C. do México supera Guarulhos como maior aeroporto latino-americano.

Imagem por Aviacionline.com

O Aeroporto Internacional Benito Juárez, na Cidade do México, passou a ocupar o primeiro lugar entre os aeroportos latino-americanos com maior tráfego de passageiros, superando em mais de 5 milhões o número do maior aeroporto brasileiro, o GRU Airport. Além disso, o mexicano ainda bateu o recorde latino-americano de número de passageiros.




Com o cenário político deteriorado no Brasil e uma economia adversa, várias companhias deixaram de operar em Guarulhos ou reduziram a sua oferta. A queda foi bastante relevante, saindo de 38.984.587 em 2015 para um total de 36.596.326 em 2016, uma redução de 6,1%.

Guarulhos também detinha o recorde latino-americano de passageiros, com 39,6 milhões. A marca havia sido atingida em 2014, sobretudo por conta da economia ainda forte e da Copa do Mundo de futebol.

Esse recorde também foi superado com folga pelo aeroporto mexicano que, pela primeira vez, ultrapassou a marca impressionante de 40 milhões de passageiros. O crescimento do Aeroporto Internacional da Cidade do México (AICM) impressiona. De 2015 para 2016, o aumento foi de 8,5%, chegando a 41.710.254 passageiros.

Com isso, o México fica na posição 43 de maior aeroporto a nível mundial em termos de volume, enquanto o tem Brasil a 51.

Confira, no gráfico, a evolução do número de passageiros dos dois aeroportos ao longo dos anos. O material é do nosso parceiro Aviacionline.com.

 

 

Nessa outra visualização, note a variação percentual da quantidade de pax, a cada ano.

Com dados do site parceiro aviacionline.com

André Le Senechal

Pesquisador apaixonado, piloto privado. Aluno de Aviação Civil na Anhembi Morumbi. Respira o ar do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. Assíduo praticante de Plane Spotting e Simuladores de voo.

108 Comments:

  1. 70% dos pax fazem conexão pros Eua, aposto!

  2. Sem contar que, aqui enquanto temos o Galeão, Brasília e Viracopos, como hub primeiro e secundário de algumas empresas, no México tudo se resume ao AICM (Que é uma mistura de Antigo galeão + atual Salvador :v )

  3. Será que Guarulhos conseguirá reverter e voltar ao topo? Pois Cumbica aparentemente está no seu limite com crise ou sem crise.

    • Dan, acreditamos que reverte, porém deve levar algum tempo, já que a economia brasileira ainda está recuperando.

    • No que depender das companhias brasileiras, vai demorar algum tempo.
      Quando os aeroportos brasileiros estavam batendo recordes de movimentação de pax, as cias aéreas estavam amargando prejuízos bilionários.
      Alem da recessão econômica, as cias aéreas caíram na real que não vale a pena abarrotar os aviões com passageiros com tickets promocionais. Ou seja, é melhor recuar um pouco o tamanho do mercado, aumentar o valor do ticket médio e garantir lucratividade para todas.

  4. SIM JORGE O MEXICO FAZ PARTE DA AMERICA LATINA.

  5. É só uma questão de tempo! quando a economia do Brasil voltar a crescer! GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo voltará a ser o maior!
    é bom lembrar que SP possui dois terminais GRU- CGH! 😉

  6. Isso não é novidade, infelizmente. Era questão de tempo… sucessivos governos corruptos nos conduziram a este vexame econômico! E será difícil retomarmos a primeira posição num curto ou médio prazo. O próximo a nos ultrapassar deverá ser Ezeiza. E olha que a Cidade do México está construindo um novo aeroporto, infinitamente maior que o atual, no mínimo com o triplo do tamanho de Guarulhos!

    “Palmas” aos envolvidos!!!

  7. Mexico vai construir um aeroporto novo ainda, fora da cidade, um dos maiores do mundo e com o projeto mais inovador que existe hoje. Estão com a cabeça no século que vem.

    E a gente aqui querendo reabrir Pampulha e aguentando poluição sonora e risco de acidente em Congonhas….

  8. Como assim em números de pax transportados ou em extensão..pois pela concessão consta uma nova ampliação logo logo acho que é 2020

  9. Se o governo federal resolvesse fazer algo para diminuir as altas taxas do setor e as companhias aéreas não quisessem um lucro tão fora da realidade, a realidade poderia ser totalmente diferente.

  10. Vai reverter. Se tem isso tudo na crise quando o país tiver crescendo vai dar um pau nos mexicanos

  11. Lamentável, estamos perdendo espaço no cenário da aviação mundial, Marco Aurélio Figueredo.

  12. Andre Crocci a culpa é sua, foi me ignorar, deu nisso

  13. Mas o tráfego aéreo pela manhã no aeroporto da CDMX é um caos. Vc chega a ficar 1h na fila para decolar

  14. Nada muito preoculpante por varios motivos ja citados em comentarios. Com certeza com o aquecimento economico brasileiro este cenario mudará. No demais o GRU está melhor conectado globalmente que o MEX.

  15. Nada dura pra sempre…um dia a gente volta e passa a ser o primeiro de novo. Podemos. E vamos.

  16. Gente, para tudo. É uma comparação nada justa. É certo que contra fatos não há argumentos, os números dizem tudo é a crise também colabora, mas um dado que vocês não levaram em consideração é que mesmo o GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo sendo o principal aeroporto brasileiro, outras cidades como Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Fortaleza, Maceió, Recife, Belém, Manaus, Porto Alegre , Campinas e Porto Seguro estão com rotas INTERNACIONAIS não dependendo mais de GRU como anos atrás, sem falar da ascensão da Azul Linhas Aéreas Brasileiras que dia a dia liga Campinas e Belo Horizonte a diversas cidades do país, que antes só tinham partidas em Guarulhos ou Congonhas. Todo esse movimento deve levar em consideração.

  17. e nem se fala para quando fique pronto o novo aeroporto da Cidade do Mexico https://www.youtube.com/watch?v=jwsJnNd__1I

  18. Não entendo porque a necessidade de desqualificar o AICM.
    Com a nossa conjuntura econômica altamente desfavorável, com as empresas aéreas brasileiras devolvendo aeronaves, postergando ou cancelando pedidos e empresas estrangeiras deixando de operar em GRU, era certo que isso iria acontecer.

  19. Só o Brasil que não evolui em nada…

  20. Ivan

    Alessandra

    Bruno Pons

    José Pontes

    Pedro Romao

    Cassia

  21. Já passou da hora para gru ter mais duas pistas. Pois a cada ano mais e mais pessoas irão invadir os terrenos no entorno

  22. Natural. Com o monte de companhias que deixaram de voar pro Brasil, as nossas diminuindo frotas, claro que seria ultrapassado.

  23. Pousei esses dias la e achei aquele aeroporto uma porcaria

  24. Já usei esse Benito Juarez .2 vezes roubaram nossas malas e tudo mas.prefiro gru.

  25. O aero MEX funciona perfeitamente, já usei e deixa GRU no chão

  26. Esse comparativo é errado, pelo simples motivo que a Cidade do México tem apenas um aeroporto (MEX) ao contrário de São Pauo que tem 3 (GRU, CGH, MAE) juntos esses dariam quase 58 milhões de passageiros. Todavia entendo que este não é o critério e portanto eu aceito desse jeito.

  27. O mais engraçado é que o Aeroporto de Guarulhos e muito mais moderno e confortável que o do México

    Bola fora do Brasil

  28. MEX servindo de ponte para os Estados Unidos.

    35 milhões de pax por ano em Guarulhos está de bom tamanho,o aeroporto já não comporta mais.Vai crescer pra onde?
    Já é uma piada ter só 4 pistas.

  29. Já era de se esperar com essa crise!
    Obrigado Lula e Dilma!

  30. Nunca ninguém pousou nesse telhado de GRU?

  31. Ah gente é meio normal isso né, Cidade do Mexico não é a maior cidade do mundo?

  32. ate ai qual a novidade? MEX SEMPRE foi maior que GRU em todos os numeros

  33. Tido culpa desses governos, aliás, desgovernos corruptos e de interesses próprios desses canalhas que estão à frente da nação. Não tarda a hora em que passemos o Brasil a limpo e exterminemos esses vermes nojentos e asquerosos que tornaram quase inviável viver aqui, tamanha vergonha que passamos como o país mais corrupto do mundo, os outros são fichinha perto disso aqui.

  34. Magina. E a bosta o Aeroporto do México. São apenas 2 Terminais.

  35. Se não for construidão um novo mega aeroporto em São Paulo com capacidade de transportar mais 100 milhões de passageiros o três aeroportos irão entrar em colapso.

  36. Mexico está na America Latina e tambem na America do Norte. Uma coisa nao exclui a outra.

  37. Alguém duvidava disso? E não que o Brasil virou uma Venezuela kkkkkkk

  38. O aeroporto da Cidade do México foi o pior aeroporto que já passei. Péssimo aeroporto, desorganizado, sujo, sem conforto e com péssimo atendimento.

  39. RESUMINDO todos os posts: OBRIGADO, mais uma vez PT!

  40. Maior nem sempre é melhor, a prova esta em GRU ou GIG, aeroportos caóticos, caros e ineficientes.

  41. Se depender do Trump vão ter o maior muro tb! Kkkkk

  42. Passei 1 hora dentro de Guarulhos, procurando o portão de embarque.

    Jesus maria José kkkkkk

  43. Affs guarulhos tem uma reforma q não acaba nunca, talvez quando acabar o mesmo volta com seu título…

  44. O aeroporto de Lima tbm deixa GRU no chinelo, para desespero dos paulistas e demais patriotas rsrsrs

  45. so não tem quem ganhe do Brasil na corrupção mas em outras coisas todos vão ganhar.

  46. Nossa! Se gru já é ABARROTADO De gente… imagina o da Cidade do México … jesussssssssssss

  47. Guarulhos é muito mais bonito e moderno que o aeroporto da Cidade do México.Tem mais movimento e nem se compara.

  48. NO AEROPORTO DE GUARULHOS , NA ENTRADA OU SAÍDA DÁ MERDA !
    O AVIÃO , OU CAI NOS CARROS , OU TRANSFIXA NO GALPÃO DA TAM !

  49. A grande maioria das pessoas se preocupam tanto em ver GRU no topo. Só quem trabalha alí, sabe das condições precárias e o descaso dos responsáveis com alguns departamentos. Lamentável !

  50. Que foto horrível de GRU… Coloquem a foto do aeroporto e não do terminal de manutenção! E outra, juntem todos nossos aeroportos que chega a uns 70mi de pax!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *