Áudio flagra o drama dos pilotos na chegada ao GRU Airport devido aos balões.


Um áudio gravado na manhã de ontem (18) pela equipe do site TrafegoAereo.com.br flagrou o quão dramática esteve a situação dos pilotos e controladores de voo em meio à presença massiva de balões na aproximação para o GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo. Clique no botão play acima para ouvir.




Em determinado momento, um comandante da Azul reporta ter avistado cinco balões. Minutos mais tarde, outro piloto complementa dizendo ter contado dez. O piloto da American é enfático ao dizer que “há balões em todos os lugares”.

O momento mais dramático, no entanto, acontece com o voo 57 da Air Europa, que teve de efetuar um desvio emergencial. Aos 4:50, o piloto espanhol diz com voz nitidamente tensa que “há muitos balões, isso é muito perigoso”, antes de efetuar novo desvio.

A presença de balões na região de São Paulo é um problema de muitos anos. A falta de fiscalização efetiva e de punição levam a essa prática, que coloca em risco a vida de milhares de pessoas. A colisão da aeronave com um balão pode ser fatal.

Ouça o áudio e sinta-se na pele dos comandantes e do controlador. Até quando teremos esse problema?