Com engenheiros brasileiros, piloto japonês busca vitória em casa no Mundial de Corrida Aérea.

Nos próximos dias, o Japão será palco de mais uma edição do Mundial de Corrida Aérea. Em 2015, a prova contou com mais de 120 mil torcedores acompanhando a competição na praia de Makuhari e o país foi apresentado a um novo herói nacional. Dessa vez, de carne, osso e muita velocidade! O nome dele? Yoshihide Muroya.




Na próxima etapa, que acontecerá nos dias 3 e 4 de junho em Chiba (JAP), e que será a terceira do campeonato, o piloto japonês chega como favorito após conquistar o primeiro lugar em San Diego, na Califórnia.

Para esse sucesso todo, Yoshi, como é chamado, conta com uma ajuda extra vinda de terras topicais. O brasileiro Guilherme Santana, sócio da empresa mineira Aeron, é um dos responsáveis pelos bons resultados do piloto. Ele e seus sócios, 3 engenheiros mecânico-aeronáuticos e 1 engenheiro eletricista, prestam consultoria ao piloto e o auxiliam com projetos de modificações aerodinâmicas, simulação e otimização do voo.

Os brasileiros fazem parte de uma equipe multinacional que busca o aperfeiçoamento da aeronave e do voo do piloto. Yoshi está na categoria de elite do Red Bull Air Race e é um ídolo nacional, tratado como ‘rockstar’ e herói local da população. No último ano, ele causou delírio ao conquistar a sua primeira vitória na carreira justamente no ‘quintal de casa’. Atualmente, ele está na terceira colocação geral, um ponto atrás do atual campeão Matthias Dolderer e seis do líder do torneio, o tcheco Martin Sonka.

Yoshi prepara para decolar para a corrida no Aeroporto de Brown Field em San Diego, e conta com apoio da sua equipe formada por brasileiros.

“É um lugar que eu nunca me esquecerei”, afirma o piloto japonês, emendando: “Eu vou tentar manter o foco na minha performance, seguir meu ritmo e instinto e o resultado virá”, completa.

O percurso em Chiba desafia as qualidades dos pilotos. É a mais longa da temporada e os ventos da Baía de Tóquio tornam imprevisíveis as condições para cada atleta, exigindo poder, precisão e performance. Para cuidar do corpo, Muroya segue uma alimentação balanceada com a culinária japonesa, treina cinco vezes por semana na academia e também pratica corrida. E, se ganhar, promete comemorar com bastante guioza, prato típico local.

O público brasileiro poderá acompanhar todas as emoções do Mundial de Corrida Aérea, do outro lado do planeta, ao vivo, a partir das 4h, pela Red Bull TV no link www.redbull.tv/live/AP-1Q6TYQ7651W11/red-bull-air-race

Yoshi faz a sua volta da vitória em San Diego, com o porta-aviões museu USS Midway ao fundo.

ONDE ASSISTIR

A transmissão pode ser acessada pelo site www.redbull.tv no link www.redbull.tv/live/AP-1Q6TYQ7651W11/red-bull-air-race , pelo aplicativo Red Bull TV, disponível nas TVs Samsung, Sony BRAVIA, aparelhos Blu-Ray, PlayStation®4 (PS4™), PlayStation®3 (PS3™) e Apple TV. O aplicativo também pode ser baixado nos sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone. O download também está disponível nos seguintes dispositivos: Amazon Fire TV, Kindle Fire, Nexus, Roku e Xbox 360.

Informações pela Assessoria de Imprensa da Red Bull.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.