Cerca de 1.400 pessoas acompanham no GRU Airport a chegada do A380 (+30 fotos)

12250083_950541881684780_3430542042573800131_n copy

No ultimo sábado, 14 de Novembro, o GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo – recebeu o maior avião de passageiros do mundo em um voo histórico. Foi o primeiro voo comercial do modelo para um aeroporto sul-americano, em uma operação única feita pelo A380 da EMIRATES.

O GRU Airport liberou uma área restrita para que todos aqueles que se programaram para ir ao aeroporto, seja para ver ou fotografar o super-jumbo, pudessem ter um ângulo privilegiado para acompanhar o batismo da aeronave.

A área restrita estava localizada junto ao novo terminal 3, bem em frente ao local onde o A380 faria sua parada. Segundo estimativas, somando todo o público presente na área especial e em outras áreas do aeroporto, bem como aqueles que se dirigiram ao ponto conhecido como morrinho, cerca de 1.400 pessoas estiveram presentes.

 

Para quem não pôde comparecer, a concessionária disponibilizou cobertura ao vivo pela internet, que foi acompanhada por aproximadamente 3 mil pessoas. O vídeo continua disponível no aplicativo Twitter Periscope via @gruairportsp. A primeira operação comercial do A380 no GRU Airport chamou tanto a atenção que as postagens no Facebook relacionadas ao assunto já foram visualizadas por mais de 100 mil pessoas.

Buscando vistas privilegiadas, fotógrafos e curiosos lotaram o quinto e sexto andares do edifício garagem EDG TAM e a área controlada. Nessa última, quase não dava para ver vagas disponíveis ao longo do alambrado. Assim que a aeronave tocou o solo brasileiro às 19:11, o público foi ao delírio. Gritos e aplausos ovacionaram a chegada da aeronave ao pais.

O A380 da Emirates livrou pela última interseção da pista 27 direita e desfilou entre os terminais 1 e 2. Quando apontou pela taxiway alfa, para dar entrada ao pátio do terminal 3 com o inicio da cerimônia de batismo com os tradicionais jatos d’água, o público não se conteve. Tudo era válido: câmeras simples e profissionais, celulares, tablets ou simplesmente observar o super-jumbo de pertinho.

 

Muitos participantes foram atraídos pela curiosidade em ver o maior avião de passageiros do mundo. O A380 está certificado para transportar até 853 passageiros em classe única, mas a aeronave que esteve no Brasil veio configurada para 489 passageiros divididos em 3 classes (econômica, executiva e primeira classe). O gigante possui autonomia para voar até 15.000 km a 43.100 pés de altura e exibe 79,8 metros de envergadura, 72,7 metros de comprimento e surpreendentes 24,1 metros de altura, que equivalem a um prédio de seis andares.

À 1:25 do madrugada a aeronave regressou para Dubai, deixando a todos a esperança de um dia retornar em voos regulares ao Brasil.

Colaboraram com registros: Luis Alberto Neves AEROIN, Murilo Baseto AEROIN, Peter Wilson, Laercio Souza, Renato Oliveira, Fernando Bill, Leandro Luiz Pilch, Eduardo T. Cavallini, Fernando Canteras, Luis Fernando Janeiro e Axel Hyago

Luis Neves

É agente de turismo e acompanha a evolução da aviação brasileira desde o final da década de 80. Fotografa tudo o que voa e tem uma das maiores coleções de fotos de aviação do Brasil.