Comandante da Aeronáutica recebe mídia especializada em Brasília e fala dos novos tempos.

150303BAT0921(c)Bruno_Batista_2
Brigadeiro Rossato, Comandante da Aeronáutica (ao centro), recebe a imprensa em Brasília

“Queremos uma Força Aérea mais enxuta, mais capacitada e mais operacional com os meios adequados”, afirmou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, durante encontro com profissionais da mídia especializada. O evento realizado nesta terça-feira (03/03), em Brasília (DF), foi o primeiro com o segmento que envolve cobertura jornalística de assuntos de defesa.

O Comandante destacou a necessidade de adequar a instituição aos novos tempos. “Vejo a atuação dos profissionais de comunicação como uma atividade crescente e importante. Há interesse na divulgação em tudo o que ocorre em aviação, tanto civil quanto militar, no Brasil e no exterior”, disse. O oficial-general também ressaltou a necessidade de levar informação à sociedade, que muitas vezes desconhece a extensão dos ganhos em investimentos na área de defesa, como consequência da transferência e desenvolvimento de novas tecnologias.

Ao longo de duas horas, os profissionais tiveram oportunidade de abordar diversos assuntos. As repercussões dos ajustes econômicos do governo nos projetos estratégicos da FAB, a reestruturação da gestão e a revisão do Plano Estratégico Militar da Aeronáutica (PEMAER) foram alguns dos temas.

Nosso editor no Brasil Central, Ícaro Roberto, participou do café da manhã. “O encontro foi excepcional. Ficamos muito honrados em estar próximos da Força Aérea Brasileira que tanto nos orgulha e nos motiva a conduzir esse trabalho ao longo dos anos. Da nossa parte, reforcei que nossa disposição é total e que a FAB pode sempre contar com a gente. Além do dever com a informação, somos apaixonados pelo que fazemos”, relatou Ícaro. “Além de tudo, foi muito bom estar ao lado e aprender um pouco mais com outros grandes nomes da mídia especializada em aviação”, concluiu.

banner sete

 

Projetos – Questionado sobre o andamento do K-X2, que prevê a aquisição de aeronaves Boeing 767 para equipar o Esquadrão Corsário (2º/2º GT), sediado no Rio de Janeiro, o Comandante afirmou que o projeto é prioritário. “O K-X2 é muitKaiser Konrad acumula dez anos de cobertura especializada Sargento Batista/ Agência Força Aéreao importante para a FAB. Precisamos de um avião com essas características: mais capacidade de carga, custo de manutenção mais barato e adequado para a realização de reabastecimento em voo (REVO) em grandes distâncias”, destacou.

Em relação a possíveis alterações no cronograma, o oficial-general lembrou que muitos dos projetos estratégicos da FAB estão no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e que ainda não há uma definição junto ao Ministério da Defesa sobre possíveis cortes orçamentários. “Estaremos solidários ao governo. Temos que aceitar a realidade do país”, pontuou.

Estrutura de comunicação – No encontro, os profissionais foram apresentados à estrutura, à política e ao sistema de comunicação social em vigor na Força Aérea Brasileira. O Chefe do Centro de Comunicação Social (CECOMSAER), Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, destacou a importância do evento em que profissionais especializados na temática militar têm a oportunidade de esclarecer dúvidas diretamente com o Comandante da Aeronáutica.

Confira mais fotos do encontro.

Veja outras histórias