Compra de ações da LATAM pela Qatar Airways é aprovada pelo CADE.

LATAM_A350_XTD_

O Conselho Administrativo de Defesa Ecônomica, o CADE, aprovou nesta Quarta a transação de ações entre o grupo LATAM e a Qatar Airways.

No último mês de Julho, a Qatar Airways fechou um acordo com a LATAM para compra de 10% de suas ações, através de um investimento de $613 milhões de dólares que será revertido em participações na empresa. Cada ação foi vendida por $10 dólares.

A LATAM disse agora que irá continuar o seu plano de aumento de capital, que teria sido atrasado devido à demora da aprovação pelo CADE. As famílias Cueto e Amaro, que são controladoras da LATAM, aprovaram a transação.

As companhias aéreas na América Latina fazem um grande esforço para passar a crise ecônomica que afeta a região, além da queda global da demanda para commodities e enfraquecimento das moedas. Porém a crescente classe média da região e mercados inexplorados se tornam algo atraente para companhias aéreas estrangeiras investirem.

Adaptado da Reuters. 

 

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.