Curso on-line de pilotagem de Drones é lançado no Brasil.

Imagem: Divulgação / CEAB.

No começo de maio, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) homologou o uso de drones no Brasil após anos de discussão. Com o objetivo de incentivar ainda mais o desenvolvimento do setor, a CEAB (www.ceabonline.com.br), escola pioneira para profissionais da aviação civil, lança em junho, com ineditismo, curso livre on-line de pilotagem de drones no país.




Dividido em oito módulos de aulas em vídeo, o curso busca capacitar os alunos nas partes teórica, de legislação e de operação dos drones. Também indicará os melhores equipamentos e dará orientações práticas a respeito dos modelos mais comuns do mercado brasileiro, segundo Salmeron Cardoso, fundador da CEAB.

“Por enquanto, a Anac ainda não homologou nenhum curso de operação de drones. Então este é um projeto embrionário, para incentivar a Agência a regular aulas do tipo”, conta o empreendedor, que diz ser um entusiasta das pequenas aeronaves há cinco anos. Em fevereiro, Salmeron se formou como piloto de drone pela Administração Federal de Aviação americana (FAA ou Federal Aviation Administration, em inglês) – um curso que foi ofertado pela primeira vez em agosto do ano passado. “Acredito que fui o primeiro brasileiro”, diz.

Além de hobby que tem ganhado cada vez mais adeptos em solo tupiniquim, os drones têm usos variados em diversos segmentos profissionais. Como plataforma para filmagens eles já estão bem estabelecidos, mas há potencial para utilização em segurança pública, agricultura, engenharia, pesquisas atmosféricas, oceanografia, etc. “Sem dúvida, é um recurso que ainda oferece muitas possibilidades de exploração”, afirma Salmeron.

Além dos oito módulos em vídeo, o curso da CEAB oferece material de apoio escrito, exercícios, tira-dúvidas e orientação com os professores. O custo é de R$ 1.397,00 e as aulas podem ser assistidas conforme o ritmo de cada aluno. A iniciativa é uma parceria da CEAB com a Escola de Drones.

 
Informações pela Assessoria de Imprensa da CEAB.
 

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é assessor de editoria do AEROIN.