Embraer E195-E2 realizou seu primeiro voo hoje.

A Embraer realizou hoje o primeiro voo do Embraer E195-E2, o maior avião comercial já construído no Brasil.




Em tempo recorde, a fabricante apresentou o avião e 22 dias depois realizou o seu primeiro voo, que decolou às 11:24 do Aeroporto Intl. de São José dos Campos, pousando duas horas mais tarde. Confira abaixo o vídeo da decolagem:

O E195-E2 tem três fileiras a mais de assentos quando comparado ao E195 da atual geração, podendo ser configurado com 120 lugares em duas classes de serviço, ou até 146 em classe única. A aeronave também tem aumento significativo de alcance, de mais de 800 quilômetros (450 milhas náuticas), o que possibilitará viagens de até 4.500 quilômetros (2.450 milhas náuticas) de distância.

A Azul Linhas Aéreas será a primeira operadora do modelo e o jato deverá entrar em serviço no primeiro semestre de 2019. Veja abaixo o batismo da aeronave e dos pilotos de testes:

Agradecimentos à Engenheira Fernanda Cavalcante pelos vídeos. 

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.