Embraer apresenta neste momento o novo E190 E-2.

IMG_7836
A Embraer apresenta agora o seu novo jato comercial E190 E2, da nova família de jatos E-Jets, a segunda geração da mais bem sucedida família de jatos regionais no mundo. O evento está ocorrendo no Aeroporto Internacional de São José dos Campos, em São Paulo, na fábrica principal da Embraer.

Para celebrar a apresentação do novo jato ocorreram passagens baixas em formação do cargueiro militar KC-390 com a Esquadrilha da Fumaça e seus A-29 Super Tucano, que formaram no céu o clássico logotipo da Embraer, na forma de pássaro. Também voaram em formação o E190 da primeira geração com o Legacy e o Bandeirante, as aeronaves comerciais de maior sucesso da Embraer até hoje.
IMG_6923 copy
A nova aeronave se destaca pela sua modernidade, com aviônica renovada e mais espaço. Mas o destaque fica por conta dos seus novos motores P&W 1900g que gera economia de 24% no consumo, além de ser reduzir as emissões de gases nocivos. A asa também tem uma grande diferença, com materiais compostos ficou mais leve e com grande curvatura, proporcionando maior sustentação à aeronave.

A cabine de voo conta com sistema full fly-by-wire, controles totalmente digitais que melhoram a qualidade do voo e ajudam na eficiência da aeronave. As famosas telas superiores HUD, uma marca registrada dos primeiros E-Jets, também estão na segunda geração, conectada com o moderno pacote de aviônicos Honeywell Primus Epic 2, que proporciona uma experiência até então só vivida por pilotos de caça.

São várias novidades pensadas nos pilotos, que terão facilidade de adaptação em relação à geração anterior, não precisando de uma nova licença, mas sim de um curto treinamento de 3 dias, economizando tempo para a tripulação e à companhia aérea.

O passageiro também é agraciado com as novas tecnologias, os aviões da Embraer sempre foram bem avaliados devido ao conforto, que foi maximizado na nova versão. O sistema de iluminação é totalmente novo. A famosa configuração de 2×2 assentos por fileira continua, com uma nova posição do bagageiro superior dando uma maior sensação de espaço em toda a cabine de passageiros.

Todas essas inovações resultaram em um avião mais confortável de voar, mais prazeroso de pilotar e mais viável para as companhias aéreas operadoras. O E190 E-2 tem um alcance de 2.800 milhas náuticas/5.186 kilometros voando a Mach 0.82 (870 km/h ou 470 nós) á uma altitude máxima de 41 mil pés / 12.500 metros.

Continuando na liderança absoluta no setor, a Embraer já tem 267 pedidos da aeronave desde que a anunciou no Paris Air Show em 2013, e a expectativa é de crescimento nos pedidos. O Embraer 190 E2 deverá fazer o seu primeiro voo no segundo semestre deste ano, seguindo o cronograma de testes e homologação, com previsão de entrada em serviço em 2018.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.

Um Comentário:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *