Compra de ações da LATAM pela Qatar Airways é aprovada pelo CADE.

LATAM_A350_XTD_

O Conselho Administrativo de Defesa Ecônomica, o CADE, aprovou nesta Quarta a transação de ações entre o grupo LATAM e a Qatar Airways.

No último mês de Julho, a Qatar Airways fechou um acordo com a LATAM para compra de 10% de suas ações, através de um investimento de $613 milhões de dólares que será revertido em participações na empresa. Cada ação foi vendida por $10 dólares.

A LATAM disse agora que irá continuar o seu plano de aumento de capital, que teria sido atrasado devido à demora da aprovação pelo CADE. As famílias Cueto e Amaro, que são controladoras da LATAM, aprovaram a transação.

As companhias aéreas na América Latina fazem um grande esforço para passar a crise ecônomica que afeta a região, além da queda global da demanda para commodities e enfraquecimento das moedas. Porém a crescente classe média da região e mercados inexplorados se tornam algo atraente para companhias aéreas estrangeiras investirem.

Adaptado da Reuters. 

 

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.

29 Comments:

  1. E assim nosso patrimônio vai sendo vendido aos poucos pra estrangeiros. Daqui a pouco a única coisa que será do brasil é os seus moradores,e olha lá?

  2. Podemos dizer q a Tam não é mais do Brasil,daqui a pouco vai chamar “Qatalata”

  3. Heeita, agora vamo ver se melhora a situação

  4. Só cresce com investimentos. Não tem saída. Ou sucumbe…

  5. Seria melhor então o brasil vender de uma vez todas as empresas aéreas para esses Islâmicos,pois eles compram tudo e todos. A ganância por dinheiro faz o homem vender até o patrimônio brasileiro .

  6. Primeiro as empresas brasileiras não conseguem sobreviver por conta da desvalorização e da rigidez e burocracia desse sistema… Aí acaba as de fora comprando…

  7. Vamos ter nos contentar com a azul

  8. Na TAM já não confio mais… Agora só me resta a Azul, quem sabe não bate de frente com a TAM um dia…

  9. Lembrando que a Azul já vendeu parte das ações para United, nenhuma cia aérea no Brasil não é mais 100% brasileira

  10. Só quero saber se nessa discussão toda , vai sobrar um vaga pra mim.

  11. Vou pegar um café e uns pães de queijo, sentar e esperar a abordagem dos chineses tambem na Latam. O mercado de aviação mundial passa por momentos bem interessantes e já está mais que provado, que a tendencia não é mais para aerea de bandeira de pais tal, mas sim o conglomerado tal para região tal do globo. Não podemos esquecer que a QATAR assim como a LATAM são parceiras da ONE WORLD, assim tudo fica embaixo do embaixo do mesmo guarda-chuva.

  12. Povo defende privatização depois se queixa da brasileira ser vendida pros árabes.

  13. Muito bom Latam, vamos embora pra o crescimento!!!

  14. Pingback: CEO da LATAM: É necessário reduzir impostos para aviação na América Latina. - AEROIN

Comente