EAB AIR SHOW 2013: FOCO NOS NEGÓCIOS

12

O foco da feira esse ano foi essencialmente os negócios. Com lançamentos de empresas e participações de grandes nomes da aviação nacional, o evento atraiu milhares de visitantes para a cidade de São José dos Campos, mas o show aéreo foi mais restrito do que nos anos anterioes. Estivemos lá e trazemos até vocês os principais aspectos da maior feira de aviação geral do país.

Texto: Arthur Arnoldi

Fotos: Arthur Arnoldi, Leandro Iserhard, Carlos Martins, Luis Neves, Jefferson Bruno e Ricardo Lempek

 

 DECIO

(Décio Corrêa – Idealizador da EAB)

 

Contando com um público significativo de milhares de pessoas, o EAB AIR SHOW deste ano foi voltado em sua maior parte para os negócios e estava dividida basicamente em três espaços: a Área de Vendas, o Espaço Rolim Amaro e a Exposição de Aeronaves.

O evento contou com um total de 86 aeronaves expostas durante os quatro dias de feira e com representantes de empresas renomadas no mercado aeronáutico como Vulcanair, Audi Helicópteros (representante da Robinson helicopter); a Alto Henkel que chamava atenção pelas suas aeronaves de fácil montagem; da Edra Aeronáutica com seus ultraleves anfíbios, a Cirrus enviou uma aeronave, a INPAER apresentou o Explorer.

20

prnrp

 

João Moutinho da Linford aviation foi o responsável pela presença da Vulcanair, que lançou o modelo P68R na EAB. Numa rápida conversa, ele relatou a participação de um grupo considerável de compradores no evento. Citou o caso de um comprador de Cuiabá, que adquiriu na feira um P68R, no valor de US$ 1 milhão, ali durante a feira.

O conceito do ambiente de negócios seguiu mais uma vez no modelo one-stop-shop, onde o interessado pela aquisição das aeronaves poderia efetuar pagamento, realizar financiamento, entrar em um consórcio e até fechar contrato de seguro e combustível, tudo no mesmo ambiente. Sem dúvida que é um modelo de negócios inovador no Brasil e alinhado com o que há de vanguarda em feiras internacionais.

Já nos hangaretes, os estandes eram mais disputados pelo público em geral. De escolas de aviação, universidades, revistas a simuladores de voo e lojas de artigos aeronáuticos em geral. Completavam as atrações da feira os simuladores de voo no estande da TNT e da FUMEC-MG.

A revista HiGH, de Márcio Jumpei, que mescla o mercado de luxo em geral com a aviação e belas mulheres promoveu descontraídas conversas em seu estande. Ricardo Beccari, um dos mais famosos fotógrafos aeronáuticos do Brasil também promoveu seu livro com lindas imagens da Esquadrilha da Fumaça. Aliás, a Esquadrilha fez falta esse ano. Por estarem trocando de aeronaves para o A-29 Super Tucano, o Esquadrão de Demonstrações Aéreas deve voltar a voar em breve.

18

1709

16

 

Participação de uma das donas da casa: a EMBRAER

Embora a empresa, que é orgulho nacional, tivesse enviado um belo E-190 nas cores da Azerbaijan Airlines e um Phenom 100, o estande permaneceu praticamente vazio durante o transcorrer da feira.

Tal fato explica-se por que o foco do evento está cada vez mais orientado à aviação geral e o público para a Embraer seja outro. Mesmo assim, é uma chance que a companhia tem de estar ainda mais próxima do público e popularizar sobremaneira a sua marca.

A empresa, porém, chamou a atenção do público com seus voos de teste, realizados na quinta e sexta-feira. Durante os voos, um E170 com as cores da American Eagle e um Legacy 600 alçaram voos rumo aos seus testes rotineiros.

1315

04

 

Presença Militar

As instalações do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) contam com postos de combustíveis, alojamentos, hangares e até mesmo um mercado. O local é considerado o berço da indústria aeronáutica brasileira e é de onde saem alguns dos melhores engenheiros do país.

No primeiro dia, o modelo MH-16 Seahawk da Marinha do Brasil, sediado na base aérea de São Pedro da Aldeia (RJ), chegou ao evento de forma imponente. A aeronave já foi empregada no porta-aviões e é destacada para o patrulhamento da costa brasileira. Em tempos que precedem a exploração de petróleo, esse tipo de missão é fundamental para a soberania do país.

Também marcou presença um A-29 super tucano da Força Aérea Brasileira (FAB). Já no sábado, foi a vez de um C-130 e um C-295, ambos em missão, despertarem o público e abrilhantarem o evento.

Outro presente inesperado, para a alegria dos nostálgicos amantes da aviação, foi a exposição de um Xavante que realizou por muitos anos o treinamento de nossos pilotos de caça e que desfilou suas formas e elegância com seus tip-tanks na ponta das asas. Atualmente, um Xavante é mantido em condições de voo pelo Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV).

08

07

101_4007

Show Aéreo EAB 2013

Ainda que contasse com a perícia dos veteranos Tike Bazaia e seu filho Beto Bazaia, a bordo de seus Decathlon e BU-131 Jungmann e com o arrojo de Lucas Bonventi montado no potente Pitts, o show aéreo foi menor do que no ano anterior. Explica-se pela ausência da Fumaça que em virtude da troca de aeronaves não pode estar presente.

235

DECATLON01AP

03

 

Um susto!

No terceiro dia, em meio as reversões, loopings entre outras manobras de Beto Bazaia em seu Bücker BU-131 “Jungmann”, um urubu foi o protagonista de um “Bird strike”. Durante uma descida o pássaro colidiu com o avião. Além do susto, a colisão abriu um buraco na fuselagem da aeronave. O “ Jungmann” declarou emergência, porém pousou sem maiores problemas pela cabeceira 15. Todos respiraram aliviados novamente. O avião foi reparado e no ultimo dia estava novamente em condições de voo.

BETOZAIA04FACE

 

Futuro: em voo de cruzeiro, mas com ajuste de rota?

Um dos assuntos mais comentados por expositores e visitantes durante a feira foi a possível troca do local para a realização do evento do próximo ano. Eles sustentam a tese de que outros aeroportos possam conceder mais flexibilidades na apresentação de seus produtos.

No passado, era realizado em Araras, depois foi a Sorocaba e há alguns anos ocupa a o DCTA em São José dos Campos. Essa dúvida ainda permanecerá no ar até a divulgação do próximo evento.

O fato é que uma feira desse porte e importância para cenário da aviação brasileira, deveria contar com mais apoio do Governo do Brasil, na direção de transformá-lo em referência mundial em aviação geral, um nicho que, aqui no Brasil, tem enorme potencial.

ppffv

AZAL

01

Galeria de Fotos EAB

05/07/13 – Ganhadores do Convite VIP para a EAB Air Show 2013
eab3

Os ganhadores devem enviar até 5/7 às 23h59 um e-mail para carlos.roman@aeroin.net com seu RG e Nome Completo. Enviaremos o comprovante do convite VIP, por e-mail, até o próximo Domingo.

Segue abaixo a lista dos ganhadores dos 15 CONVITE VIP para a EAB Air Show 2013.

1. Willian Yang

2. Gustavo Torcinelli

3. Vinícius Felgueiras

4. Mario Radovich

5. Hugo Paes de Barros

6. Marcelo Melo

7. Alexandre William

8. Alexandre Pires da Silveira

9. Diogo Lima

10. Gustavo Andrade

11. Fabiano Piovan

12. Vagner Batista

13. Caio Vazzoler

14. Marta Carvalho

15. Ne Silva

O concurso foi feito através do Facebook, e todos os que compartilharam o banner da feira estavam concorrendo.

Informações Importantes:

– O convite virtual VIP isenta o pagamento do ingresso ao evento.
– O convite virtual VIP não isenta o pagamento do estacionamento do evento.
– O convite virtual VIP é válido para todos os dias do evento.
– O convite virtual VIP não da acesso ao lounge do evento.
– O sorteado não poderá transferir o convite virtual VIP à um terceiro, caso não possa comparecer ao evento.
– Os sorteados receberão por e-mail o convite virtual VIP, este deverá ser impresso e apresentado na bilheteria do evento junto de um documento com foto em nome do sorteado.
– A organização do evento não se responsabiliza pelo transporte, alimentação e hospedagem do sorteado nem do seu acompanhante.
– Os sorteados serão comunicados por meio da página oficial da feira no facebook e pelo site oficial do evento, além disso, receberão um e-mail da organização.

 

04/07/13 – Saiba mais sobre o evento

A EAB Air Show representa uma ferramenta importante e inovadora no setor da Aviação Geral do Brasil. Em quatro dias de exposição reúne os principais players do mercado para que possam avaliar tendências, fazer negócios e desenvolver novas parcerias com outros expositores ou visitantes da feira.

Em seu novo formato, a EAB proporciona uma excelente vitrine para fornecedores ofereçam seus produtos e entrem em contato direto com clientes de todo o Brasil, além de criar a oportunidade para importantes debates através de seus fóruns e congressos que acontecem durante o evento.

Todo o grande setor econômico tem a sua feira de referência. A EAB Air Show é a feira referência do setor de Aviação Geral brasileiro, reunindo um grande número de expositores e compradores qualificados, todos interessados em realizar bons negócios.

O perfil dos expositores são empresas de aviação geral, agrícola, experimental e leve, aerodesportiva, asas rotativas, fornecedores de tecnologia, produtos e serviços para o setor da aviação geral, manutenção, agentes e empresas seguradoras e financeiras.

Por sua vez, o perfil do visitante é de empresários, proprietários de aeronaves, pilotos, escolas de aviação, aerodesportistas, oficinas de manutenção, empresas de hangaragem, órgãos do governo, entusiastas e amantes da aviação.

A organização do evento fica a cargo da competente equipe da Exponor Brasil e da Aeromarketing Promoções e Eventos. Confira abaixo a planta do evento (clique para ampliar):

planta

Durante o evento são realizados:

– Fóruns, cursos, palestras e workshops

– Voos de demonstração com clientes

– Lounge para negócios

– Premiações a personalidades que se destacaram para o desenvolvimento da Aviação Geral

Assim como Oshkosh, Sun&Fun e outras feiras do gênero, o modelo é um fly-in, onde os negócios são feitos das 10h às 15h e a partir desse horário os shows aéreos acontecem até o final da tarde, quando começam os happy hours e confraternizações. A estrutura da EAB Air Show está pronta para receber mais de 1.000 aeronaves nos quatro dias do evento.

 

04/07/2013 – Somos parceiros de mídia da EAB AIR SHOW 2013

Por mais um ano seremos parceiros de mídia da EAB. Dessa vez nossa cobertura será ainda maior que a do ano passado e teremos cinco representantes cobrindo todos os detalhes da feira. Acompanhe aqui e veja as mais belas fotos e os mais completos relatos do evento, com todas as novidades e a emoção do show aéreo.

ParceirodeMdia