Congonhas é o segundo aeroporto brasileiro mais pontual na categoria ‘large airports’.

Após sagrar-se como principal megahub da América Latina, o Aeroporto de São Paulo/Congonhas classifica-se como segundo mais pontual do Brasil em 2016, na categoria large airports (aeroportos de grande porte, com 10 milhões a 20 milhões de departing scheduled seats – assentos agendados para partidas no ano), do Official Airline Guide (OAG), consultoria britânica de monitoramento de viagens aéreas, em ranking divulgado nesta quarta-feira, 4 de janeiro.

A pontualidade dos aeroportos é aferida pelo índice OTP, do inglês On-Time Performance, que é definido pela OAG como partidas e chegadas que ocorrem estritamente em menos de 15 minutos após o horário previsto. Entre os aeroportos brasileiros de grande porte, Congonhas registrou 85,4%, pouco atrás do Aeroporto de Brasília, que teve 87%. Na classificação mundial da categoria, o índice máximo alcançado foi de 90,3%, e o terminal paulistano ficou em 6º lugar (veja tabela ao lado).

O OAG tem acesso a estatísticas de 900 companhias aéreas em mais de 4.000 aeroportos. Os aeroportos com mais de 20 milhões de departing scheduled seats – caso do Aeroporto de São Paulo/Guarulhos – foram ranqueados em outra categoria, a dos major airports (maiores aeroportos do mundo).

Da Infraero – Congonhas