COMAC C919 pode realizar seu voo inaugural até o início de 2017.

w020151225345155257355

A Commercial Aircraft Corp. of China (COMAC) planeja lançar o voo inaugural do C919 no final desse ano ou no início de 2017. A programação específica para o voo inaugural dependerá do andamento dos voos de teste atualmente em curso.

A COMAC promoveu o roll out do protótipo do narrowbody de 158 assentos em outubro de 2015, e desde então tem submetido a aeronave a diversos testes na preparação para o voo inaugural, que dará sequência à certificação e à primeira entrega à Chengdu Airlines em 2020. Inicialmente o cronograma do projeto previa o primeiro voo em 2014.

A industria chinesa destaca o C919 como exemplo de um projeto nacional de sucesso, mas vale ressaltar que diversos componentes essenciais são fornecidos por industrias estrangeiras, como os motores, fabricados pelo conglomerado franco-americano CFM, e os sistemas de aviônicos, da norte-americana Honeywell.

O fabricante chinês tem 517 encomendas para o C919 para 21 companhias aéreas chinesas.

Adaptado do ATWOnline.

Fotos: COMAC.

Luis Neves

É agente de turismo e acompanha a evolução da aviação brasileira desde o final da década de 80. Fotografa tudo o que voa e tem uma das maiores coleções de fotos de aviação do Brasil.

7 Comments:

  1. Bombardier + Airbus – Embraer = Comac

  2. Acho que muitos países tem potencial para construir aviões já tive a oportunidade de voar em aeronaves de vários fabricantes mais os russos e brasileiros estão entre os melhores tenho dois que mais me agradam como piloto learjet jato executivo pequeno imbraer legacy e meus preferidos são imbraer e Antonov nunca tive a oportunidade de pilotar jatos como g500 ou outros da mesma fabricante os cessna são bons mais não gosto deles são apenas racionais e de baixo custo de manutenção assim como o avião que China está fabricando é para companhias aéreas e transporte so eu espero mais de um avião.

  3. A China tem todos atributos para competir com Boeing e Airbus
    Concorrência ajuda reduzir custos e aumentar eficiência de empresas inertes.

  4. Primeiro voo era 2014? Agora só em 2017! Isto é bom ou ruim?

  5. Os chineses usando tecnologia da Airbus. Não,podemos esquecer que a MD tinha uma fabrica na China, se não me engano nos 80s. Airbus tambem tem uma fabrica na China e o que vemos, são duas copias de produtos do MD e agora Airbus. Não deixa de ter seu merito, mas tenho minhas duvidas que vá atrair compradores do ocidente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *