David Neeleman compra parte da segunda maior aérea francesa

O empresário brasileiro-americano David Neeleman já decidiu qual será a sua nova empreitada na aviação: a francesa Aigle Azur, segunda maior empresa aérea da França, logo atrás do grupo Air France – KLM. A empresa foi fundada em 1946 e opera diversos voos a partir de Paris (Orly) e Marselha, focando suas operações em Portugal, Argélia e outros países no Norte da África.




Neeleman fundou as empresas Morris Air (comprada pela Southwest), WestJet, JetBlue e Azul Linhas Aéreas, além de ser acionista da TAP Air Portugal. Agora ele entra na França adquirindo 30% das ações da Aigle Azur, as ações pertenciam ao grupo Weaving. A Aigle Azur será a terceira companhia aérea que Neeleman terá como sócio os chineses do HNA Group, que possuem 48% da aérea francesa, além de 2,5% da TAP e 23,7% da Azul.

A Aigle Azur opera uma frota de Airbus A319 e A320. Atualmente possui uma grande parceria de voo code-share com a HNA, parceria esta que agora deve se extender para a TAP e quem sabe um dia para a Azul.

Com informações do jornal francês Le Figaro.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.