Como foi a festa na Base Aérea de Anápolis em 2012

Imagem874

Texto: Carlos Roman e Ícaro Roberto

Fotos: Carlos Roman, Ícaro Roberto e Rômulo Machado Lemes

O Guardião e o GDA abriram as portas de sua casa mais uma vez. Durante dois dias, milhares de pessoas compareceram à Base Aérea de Anápolis (70 km de Goiânia) para estarem perto de Mirages, F-5, A-1, E/R-99 e também das visitas, como o C-130, C-105, C-98, A-29 e os Tucanos da Esquadrilha da Fumaça.

Embora escassas, as atividades aéreas renderam uma ótima oportunidade para o público acompanhar parte do trabalho que é realizado pelas forças armadas do Brasil.

Sem contar a Esquadrilha da Fumaça, sempre hors concours, duas outras exibições se destacaram. A primeira delas foi o paraquedismo do exército, com uma apresentação de salto em grupo, simulando uma manobra tática visando a ocupação rápida de território. A segunda, que atraiu grande atenção, foi a atuação do helicóptero UH-1 Iroquois, mais conhecido por “sapão” por seu jeito e ruído únicos.

No solo, a competente e cordial equipe da Imagem Produções, organizadora da parte civil do evento, garantiu o entretenimento do público com a preparação de vários espaços, usados para o comércio de todo o tipo de artigos, desde roupas, artesanatos e semi-jóias, até climatizadores de ar-ambiente e de serviços de proteção ao crédito. Os esquadrões Jaguar, Guardião e o EDA também montaram suas lojas próprias e comercializaram seus produtos.

Completando a excelente estrutura do evento, uma feira de artigos para animais de estimação, inclusive com a demonstração dos cães treinados pelo exército, e uma grande e variada praça de alimentação – talvez a maior e mais organizada que tenhamos visto em Portões Abertos – contribuíram para dar mais comodidade ao público, sob o sol de mais de 30 graus.

Agradecemos à equipe da Imagem Produções (Sirlei, Renata, André, Daniela) pela receptividade, ótima organização e empenho para que todos nos sentíssemos muito bem nesses dois dias. Também à equipe da Força Aérea Brasileira pelas demonstrações e por nos proporcionar mais um dia em conjunto. Nos vemos em 2013!

 

História

O “Portões Abertos” é um evento da Base Aérea de Anápolis que ocorre anualmente desde 1975. É a ocasião em que a comunidade pode conhecer a BAAN, seus aviões, efetivo, armamentos da aviação e peculiaridades. E, sobretudo, saber um pouco mais da importância da Unidade para o Centro-Oeste brasileiro e para todo o país.

O evento atrai anualmente um número expressivo de visitantes, fomenta o turismo da região e dinamiza a economia local. Hotéis e pousadas ficam com suas capacidades de acomodações no limite, o que acarreta significativo aumento no comércio local, em aluguel de veículos, passagens aéreas e pacotes turísticos.

 

A matéria não acaba por aqui. Confira abaixo as fotos e mais informações sobre as aeronaves que fizeram parte dessa festa. 

 

Comente