Britânica torna-se a comandante mais jovem da história da aviação comercial.

kate-mcwilliams
Uma britânica acaba de atingir uma marca que é considerada histórica na aviação, tornando-se a mais jovem comandante da aviação comercial em todos os tempos, com apenas 26 anos. Assim disse sua empresa, a Easyjet.

Kate McWilliams, nascida em Carlisle, disse à Press Association que ela é questionada sobre sua idade pelos passageiros quase todos os dias e a maioria deles sempre demonstra “uma prazerosa surpresa e fica impressionada” quando ela anuncia sua idade.

Ela começou a voar com 13 anos em um programa especial no Reino Unido e depois entrou no programa de treinamento da CTC Aviation em Southampton, quando completou 19 anos.

Em maio de 2011 ela ingressou como primeiro-oficial da Easyjet e, recentemente, foi promovida ao assento da esquerda, assumindo posto de comandante.

Uma porta-voz da Easyjet disse que a empresa, baseada no aeroporto de Luton, em Londres, fez uma ampla pesquisa e concluiu que Kate é, de fato, a comandante mais jovem do mundo.

A srta. McWilliams disse: “pessoalmente, eu não acho que idade importa. Eu passei pelo mesmo treinamento que todos os demais comandantes e provei ser capaz, independente da minha idade”.

Ela boa Airbus A319 e A320 para, aproximadamente, 100 destinos da empresa, como Reykjavik, Tel Aviv e Marrakesh.

“Com uma malha aérea variada, minha escala é muito diversificada e eu raramente voo para o mesmo lugar duas vezes no mesmo mês”, disse a loira.

Apenas 5 por cento dos pilotos comerciais são mulheres. No ano passado a Easyjet anunciou uma iniciativa de dobrar a proporção de mulheres em seu quadro para 12 por cento em dois anos.

Julie Westhorp, conselheira da British Women Pilots’ Association (BWPA), disse que espera que a srta. McWilliams’ inspire mais mulheres a perseguir uma carreira na aviação.

Informações do The Independent

Veja outras histórias