COMAC C919 deve realizar primeiro voo nesta sexta-feira.

O voo inaugural do C919, o primeiro grande jato de passageiros chinês, pode decolar nesta sexta-feira, 05 de maio, no Aeroporto Internacional Shanghai Pudong. O anúncio foi feito pela fabricante Commercial Aircraft Corp. of China (COMAC) através de uma agência de notícias estatal do país.




A estreia estava inicialmente programada para o dia 06 de maio, conforme anunciado também pela COMAC no início dessa semana, mas a companhia havia levantado a possibilidade de adiantamento do voo se as condições climáticas permitissem.

O C919 é impulsionado por motores CFM Leap 1C e possui capacidade para 158 passageiros na configuração padrão de duas classes. O atrasado programa da aeronave chinesa foi anunciado em 2008 com perspectiva da primeira entrega no ano de 2016. Porém a operadora de lançamento, China Eastern Airlines, não deve receber seu primeiro exemplar antes de 2020. Um total de 570 intenções de compra já foram firmadas.

A COMAC recebeu uma permissão especial de voo da CAAC (a agência reguladora da aviação chinesa) no dia 22 de abril, bem como um registro temporário de aeronave civil. A permissão e o registro possuem validade até o próximo dia 31 de maio.

A EASA (a agência reguladora europeia) também já iniciou os trabalhos de certificação do C919, conforme informações divulgadas em uma conferência realizada pela agência europeia juntamente com a CAAC em Shanghai no dia 28 de abril. Dessa forma, espera-se que a COMAC siga adiante rumo ao ocidente, solicitando em breve a certificação junto à FAA nos Estados Unidos, para a internacionalização do mercado do C919.

 
Com informações do ATWOnline e do FlightGlobal.
 

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é assessor de editoria do AEROIN.

7 Comments:

  1. Mandei uns vídeos do voo no privado