A380

  70. Parabéns Comandante Pablo, exemplo de determinação e força para lutar por seu ideal.Nos brasileiros ficamos orgulhosos por você. Deus te proteja sempre.

  71. Francisco Jose Santarelli

    Pablo, comandante de uma grandeza incomum que fez sentirmos felizes como Itapolitanos e como ex presidente do nosso Aero Clube 1975/1976 e ao se referir também a nossa EJ~escola de pilotos,

  72. Levamos um grupo de 230 passageiros para o Egito em Maio 2015, pela Emirates via Dubai. O voo na época havia sido antecipado em 1:20h para decolar antes da meia noite pois o aeroporto estava fechando para reforma da pista. Reforma esta para a chegada no Brasil de quem ? Do A380 da Emirates que agora está aí. Parabéns Emirates e GRU Airport.

  73. PARABÉNS!!!! É MUITO GRATIFICANTE SABERMOS QUE PILOTOS BRASILEIROS VÃO COMANDAR O A380 NESTE PRIMEIRO VOO DE CARREIRA PARA O BRASIL…….. ESTE PAÍS QUE CONSTANTEMENTE NOS ENVERGONHA, PRINCIPALMENTE PELA POSTURA DOS POLITICOS SAFADOS QUE NÓS INFELIZMENTE OS COLOCAMOS NO PODER, ESTE PAIS QUE CONSTANTEMENTE NOS ENVERGONHA PELA ALTA CRIMINALIDADE E FALTA DE JUSTIÇA COM AQUELES QUE COMETEM DELITOS,,,,,,, É O MESMO PAIS QUE NOS ALEGRA POR VERMOS QUE EXISTEM SIM, MUITO BRASILEIROS QUE DÃO CERTO, QUE ESTUDAM, QUE TRABALHAM E SÃO HONESTOS…… MAIS UMA VEZ PARABÉNS!!!!!!!

  74. maravilha comandante,nós da vida para tantos jovem que que ai esta nessa nova profissão,que o Sr.Jesus Cristo,esteja sempre presente em sua vida e seus colegas desta maravilha,profissão.Parabéns.

  75. O Paulo Hunter fez o destaque necessário. Parabéns ao grande Comandante e ao Paulo por citar importante passagem mencionada pelo Comandante. Para muitos ser demitido torna o processo de recuperação irreversível. No entanto, o Paulo nos reforça as palavras do Comandante, que demitido da TAM, trilhou novos caminhos. Hoje comanda a maior aeronave de passageiros.

  76. Parabéns comandante. Que Deus esteja sempre contigo…

  77. Parabéns! que siga sua trajetória com muito sucesso.

  78. Pingback: Conheça o piloto brasileiro que o gigante A380 no seu voo inaugural em março. - AEROIN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *