Embraer KC-390 conclui com sucesso tour de demonstração mundial

O novo avião militar de transporte da Embraer, o KC-390, concluiu na última semana um tour mundial de demonstração que durou 40 dias. Durante esse tour a aeronave voou sobre 19 países e foi apresentada para nove nações na Europa, África, Ásia e Oceania. No total foram voadas 130 horas, incluindo diversos voos de demonstração com representantes dos operadores em potencial.




A aeronave começou a sua jornada saindo de Gavião Peixoto, no interior do estado de São Paulo, indo para a Suécia com escalas em Recife e Portugal. Logo após a demonstração da aeronave para a Força Aérea Sueca, o KC-390 rumou para Paris para o Salão Internacional de Le Bourget. Da França o avião seguiu para o seu tour mundial.

“Esse tour permitiu que representantes de operadores em potencial ficassem familiarizados com o KC-390 e aprendessem sobre sua flexibilidade, que permite que o avião faça um leque de diferente missões”, afirmou Jackson Schneider, CEO e Presidente da Embraer Defesa & Segurança, que complementou: “Todos que tiveram a chance de voar a aeronave elogiaram suas capacidades operacionais e seu design avançado, que inclui tecnologias de última geração.”

A aeronave demonstrou grande robustez e 100% de disponibilidade durante o tour, que contou com 52 pousos em 18 países diferentes. No total o KC-390 voou 49.537 milhas náuticas (91.743 km), equivalente a mais de duas voltas na terra sobre a linha do Equador. Durante as demonstrações, a aeronave foi avaliada em condições de alta temperatura (49º C) e alta altitude, além de simulação de operação nesta condição como lançamento de pára-quedistas.

“Nós estamos bastante satisfeitos com a maturidade que este produto já alcançou e estamos confiantes que sua certificação será feita dentro do previsto. Em breve o KC-390 estará completamente pronto para atingir todos os requisitos para que foi feito, e será um multiplicador da força pronto para servir qualquer nação”, conclui Schneider.

O KC-390 é um avião militar de transporte tático que estabelece novos padrões na sua categoria. É capaz de realizar diversas missões como transporte de cargas e tropas, reabastecimento em voo, missões humanitárias, missões de busca e resgate, evacuação aeromédica e combate a incêndios. O Embraer KC-390 pode transportar até 26 toneladas métricas de carga com velocidade máxima de 470 nós (870 km/h), como também operar em ambientes hostis incluindo pistas de pousos não preparadas ou danificadas.

Pela Assessoria de Imprensa da Embraer

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.