Dormir no avião é um desafio para você? Veja essa matéria.

Dormir_001

Uma das coisas mais injustas quando se trata de voar é a habilidade que alguns passageiros têm de cair no sono antes da decolagem e roncar sonoramente até o pouso, enquanto você luta para conseguir um simples momento de cochilo.

“Quase todo mundo quer descansar no avião em um voo longo”, diz a comissária Betty Thesky, autora de um livro sobre histórias engraçadas de viajantes aéreos (Betty In the Sky With a Suitcase: Hilarious Stories of Air Travel by the World’s Favorite Flight Attendant). “Mas aviões barulhentos, assentos apertados e bebês chorando nem sempre combinam com uma relaxante soneca.”

“Eu estava em um voo voltando do Havaí quando uma mulher me chamou e disse ‘Eu solicitei com antecedência ao setor de reservas que eu precisaria dormir nesse voo e eles disseram que eu seria capaz de dormir’”, diz Thesky.

Aparentemente a passageira pensou que sua solicitação daria direito a uma grande poltrona ou a uma cama. “Eu disse a ela que todas as pessoas no avião geralmente desejam dormir, e que o atendente de reservas provavelmente riu por trás do telefone diante da solicitação dela.”

Dormir_002

 

Passageiros desesperados para dormir podem fazer coisas estranhas.

Thesky conta sobre outro passageiro que fez um pedido também muito estranho, digno de histórias de ficção científica, suspense ou horror. “Uma vez um rapaz de aparência estranha sentando em uma poltrona na janela me perguntou se ele poderia sair e dormir na asa”, ela lembra.

“Ele então explicou que a revista de bordo dizia que ele poderia dormir na asa”. A tripulação do voo não apenas recusou o pedido – por motivos óbvios, é claro!!! – como também o convidou a se mudar de seu assento que ficava na fileira de saída da aeronave. Aparentemente alguém que pergunta se pode dormir na asa do avião não seria a pessoa mais confiável para estar naquela posição no caso de uma evacuação de emergência!

Mas Thesky diz algo em defesa do passageiro. “Quando eu contei a história a uma colega de trabalho ela disse, ‘Oh, há um anúncio na revista de bordo com um desenho de um passageiro dormindo na asa”, ela lembra. “Então ao menos ele teve alguma referência que o levou à sua solicitação excêntrica!”

 

Dormir_003

 

Mas histórias engraçadas à parte, comissárias possuem o conhecimento certo sobre o que funciona e o que não funciona a respeito de conseguir um pouco de descanso. Aí vão algumas dicas.

 

Controle suas expectativas

A melhor forma de cair no sono em um avião pode ser pensar em qualquer outra coisa que não seja em dormir.

A primeira regra para um sono bem sucedido em voo: NÃO entre no avião com a expectativa de dormir. “Passageiros têm expectativas irreais sobre um voo noturno”, diz Thesky. “Eles pensam, ‘Eu dormirei no avião e estarei descansado para fazer tudo que preciso’ quando o avião pousar em seu destino vários fusos-horários à frente.”

Tal mentalidade é a receita para não dormir em voo. “Colocar pressão sobre si mesmo quase sempre garantirá que você não irá nem cochilar,” diz Thesky. Ela sugere um pouco de psicologia reversa em si mesmo para ajustar as expectativas sobre dormir.

“É muito fácil cair no sono quando você precisa ficar acordado, como em uma entediante sala de aula”, ela diz, “então planeje algo em que você não vá dormir no voo, desde que não seja algo empolgante como assistir a todos os filmes que você ainda não viu”.

 

Dormir_004

 

Pegue um assento na janela

A janela é o ideal para dormir, mas nem todo assento na janela pode servir.

Um assento na janela proporciona uma boa superfície plana para descansar sua cabeça. E a comissária Lauren McLaughlin transformou essa questão em uma ciência: “Na maioria de nossos aviões eu olho para a posição da janela”, ela comenta, sobre seu esforço para encontrar um assento na janela o mais adequado possível para dormir. “Se o contorno da janela fica de uma a duas polegadas (2,5 a 5 centímetros) à frente do assento, este é o melhor lugar para sua cabeça se acomodar”.

 

Window

 

Mas claro, quando você reserva online o seu voo, fica impossível dizer qual assento tem o mágico posicionamento que maximiza seu sono. Ei, SeatGuru, vocês precisam pensar nisso!

 

Roupas para um sono bem sucedido

Um bom sono a bordo pode ser consequência do que você veste. “Em voos longos, ajuda usar roupas confortáveis e sapatos folgados”, diz a comissária Emily Witkop. “Devido à pressurização, nossos corpos incham e isso pode ser desconfortável se você não estiver vestido dessa forma”.

Witkop comenta a respeito de um voo que fez no qual os passageiros da primeira classe receberam pijamas e chinelos, o que às vezes ocorre em voos internacionais. “Gênios!”, ela diz. “Não utilize seu próprio pijama no avião se você tem mais do que 5 anos. Isso é uma afronta às regras de etiqueta de um viajante e as pessoas não vão deixar de notar sua aparência de quem acabou de levantar da cama. Use o pijama fornecido pela companhia”.

business-25454

Foto: Azul / Ricardo Beccari

 

Os acessórios corretos

Existe uma razão para muitas lojas nos aeroportos estarem repletas de acessórios para dormir no avião. Diversos passageiros os utilizam. Witkop afirma, “O combo de travesseiro de viagem, máscara de olhos e fones de ouvido geralmente funciona muito bem em voos curtos”.

A comissária Michelle Lazzaro também tem suas preferências em acessórios para dormir. “Se eu realmente fosse tentar dormir em voo, em primeiro lugar eu teria uma dessas máscaras de olhos realmente fofas”, ela diz, “e um travesseiro de pescoço para que minha cabeça não ficasse caindo de um lado para o outro!”

 

Comer e beber as coisas certas

Uma boa xícara de chá pode te ajudar a cair no sono.

“Se o voo for longo traga um saquinho de chá de camomila”, sugere outra comissária. (A tripulação pode providenciar a água quente e a xícara).

Você também deve se atentar aos snacks a bordo, alguns dos quais podem te deixar bastante desconfortável para dormir. “Evitar snacks salgados pode te ajudar ao reduzir um pouco o inchaço do corpo”, sugere Witkop.

 

Xícara

 

Óculos escuros durante a noite

Utilizar óculos de sol deve te ajudar a se proteger de bate papos com vizinhos de assento que estejam a fim de estragar seus planos de dormir. “Se você quer que te deixem em paz, use óculos escuros”, afirma a comissária Lindsay.

“Algumas pessoas querem conversar com seus vizinhos, então essa é a única hora em que eu sugiro usar óculos escuros em local fechado. Em qualquer outro momento seria deselegante”. Grandes fones de ouvido também tendem a surtir o mesmo efeito dos óculos.

 

Óculos

 

E não importa o que você faça…

“Simplesmente não coloque seus pés para o alto no encosto da frente”, diz Lauren McLaughlin.

A última coisa que as pessoas ao seu redor precisam são seus pés em uma distância em que elas sentirão seu chulé enquanto tentam dormir. Porque a única coisa pior do que não dormir, é atrapalhar o sono de outros passageiros. E ainda por cima são más maneiras.

 

Matéria traduzida e adaptada do Yahoo.com.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.
  • Recentemente no dia 28/12/2015, voltando para Cuiabá no voo JJ3760 procedente de Congonhas numa manhã, estava com um certo nível de sono, mas tinha planejado segurar o sono até a hora do serviço de bordo para depois cochilar, afinal, tinha um tempinho até mais ou menos de uma hora e cinquenta e cinco minutos de voo. Porém logo após lanchar, simplesmente a vontade de cochilar passou e segui escutando musicas no meu tablet e apreciando o dia amanhecendo sobre as nuvens.

  • Mpcvit Pratti

  • Mpcvit Pratti

  • Amanda Mota

  • Amanda Mota

  • Isabela Couto

  • Emerson

    Engraçado como essa terapia reversa funciona, ano passado num voo da Qatar de SP ate Doha (14:00h de voo) eu fiz de tudo pra dormir e nada, mes passado fui de Buenos Aires até Roma (12:30h de voo) e não queria dormir pra assistir filmes, dormi mais de 8:00h. Hahahaha

  • Amanda Couto

  • Incrível … mas no voo que fomos para Cidade do Panamá (sai as 11:38 da manhã, de Porto Alegre) tinha um senhor roncando, e ainda tinha passageiros entrando!!!