Dassault entrega primeiro Falcon 8X.

8x_04

O fabricante Francês de jatos executivos Dassault entregou o primeiro Falcon 8X, o mais recente carro-chefe ultra-longo alcance da empresa. O trijato foi entregue à Amjet Executive, um operador com sede em Atenas, Grécia, que oferece serviços de gestão de frotas, charter, vendas, manutenção e reparação. Além do novo Falcon 8X, a Amjet possui uma frota que inclui Falcon 50, 900EX e 7X.

“Como um piloto, eu posso pessoalmente atestar o tratamento notável e qualidades de pilotagem do novo grande trijato”, disse o presidente da Amjet, Abakar Manany. “É um conforto soberbo de cabine e desempenho que nos permitirá preencher uma gama cada vez mais ampla de necessidades e missões para a nossa clientela extremamente exigente.”

A entrega ocorreu dois anos após a Dassault introduzir o 8X. Embora o novo Falcon tenha sido certificado tanto pela EASA e FAA em junho deste ano, a Dassault queria realizar alguns testes de longo alcance adicionais antes de fazer a primeira entrega. A viagem ao redor do mundo que durou um mês foi concluída para “assegurar que sistemas da aeronave seriam totalmente maduros e operacionais desde o primeiro dia”, disse a empresa.

A Dassault tem onze 8Xs na montagem final em sua fábrica em Merignac, e outros 16 estão ficando prontos para os clientes no centro de conclusão em Little Rock, Arkansas, que foi recentemente ampliado para acomodar o trijato. Cerca de uma dúzia de entregas são esperadas nas próximas semanas para países como Emirados Árabes Unidos, Índia, Brasil e Estados Unidos, entre outros países europeus.

No último mês de agosto a Dassault apresentou o Falcon 8X na 13ª edição da LABACE, a maior feira de aviação executiva da América Latina, que aconteceu em São Paulo no aeroporto de Congonhas. Foi a primeira vez que o Falcon 8x esteve no Brasil, sendo uma das grandes estrelas da feira.

Luis Neves

É agente de turismo e acompanha a evolução da aviação brasileira desde o final da década de 80. Fotografa tudo o que voa e tem uma das maiores coleções de fotos de aviação do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *