Confirmado!! Ed Force One vem para o Brasil. Programe-se para vê-lo.

Ed Force One 747 Iron

Está oficialmente confirmada a vinda de um dos mais emblemáticos aviões dos últimos tempos, o Ed Force One, da banda Iron Maiden. Essa será a primeira e única passagem dele pelo Brasil. A banda confirmou a volta do 747 á turnê após um acidente em Santiago do Chile, quando o trator rebocador colidiu com dois dos quatro motores da aeronave, causando dano significativo, como você acompanhou aqui.

Veja a nota:

 

Aeronave do Maiden está programa para retornar á turnê The Book of Souls in Brasília amanhã após reparos massivos completados em apenas 10 dias.

2 motores a jato, de 5000kg cada e 4 milhões de doláres voaram 12 mil km para substituir os motores danificados. Após o incidente no Chile na manhã de sábado do dia 12 de Março, nós estamos satisfeitos em anunciar que o Ed Force One está completamente reparado e irá decolar na tarde de amanhã, Terça dia 22, do Aeroporto de Santiago para retornar ao tour no Aeroporto JK de Brasília. Após o show no Ginásio Nilson Nelson, o avião será carregado novamente na Quarta com 20 toneladas de equipamento e o nosso pessoal para voar a Fortaleza para o show na Quinta, e de lá para São Paulo e Nova Iorque, continuando na turnê The Book Of Souls que irá visitar 36 países em um período de 5 meses.

O acidente requereu a substituição de ambos motores da asa esquerda do Boeing 747, algo díficil no melhor dos tempos não ficou fácil pelo fato das distâncias envolvidas em conseguir grandes componentes, partes, ferramentas e equipe técnica pra o Chile assim que possível para o Ed Force One voltar ao ar. Os motores custam cada 4 milhões de doláres e pesam 5 toneladas cada um.

Ed Force One é alugado da Air Atlanta que entrou em ação imediatamente após o acidente, com assistência técnica da Boeing. Uma reunião de emergência no Domingo foi feita para criar um plano amplo e detalhado para essa complexa operação – localizar motores adequados, reversores, capotas e outras partes, trabalhar nas ferramentas necessárias e um time técnico, logística de transporte terrestre e fretado, o transporte do time técnico e milhares de outros detalhes. Tudo isso de um rascunho, os dias seguintes foram gastos colocando esses meticulosos planos em seu lugar.

O resultado foi que na última Quinta, dia 17 de Março, um 747F fretado da Cargolux saiu de Luxemburgo levando 2 imensos motores para substituir, que foram trazidos de caminhão de Hanôver, Alemanha. O voo fretado parou no aeroporto de Stansted em Essex, Reino Unido, para pegar mais 2 remessas. A carenagem e os reversores foram trazidos em grandes caixas desde de Kemble, também no Reino Unido. Juntamente com as ferramentes e consumíveis que voaram especial de Jidá, Arábia Saudita para o aeroporto de Heathrow na capital inglesa, e de lá de caminhão para Stansted.

O 747 da Cargolux completou o voo de 12,000km para Santiago, chegando as 9h de manhã de Sexta. Os técnicos voaram da Islândia e da base da Air Atlanta, em Jidá. Seis técnicos no total para juntar o time do Ed Force One que conta com 2 técnicos a bordo, Bjorn Bjarnason and Sigurbjarni ( Barney) Thormundsson, e Jeremy Smith da Rock It Cargo Ltda, que está no tour supervisionando as cargas e aspectos alfandegários. 

Os motores foram liberados pela alfândega Chilena na hora do almoço de Sexta, e de lá transferidos para o centro de manutenção da LAN Chile, chegando antes das duas da tarde. Trabalhando em turnos, 24h por dia, os técnicos foram capazes de começar a remover o motor de número 1 e no Sábado o de número 2. Usando guindastes e macacos, os motores danificados tiveram que ser desacoplados, abaixados e colocados em um armação, a fim de colocar os novos motores. Daí os 2 novos motores foram levantados e colocados no lugar. Assim que ambos os pylons de suporte dos motores foram especionados, scaneados com Raio-X e danos avaliados, ambos sem problemas, daí os novos motores foram colocados com, como um técnico disse, “um milhão de cabos”. Ambos foram finalmente colocados no lugar até o meio dia de Domingo, e os reversores foram equipados durante a noite. Uma operação bastante complexa colocar os motores, pois estavam bem embaixo da asa. A peça final para operação foram os adesivos do Eddie serem colocados e ambos os motores testados em potência máxima.

Comentários a seguir de Bruce Dickinson, vocalista do Maiden e piloto do Ed Force One:
“A velocidade e a perfeição dessa operação íncrivelmente complexa foram impressionantes, e nós estamos muito satisfeitos de nosso avião estar de volta! Nós gostaríamos de agradecer a Air Atlanta e seu time íncrivel de resgate pelo esforço fantástico em conseguir fazer isso no tempo que fizeram, e também para a Boeing, LAN Chile, ACS e Rock It Cargo pelo seu suporte inéstimavel. Nós pedimos desculpas aos nossos fãs em Córdoba, Buenos Aires, Rio e Belo Horizonte que perderam a oportunidade de ver o avião, mas esperamos que eles tenham curtido os shows tanto como nós.”

Nós também devemos agradecer a nossa equipe da banda, que se viram com 20 toneladas de equipamento na hora do almoço no sábado em Santiago, e mais de 60 pessoas deveriam chegar á Córdoba na manhã do dia seguinte para preparar o grande show que estavámos levando. A distância é “apenas” 1.000km, com um pequeno “Andes” no meio! Eles fizeram, “com o esmalte dos dentes”, e tudo ficou muito bem para o show in Cordoba e nas outras cidades que o Ed Force One não pôde ir. É um pouco de proeza de logísticas para achar e colocar em ação todo o transporte, fretamentos aéreos e voos programados e etc com um aviso curto, para permitir tocar nos próximos 4 shows em tempo e sem o Ed, nosso transporte para tudo. Grande esforço, grande time e muito agradecimento de todos nós.

 

Segundo a nova programação, a aeronave passará por Brasília, Fortaleza e São Paulo, conforme os seguintes horários locais:

– Dia 22/03 (terça) – Decola de Santiago às 13h00 e chega a Brasília às 16h00

– Dia 23/03 (quarta) – Decola de Brasília às 14h02 e chega em Fortaleza às 15h20.

– Dia 25/03 (sexta) – Sai de Fortaleza às 14h00 e chega a São Paulo / Guarulhos às 17h15.

– Dia 27/03 (domingo) – Decola de São Paulo às 14h00 com destino a Nova Iorque-EWR.

Programe-se para vê-lo: A aeronave deve parar numa posição próxima ao Terminal 3, sendo possível avistá-la a partir do Edifício Garagem em Guarulhos, já em Fortaleza será possível ver do terminal. Em Brasília apenas na parte externa do aeroporto JK.

 

85 Comments:

  1. Os fãs de Minas infelizmente não vão poder ver

  2. GRU ?
    Eu vou, eu vou, eu vou, eu vou, eu vou, eu vou, eu vou

  3. GRU ?
    Eu vou, eu vou, eu vou, eu vou, eu vou, eu vou, eu vou

  4. oq ficou resolvido com a administração do GRU sobre local para nós?

  5. Aeroin Brasil, sabe se alguns spotters estão planejando se reunir para vê-lo, assim como o A380 Emirates?

  6. Renata Oliveira, Rafael Ertner Castro, Cássia Regina Ferreira Gomes, Izilda Castro.

  7. Jessica Santana vamos ver o Jumbo, escolhe o Estado pra irmos vê-lo!

  8. Q a data de fortaleza por favor…..

  9. Q a data de fortaleza por favor…..

  10. Barbara Ellen Oliveira… outro pássaro saiu do ninho?!?!

  11. Sorte de quem trabalha no aeroporto e é credenciado, pode chegar pertinho

  12. Olha ai Leco Gomes – Caio, Merisson Jose Pereira Pereira……….

  13. Natália Tavares Mascarin olha que avião foda

  14. A princípio ele ficará aqui em SP na Base Aérea, chegada prevista na Quinta !!!

  15. Vai ter spotter em SP? Da pra fazer inscrição?