Como foi o primeiro e único voo comercial do A380 ao Brasil. Com fotos inéditas.

a380-emirates_23976282151_o copy

Em 2015 vivenciamos diversos momentos históricos para a aviação brasileira; de todos eles o que atraiu mais atenção foi a primeira operação comercial de um A380 no país.

Foi um voo único, realizado pela Emirates como forma de comemorar os oito anos do início da primeira ligação direta entre o Oriente Médio e a América do Sul.




Nos dias de hoje, voar no A380 é um evento diferenciado. Trata-se da maior aeronave de passageiros do mundo, que tem embarcada a mais moderna tecnologia e, é claro, conta com todo o primor do premiado serviço de bordo da companhia emirati.

Por isso, prepararmos essa matéria especial, na qual vamos mostrar com detalhes o que os 367 passageiros desfrutaram a bordo do voo inaugural para São Paulo. São fotos inéditas do nosso arquivo, feitas durante a passagem do gigante por nosso país.

 

Na cabine do primeiro voo

Por ser o primeiro voo comercial da aeronave a um aeroporto, a operação demandou um minucioso planejamento da equipe técnica da companhia. Foram semanas de preparação para que, às 10h25 da ensolarada manhã do dia 14 de novembro de 2015, decolasse de Dubai o Airbus A380 da Emirates, de matrícula A6-EON, rumo ao pouso histórico em São Paulo.

Para os comandantes brasileiros Pablo Tess Leite, um dos mais jovens pilotos de A380 do mundo, e Glauco di Giacomo, cruzar o Atlântico rumo ao Brasil pilotando o gigante de dois andares era um sonho possível, mas distante. Vivendo há anos em Dubai com suas famílias, eles estavam acostumados a operar as 37 rotas do A380.

O anúncio da operação especial lhes deu a oportunidade tão esperada, gerando-lhes uma das maiores realizações profissionais de suas vidas.

IMG_0433 copy

 

Para Pablo, um dos pontos altos do voo foi ter recebido as boas vindas e cumprimentos em português, vindos dos controladores de tráfego aéreo, enquanto atravessava o espaço aéreo brasileiro. Chamaram-lhe pelo nome na fonia, parabenizaram-lhe pelo momento histórico, causaram-lhe emoção.

Mas era necessário controlar os sentimentos e conduzir a aeronave rumo a seu primeiro pouso em solo brasileiro. Sob sua responsabilidade, o gigante de 370 toneladas e 72 metros de comprimento com 367 pessoas a bordo, distribuídas entre as suítes privativas da First Class Private, os assentos totalmente reclináveis na Classe Executiva e os diferenciados assentos na Classe Econômica.

Eram passados alguns minutos das 19h de Brasília do mesmo dia 14, quando o primeiro oficial di Giacomo realizou o pouso inaugural em Guarulhos. Do lado de fora, uma multidão de 1.400 pessoas se reunira para acompanhar a chegada e a saudação dos bombeiros com jatos d’água. Um momento que foi único para aviadores, estudantes de aviação e curiosos.

No desembarque, outra multidão aguardara a tripulação, que foi recebida como popstars. Algo inédito na história recente da aviação no Brasil.

 

 

O voo na Classe Econômica

 

Os passageiros que viajaram na Econômica do A380 puderam desfrutar de um dos melhores serviços do mercado. Com assentos confortáveis e mais espaço entre as poltronas, diferenciais desse porte de aeronave, o passageiro mais alto pode se sentir confortável. O kit de amenidades composto por uma máscara para dormir, kit de higiene e meias complementa o serviço.

Quem quiser trabalhar, acessar as redes sociais ou simplesmente escrever seu próximo post no blog, não tem com o que se preocupar. O avião tem wi-fi a bordo e fonte de energia individual em cada assento. Seus dispositivos podem ficar ligados e conectados por todas as 14 horas da viagem.

Por sua vez, o premiado entretenimento a bordo ICE convida os passageiros a relaxar com as mais recentes opções de filmes e músicas. São cerca de 2.000 opções. Tem programação para todo o mundo, literalmente.

No serviço de bordo também há diferenciais. Um exemplo reside na inspiração regional, que oferece aos passageiros pratos gourmet alinhados à cultura da região de/para onde se voa. A escolha do cardápio tem como opções os eternos favoritos e novas criações com sabores globais, que agradam a todos. As refeições podem ser combinadas com vinhos, cervejas, destilados e bebidas quentes e frias. Durante o voo, snacks e bebidas ficam disponíveis para os passageiros. É um verdadeiro avião open-bar.

Geralmente quando você pega no sono durante o voo, você perde o serviço de bordo. Por uma regra de etiqueta, o comissário não vai acordar o passageiro. Na Emirates eles fazem diferente e deixam essa escolha ao próprio viajante. Por meio de um adesivo, que deve ser colado na poltrona, cada passageiro avisa aos comissários se quer ser despertado para as refeições ou não. São esses detalhes que fazem a diferença.

Até a iluminação interna é ajustada conforme a etapa do voo para ajudar os passageiros a adaptar-se ao novo fuso horário. Até o céu estrelado é simulado pelas luzes no teto. É ciência e tecnologia juntas em prol do passageiro.

 

 

Como são tratadas as crianças a bordo


Os jovens passageiros que estavam a bordo do voo EK261 receberam uma atenção especial da Emirates durante o voo. As crianças puderam saborear refeições especiais e desfrutaram de um entretenimento infantil exclusivo com clássicos da Disney.

Elas também conheceram o projeto Fly With Me Animal, com pelúcias que inspiram a explorar a natureza, jogos de incentivo para as mentes curiosas das crianças, mochilas para as crianças maiores e livros de pinturas com lápis de cor.

Os baixinhos ainda receberam um kit de cuidados com itens essenciais como fralda, chupeta e lenços umedecidos. E os bebês puderam dormir tranquilamente nos berços confortáveis instalados nas poltronas.

 

 

Lounge On Board


Uma exclusividade que pode ser usufruída pelos passageiros da Primeira Classe e Classe Executiva é o lounge.

Localizado na parte traseira do piso superior, ele acabou virando ponto de encontro dos passageiros durante a viagem, os quais preferem ficar neste ambiente navegando na internet ou conversando com amigos enquanto degustam dos petiscos, coquetéis, destilados, vinhos, champanhe, cervejas, além de bebidas mais soft.

Durante o voo do A380 para São Paulo, o lounge foi tomado de pessoas e virou uma festa brasileira.

 

 

Voando na Classe executiva

 

O piso superior do A380 possui um serviço diferenciado e premiado, que é oferecido aos seus passageiros mais abastados.

Na classe executiva os assentos são totalmente reclináveis e viram camas, equipados com fonte de energia compatíveis para vários adaptadores e uma mesa lateral com espaço para trabalhar, alem de oferecer um minibar pessoal equipado com bebidas variadas.

Assim como os passageiros da Primeira Classe, os da Executiva também puderam saborear pratos premiados, criados por chefs de renome internacional, num menu exclusivo com opções gastronômicas originárias de varias regiões do mundo.

O sommelier cuidadosamente selecionou alguns vinhos exclusivos, adequados para suportar os rigores de uma viagem aérea e alterações no paladar causadas pela altitude. Sem dúvida um dos pontos altos, fazendo com que os passageiros pudessem satisfazer seus desejos culinários durante a viagem até São Paulo.

Outro serviço exclusivo para os passageiros da Executiva e Primeira classes no A380 é o uso de celular em modo de roaming de dados usando GPRS/EDGE. Como se isso não bastasse, cada assento de ambas as classes tem serviços de e-mail e SMS na tela do monitor e telefone via satélite.

 

 

Voando nas incríveis suítes da Primeira Classe


O máximo da excelência a bordo está disponível para quem viaja na Primeira Classe. São 14 assentos mais do que exclusivos em forma de suíte privativa. Ao passageiro, basta fechar as portas e relaxar, enquanto aprecia seu champagne e assiste ao seu filme em um cinema particular.

Quer dormir? Selecione a posição do assento que deseja e pressione o botão. Sua poltrona vai se transformar numa confortável cama automaticamente. Mas não vai dormir sem antes vestir-se do exclusivo pijama e do kit de amenidades com produtos da Bvlgari.

Antes de sair da suíte, o passageiro mais vaidoso pode se arrumar na penteadeira e espelho, também disponíveis na suíte. E não para por aí, veja abaixo as informações do SPA a bordo.

 

 

Shower Spa a bordo


Os passageiros da primeira classe têm acesso a uma experiência única a bordo de uma aeronave. Você pode se entregar a um banho refrescante a plenos 40.000 pés de altitude, redespertando os sentidos no Shower Spa.

Ao todo são dois SPA a bordo para atender aos 14 passageiros da primeira classe e ambos contam uma seleção de produtos de banho Bvlgari e produtos exclusivos Timeless Spa. Dá até para esquecer que se está voando.

 

 

Selfie com o maior avião de passageiros do mundo


O primeiro e único voo comercial do A380 para a America do Sul ficará marcado na memória de muitas pessoas.

Da tripulação, dos 367 passageiros que conheceram de perto toda excelência desta aeronave, das mais de 1.400 pessoas de todo Brasil que se deslocaram até o GRU Airport para ver de perto esta aeronave e também de todos os passageiros em trânsito pelo Terminal 3 do aeroporto e que não resistiram ao convite do aeroporto para ir até a vidraça fazer uma selfie tendo o maior avião de passageiros do mundo como pano de fundo.

 

 

Fotos da chegada do gigante ao Brasil


Atualmente, o aeroporto de Guarulhos conta com cinco posições para receber o A380 e o GRU Airport está certificado para receber regularmente este tipo de aeronave.

A companhia aérea Emirates é a maior operadora do A380 no mundo, com 65 aeronaves em voo e 75 encomendadas. Por enquanto, a empresa não tem planos de inserir o A380 na rota para São Paulo, para onde continuará operando o Boeing 777-300.

Esperamos grandes novidades no próximo ano.

Agradecemos ao Eduardo Perez por ceder as fotos do pouso da aeronave.

Luis Neves

É agente de turismo e acompanha a evolução da aviação brasileira desde o final da década de 80. Fotografa tudo o que voa e tem uma das maiores coleções de fotos de aviação do Brasil.

27 Comments:

  1. Realmente foi um momento único da aviação Brasileira….orgulho do meu pimpolho!!!

  2. Victória Lima Dalva Do David David da Dalva Matheus Batista

  3. Victória Lima Dalva Do David David da Dalva Matheus Batista

  4. Não deixem de acessar este link e ver um pouco do A380 da Emirates que pousou no Brasil em 14 -11 -2015, nós amantes da aviação é muito lindo.

  5. Gabs Oliveira você leu isso ? Que show !

  6. 14 horas de muita felicidades voando….. seria um sonho!!!!!!!!!!!!!

  7. Ja voei nele dbx – pek, é incriveeeeel

  8. Ai Excelente Visão , Joelisa Moniz e Sonia Soares, um dia agente ainda vai ocupar juntos essa primeira classe em nome do SENHOR JESUS.

  9. Beatriz Guimaraes….vê aí o q tem na primeira classe

  10. Rafaela Dal P e nao que tem chuveiro na first class mesmo!

  11. Pingback: Jornalista de O Globo diz que Emirates voará com A380 para SP, será? - AEROIN

  12. Pingback: Falta (exato) um mês para EMIRATES iniciar os voos com A380 ao Brasil. - AEROIN

Comente