Como é voar para a Colômbia no Boeing 767-300 da LAN.

145

Minhas últimas experiência voando com a LAN para a Colômbia foram muito boas e, no relato abaixo, procurei escrever de forma que você possa compreender as características do voo e fazer sua própria análise.

Minhas viagens têm sido a trabalho, no entanto esse é um voo frequentado por passageiros dos mais diversos perfis e com os mais variados destinos. Aproveitando, eu recomendo que você conheça a Colômbia, é um país rico em cultura e que tem mais coisas para descobrir do que você imagina.

Sobre o voo, atualmente a empresa possui um voo diário para Bogotá, o LAN3506, que decola de Guarulhos às 15h40, durante o horário de verão brasileiro. Para minhas necessidades, um voo matutino seria melhor, sobretudo para que pudesse chegar à capital colombiana na hora do almoço e permitir um melhor aproveitamento do dia de trabalho.

Esse voo matutino deve vir em Janeiro de 2016, quando o grupo LATAM colocará uma nova frequência na rota e que será operada pelo 767-300 da TAM. Como vai decolar às 6h da manhã, será uma boa opção para mim, por exemplo.

 

EMBARCANDO NO BOEING 767-300ER

Nosso embarque acontece pelo Terminal 3 do GRU Airport, mas é interessante notar que o desembarque (no retorno) acontece no Terminal 2. Não sei se por falta de uma posição de estacionamento, mas é a segunda vez que isso acontece comigo. Em todos os voos, a aeronave estava lotada.

Internamente, a configuração é 2-3-2 (com dois assentos na janela, três no centro e dois na outra janela) e o espaço interno é padrão para viagens desse tipo. Ao todo são 218 assentos na classe econômica, com pitch (distância entre assentos) de 81 centímetros.

As fileiras que eu mais gosto são da 13 a 17, que são as primeiras da classe econômica, elas ficam distantes dos banheiros e das galleys, além de não ficar um fluxo muito grande de pessoas no corredor. Para consegui-las, o ideal é escolhê-las no momento da compra ou fazer o check-in assim que ele abrir, 48 horas antes do voo.

O assento é em tecido, mas é confortável, com encosto de cabeça que pode ser ajustado de modo que ela não fique ‘balançando’ enquanto você dorme. A reclinação é igualmente padrão para esse tipo de viagem. Na minha opinião, o espaço para as pernas é um pouco apertado, penso que alguém com 1,90 não ficará totalmente confortável.

Na foto abaixo você vai reparar que eu voei no avião com a pintura personalizada da aliança oneWorld, da qual a Latam faz parte.

 

PARA PASSAR O TEMPO: JORNAIS, 100 FILMES E MAIS DE 1.000 ÁLBUNS MUSICAIS

Logo após o embarque, a tripulação passa distribuindo os jornais El Tiempo, da Colômbia, e Valor Econômico, do Brasil. Em alguns dos voos, mas não em todos, foram distribuídos protetores de ouvido e vendas para os olhos (também conhecidas como máscaras de dormir). Completam as amenidades o travesseiro e o cobertor.

O sistema de entretenimento a bordo é chamado de IN e é bastante completo. Atualmente, o que tem feito diferença para as empresas aéreas é ter variedade de conteúdo, que seja de qualidade e atualizado. E o sistema da LAN possui tudo isso.

Na verdade, é grande a variedade de filmes e músicas que você pode escolher pelo catálogo ou usando o mecanismo de busca, que é eficiente. Ao todo são mais de 100 filmes e mais de 1.000 álbuns musicais, o que garante agradar a todos os gostos. Tem desde Eros Ramazotti até Zeca Pagodinho. O fone de ouvido distribuído a bordo é daqueles que passa por sobre a cabeça, então eu prefiro usar meu próprio “foninho”.

Embora a tela seja touchscreen, há o controle remoto que permite uma melhor navegação pelos conteúdos. Cada assento também tem sua própria entrada USB e o passageiro pode conectar seu próprio dispositivo e escutar suas músicas (eu usei para carregar o celular).

Por sua vez, a revista de bordo é padrão e contém variedades, dicas de turismo para os destinos voados pela Latam e informações sobre a frota, aliança oneWorld e outros.

 

COMIDA A BORDO

As opções do Duty Free Shop a bordo são bem bacanas e possuem preços atraentes, sobretudo quando comparados ao Brasil. Uma novidade que observei é que as aeronaves mais novas têm o catálogo do Duty Free Shop no próprio sistema de entretenimento, inclusive a encomenda pode ser iniciada ali mesmo, na tela. Isso facilita muito para o passageiro e acredito que incentiva as vendas.

Outra coisa que a LAN distribui e que achei bastante interessante foi o Guia do Passageiro, que contém recomendações de segurança e lista os direitos e deveres deste.

O voo até Bogotá dura cerca de 5 horas e 40 minutos, durante as quais é servida uma refeição forte (almoço ou jantar) e mais um lanche a cerca de uma hora antes do pouso. Nos intervalos, a tripulação oferece bebidas e chocolates.

A comida a bordo é boa e há opção de uma carne e uma massa. Achei as opções bem escolhidas pela empresa, tanto na ida quanto na volta, e a tripulação é super cortês e profissional, como tem que ser.

Algumas dessas opções são Ragu de Frango com Arroz e o Ravioli de Carne al Pomodoro (fotos abaixo). O lanche é composto por um pão recheado de peito de peru e cream cheese. Para acompanhar a refeição há as opções tradicionais de refrigerante, água e vinho.

 

A NOVA SALA VIP DA LATAM EM BOGOTÁ

Antes de voltar ao Brasil, consegui chegar ao aeroporto El Dorado, em Bogotá, a tempo de conhecer a nova Sala VIP da Latam, que fica localizada dentro da área de embarque.

A sala não é lotada e o passageiro frequente sente-se confortável nos diversos ambientes. A conexão wi-fi é excelente e os lanches são bem gostosos. Podem acessá-la os passageiros que voam na Classe Executiva ou que possuam status suficiente no programa Lanpass ou Tam Fidelidade.

O voo de retorno tem um horário muito bom e parte de Bogotá às 21h locais, com pouso em São Paulo às 5h50 do dia seguinte.

 

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.

9 Comments:

  1. A LATAN poderia aprender a escrever Curitiba…..rssss

  2. Voei!! Sem 1 classe não muito bomheheh

  3. Mariana Lima De Lima gostamos bastante desse equipamento!

  4. Voei de Lima a Guarulhos, incrível !

  5. Excelente e detalhada informação , Obrigado

  6. Em abril estarei nesse vôo.
    Muito boa a matéria!

Comente