Confira como foi a Maratona de Spotting em Belo Horizonte.

maratona-spotting-mg-01

O spotter Clube de Minas Gerais realizou, na última Sexta (11) e Sábado (12), a maratona de spotting em Belo Horizonte.

O evento começou na Sexta de manhã, com acesso à área restrita do Aeroporto Carlos Prates, que serve à aviação geral e escolas/aeroclubes de aviação civil na capital mineira. No aeroporto foi possível acessar a cabeceira da pista com acompanhamento da Infraero. Um café da manhã comunitário foi realizado e os participantes puderam acompanhar durante toda a manhã o tráfego no aeroporto, que é o menor porém o mais movimentado da capital em número de operações.

spotters-no-carlos-prates-1

Acesso exclusivo à pista no Aeroporto Carlos Prates. Foto: Reinaldo Neves – Asas Metalicas.

Na parte da tarde a maratona seguiu ao Aeroporto da Pampulha, com um bom tráfego de aeronaves executivas em operação devido ao feriado prolongado que se aproximava. Também foi possível uma rápida visita ao novo EC725/H225M Caracal da Força Aérea Brasileira, na configuração de SAR (Busca e Salvamento). Entusiastas puderam tirar fotos ao lado do helicóptero militar mais novo do Brasil, que é montado em Itajubá, Minas Gerais, nas instalações da Helibrás.

Para encerrar o primeiro dia de maratona, o destaque ficou por conta do Embraer E190 da companhia Vale, procedente da Serra do Carajás, que animou todos os participantes do evento.

spotters-na-pampulha

Foto oficial da etapa da Pampulha com o Caracal da FAB de pano de fundo. Foto: Reinaldo Neves – Asas Metalicas.

No dia seguinte, Sábado, foi a vez da maratona chegar ao BH Airport, de onde foram realizadas fotos das instalações do Departamento de Tráfego e Controle Aéreo de Confins, o DTCEA-CF. A visão privilegiada permitia ângulos exclusivos, com vista para o terminal, taxiway e pista. Diversas aeronaves passaram ao longo do dia na frente dos participantes da maratona.

Os pilotos em taxi para decolagem acenavam aos spotters retribuindo o carinho dado pelos mineiros. Durante o dia foram realizadas palestras e visitas à torre do aeroporto, onde foi possível ter um contato maior com o trabalho tão importante dos controladores de tráfego aéreo.

Apesar da chuva durante a tarde, os participantes ficaram até o final do evento, que encerrou-se com o pouso do Airbus A330-200 da TAP Portugal.

spotters-em-confins

As dependências do DTCEA – CF deram uma visão exclusiva das operações do BH Airport. Foto: Reinaldo Neves – Asas Metálicas.

Agradecimentos à Infraero, ao Spotter Clube MG e à Força Aérea Brasileira pelo apoio e suporte. Confira abaixo uma galeria com os principais movimentos e os spotters em ação:

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.

16 Comments:

  1. Minha esposa se inscreveu, no dia em que anunciaram o início das inscrições, para o segundo dia. Nunca recebeu uma resposta, nem satisfação. Acho que os organizadores deveriam ser mais organizados e, principalmente, ter mais respeito pelas pessoas que procuram participar de seus eventos.

    • Desculpa, Luiz Ricardo, mas todos que se inscreveram foram confirmados. Por gentileza, me passe o nome dela para que eu possa apurar o ocorrido. Pode ser que o e-mail cadastrado esteja com algum erro de digitação, pois alguns retornaram. Para além disso, todos puderam conferir com antecedência a lista compartilhada nas redes sociais do Clube de Spotter. Ainda assim, se houvesse alguma inconsistência, a pessoa tinha a possibilidade de entrar em contato conosco. Confira lá:
      fb.com/spotterclubemg
      Wpp: (31) 99107.1767

    • Bom, nem todos que se inscreveram foram confirmados, já que minha esposa não foi, não faço e nem minha esposa faz parte do Clube de Spotter, tomamos conhecimento do evento através da página da Aeroin, que divulgou que iria haver o evento, mas nunca mencionou a lista, mesmo pq o evento não era deles, somente divulgaram. Mas tudo bem, não há problemas, só dei o feedback do que tinha acontecido para aprimoramento das próximas edições, pois como há outros eventos do tipo, minha esposa pode ir em algum deles, então para nós não houve qualquer prejuízo.

    • E não posso passar o email dela por aqui por motivos óbvios, porém o que relatei é verídico, pois não tenho a intenção e nem ganho nada fazendo críticas infundadas ao evento e ao seu grupo.

    • Sim, Luiz, todos que se inscreveram foram confirmados conforme informado. Você pode nos informar o nome ou e-mail dela (via Inbox), por exemplo, pois do contrário não temos como saber o que aconteceu e te dar o feedback. Sendo assim, fica a crítica pela crítica. Muito obrigado mesmo assim. Caso queira conferir a lista dos cadastros confirmados, por gentileza, acesse este link: https://m.facebook.com/spotterclubemg/photos/pcb.1794270554194128/1794261820861668/?type=3&source=48

    • Caro Luiz,
      Acredito que encontramos o cadastro da sua esposa, por gentileza, confira sua caixa de mensagem (Inbox) que enviamos um histórico para você. Infelizmente, ela não informou o número do documento de identidade. Mesmo assim entramos em contato com ela solicitando a correção, mas não obtivemos o retorno. A inscrição não foi validada. Forte abraço e até o ano que vem. Claro, se os dados estiverem corretos.

  2. Aeroin Brasil, existe uma data marcada para o próximo Spotter Day no Afonso Pena em Curitiba (PR) ???

  3. Boa tarde Aeroin Brasil , gostaria de saber porque voces anunciaram a data de 16 de Novembro no site para o spotter day replay 2016 de Guarulhos, e na data de hoje todas as vagas ja estao preenchidas?

    • Olá Andrei, nunca anunciamos essa data, o Dia AeroIn Replay será no dia 10 de Dezembro e as inscrições foram alguns dias atrás, conforme amplamente divulgado

    • Aeroin Brasil, eu quis dizer que no site do aeroin foi anunciado que seriam abertas as INSCRIÇÕES no dia 16 de Novembro 2016 para que pudessemos fazer o cadastro e aguardar as convocaçoes. Porém, as inscrições foram abertas antes desta data! Assim sendo, a data de abertura das inscrições não foi respeitada conforme o site de vocês! Com relação a data do evento no dia 10 de Dezembro ok! GOSTARIA DE DEIXAR CLARO QUE FUI PREJUDICADO, PORQUE GOSTARIA DE PARTICIPAR DO EVENTO, MAS DEVIDO A INFORMAÇAO ERRONEA DO SITE AEROIN, TODAS AS 500 VAGAS JA FORAM PREENCHIDAS, E POR ISSO FICAREI DE FORA DO EVENTO!

    • Andrei Slusarenko nunca informamos dia 16 de Novembro para as inscrições, sim no dia 06 de Novembro na parte da tarde como ocorreu.

    • Melhorias implementadas para o DIA AEROIN 2016 Replay

      Na última edição tivemos um grande (mas positivo!) susto, já que a procura foi recorde! Ao todo, foram mais de 1.500 pedidos de inscrição para as 600 vagas disponíveis.

      Isso fez com que recebêssemos várias ideias dos participantes, algumas das quais vamos colocar em prática desde já, que são:

      a. Cadastro: como de praxe, todos têm a mesma chance de participar do evento, já que a confirmação do cadastro segue a ordem de inscrição. No entanto, a fim de prover maior transparência ao processo, o novo sistema vai gerar um número sequencial de inscrição, assim você conseguirá saber, no ato do cadastro, qual sua posição na fila de inscritos. O cadastro deve ser aberto por volta do dia 16 de Novembro de 2016.

      b. Divulgação do evento somente em nosso site: a partir de agora, concetraremos todas as divulgações e notícias do evento através do site http://www.aeroin.net. Em nossa página principal há um link denominado DIA AEROIN, você deve acompanhar as novidades por ali. Fique de olho para não perder nada!

      c. Cadastrados faltantes: houve pessoas que se cadastraram para último evento, mas não compareceram e também não avisaram, como havíamos solicitado. Essa conduta acabou por tirar o lugar de outra pessoa que gostaria de ter ido (e havia muitos!). A fim de promover um evento justo e com oportunidades a todos, quem não justificou a ausência até uma semana após o evento de Junho de 2016 deverá ser automaticamente encaminhado ao final da lista de inscrição para o próximo.

    • Por favor, observem a letra “a”, referente ao cadastro no proprio site da aeroin Aeroin Brasil

    • Andrei, essa publicação é de meses atrás, quando anunciamos o evento. Inclusive colocamos “por volta do dia 16” justamente porque não era uma data definida.

      Ao longo dos meses seguintes fizemos a divulgação da data exata. E mais próximo da data divulgamos inclusive o horário em que seriam abertas as inscrições.
      Todos que acompanharam regularmente no site a seção voltada ao evento tiverem acesso a essas informações.

      Lamentamos que você não tenha visto as publicações subsequentes a essa que você citou. Esperamos que você possa estar presente nas próximas edições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *