Capítulos da história escritos nos 30 anos de Cumbica.

1993 - Terminal 2

Material compilado pela equipe do site AEROIN.net mostra momentos históricos dessas três décadas de Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, o atual GRU Airport.

O maior aeroporto do Brasil se tornou um “trintão” nesse dia 20 de janeiro de 2015 e nós separamos uma coletânea muito especial de fatos e fotos que relembram e eternizam alguns dos importantes momentos vividos por esse grande aeroporto nas últimas três décadas

São imagens históricas de aeronaves que transportaram campões, astros pop e chefes de estado das mais poderosas nações do planeta.

Outros, são aviões que atravessaram o mundo somente para desfilar toda a sua tecnologia no solo paulista – você sabia que houve até voo supersônico pousando em Guarulhos? Alguns dos momentos retratados abaixo muitos conhecem, mas outros… nem tanto! Aprecie à vontade, essa é a homenagem que fizemos a um lugar que frequentamos há quase trinta anos…

 

PP-VNA

Manhã do dia 20 de janeiro de 1985 – Na presença do então ministro do planejamento Sr. Delfin Neto, do governador do Estado de São Paulo Sr. André Franco Montoro e do prefeito de Guarulhos Sr. Oswaldo Carlos pousava em Guarulhos o Boeing 747-200 da Varig, cumprindo o voo 861 proveniente de Nova Iorque, era o primeiro voo comercial a operar no aeroporto. Uma aeronave Airbus A300 da Vasp, um Boeing 767-200 da Transbrasil, um 737 da FAB e mais um 737 da Varig completavam o primeiro dia de funcionamento do eterno aeroporto de Cumbica.

 

1989  Inauguracao Pista 2

A segunda pista do aeroporto com 3.500m de extensão (posteriormente ampliada para 3.700 metros) é inaugurada em 1989.

 

img001

O icônico jato supersônico Concorde faz seu primeiro e único voo para São Paulo, levando turistas brasileiros para passar o réveillon de 1992 em Paris.

 

GRU 01

No ano de 1993, o terminal 2 é concluído e entregue.

 

Um dos maiores popstars da história, Michael Jackson veio ao Brasil em 1993, em uma aeronave fretada para seu staff.

 

Numa mobilização sem precedentes, chega ao Brasil no dia 15 de outubro de 1997 o presidente norte-americano Bill Clinton e sua gigante comitiva. Naquele dia, o espaço aéreo da capital paulista foi fechado por cerca de uma hora para que a aeronave presidencial pudesse aterrissar. No total, mais de 10 aviões fizeram parte da comitiva, incluindo os dois Air Force One (aeronave presidencial americana, considerada uma fortaleza voadora e a aeronave militar mais segura do mundo).

 

RICK INTERNATIONAL L1011

Em 11 de abril de 1998 são os Rolling Stones que desembarcam em Guarulhos para seu primeiro show na capital paulista.

 

senna

Aos 4 de maio de 1994, chega ao Brasil o MD-11 da Varig trazendo o corpo de Ayrton Senna da Silva. O acidente com piloto de Fórmula 1 causou grande comoção em todo o mundo e milhares de pessoas foram ao aeroporto de Guarulhos para prestar sua homenagem. Mais tarde, em 2005, houve a tentativa de rebatizar o aeroporto com o nome do campeão brasileiro.

 

PP-VMD

A seleção tetracampeã, comandada por Romário e Dunga, chega a São Paulo no dia 29 de julho de 1994 para um desfile pelas principais ruas e avenidas da maior cidade do país. A cidade parou para ver os campões liderados por Dunga e Romário, além da cobiçada taça da Copa.

 

PP-VOI 1

Também muito criativa foi a pintura da Varig no avião que transportou os pentacampeões da “Família Scolari”  na sua viagem do Japão para o Brasil.

 

TORRE DE CONTROLE GRU AIRPORT

2004. Após uma intensa reforma para modernização, a torre de controle do aeroporto de Guarulhos passa a ser a mais moderna da América do Sul e figurar entre as 10 mais modernas do mundo.

 

No dia 10 de maio de 2007, chega de Roma o Boeing da Alitalia trazendo o Papa Bento XVI.

 

AIRBUS A 380 F-WWDD GRU 35 FOTO LUIS ALBERTO NEVES

O “super-jumbo” Airbus A380, aeronave de maior capacidade de passageiros do mundo passou duas vezes por Guarulhos, na primeira, em 2007, a aeronave veio ser apresentada a potenciais clientes latino-americanos. Na segunda, que ocorreu em 2012, o gigante de dois andares realizou de homologação no aeroporto.

 

O maior do mundo! Trazendo equipamentos para a Petrobras, pousa no Brasil pela primeira vez, o maior avião de cargas do mundo: o ucraniano Antonov AN-225 Mryia. A palavra Mryia quer dizer “sonho” e só há uma aeronave desse modelo no mundo! Centenas de pessoas compareceram ao aeroporto para ver o gigante de perto. O dia para história foi 14 de fevereiro de 2010.

 

grutps3

Em 14 de junho de 2012, o aeroporto passa a ser gerido pela Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A. O aeroporto ganha uma nova logomarca e passa a ser conhecido como GRU AIRPORT. Dentre as principais realizações até agora estão o moderno Terminal 3 (foto acima), o Edifício Garagem e muitas melhorias que estão facilitando a vida dos passageiros que passam pelo aeroporto. E nos próximos anos os terminais 1 e 2 serão totalmente modernizados.

 

timao

Em plena noite de uma segunda-feira, dia 4 de dezembro de 2012, cerca de 15 mil corintianos tomaram o aeroporto para expressar sua paixão e desejar boa sorte ao time que embarcava rumo a seu segundo título mundial de futebol. O caso causou repercussão no mundo todo.

 

Procedente de Frankfurt, Alemanha, o voo da Lufthansa inaugura o Terminal 3, o mais moderno do Brasil, aos 11 de maio de 2014. A aeronave foi o Boeing 747-8, o mais longo avião de passageiros do mundo, que a companhia aérea alemã introduzira na rota para São Paulo menos de dois meses antes.

 

IMG_4300

Dia 17 de junho de 2014: a abertura da Copa do Mundo FIFA acontece em São Paulo e pára o país. O aeroporto de Guarulhos é protagonista e recebe dezenas de voos extras trazendo fãs de todo o mundo. Alguns dias antes a taça da Copa desembarcava em São Paulo num avião todo personalizado.

 

F-WWYB 2

6 de agosto de 2014: a Airbus pousa com o seu mais moderno avião, o A350 XWB pela primeira vez no Brasil. Além da certificação do modelo para operar no país, a aeronave fez sua apresentação em solo nacional para as companhias brasileiras que o voarão num breve futuro.

 

O que será que os próximos 30 anos nos proporcionará?

  • Lindo!!! Baita registro. Não sou muito fã do “Cumbica”, por causa do projeto de sua origem, mas ele faz parte da história da aviação mundial e quem sabe, após a concessão, seja um dos grandes aeroportos do mundo.

  • Wagner

    Belo relato sobre a história de GRU. Parabéns…

  • Emanuel,mais conhecido no aeroporto de Guarulhos como “Pimenta”,meu sobrenome.

    Trabalho em Gru desde 1988 e acompanhei toda essas tranformações e digo está bem melhor !!!!!

  • José Maurício Ferreira dosSantos

    Comecei na Varig, em 1987, de lá para cá, passei pela Vasp, Oceanair e por último Tam.. Me recordo de muitos momentos relatados pelas fotos. como por exemplo. o concorde da Air France, O Air Force Number One, (cheguei perto), o funeral de Senna, estava lá na pista.A primeira vez que o A380 pousou aqui em 2007, e tantas outras recordações. Fico feliz por fazer parte da história do nosso querido e carinhosamente chamado de AEROPORTO DE CUMBICA.

  • Sérgio Belintani

    Lindas fotos e relatos, porém, o concorde já esteve antes em Guarulhos, não me lembro bem o ano, mas era por volta de 86 ou 87. O Supersônico estava em uma missão militar trazendo o então presidente da França François Mitterrand, eu estava lá na cabeceira da pista 9r. Detalhe: ERAM DOIS CONCORDES…eu vi os dois pousarem, mas infelizmente eles não vieram para os gates, por questão de segurança, ficaram na área militar. Abraços

  • Beto

    Realmente o Concorde esteve em Guarulhos em outubro de 85. foram 2 Concordes da comitiva presidencial, que pousaram em Recife também.
    Por volta do ano 2000 numa volta ao mundo sobrevoou SP durante o carnaval. Estava realizando o trecho Foz RJ, passou subsonico e despercebido.
    Já vi de perto e entrei num. Olhando de frente a beleza dele é sobrenatural.
    Abraços!