Embraer KC-390 conclui com sucesso tour de demonstração mundial

O novo avião militar de transporte da Embraer, o KC-390, concluiu na última semana um tour mundial de demonstração que durou 40 dias. Durante esse tour a aeronave voou sobre 19 países e foi apresentada para nove nações na Europa, África, Ásia e Oceania. No total foram voadas 130 horas, incluindo diversos voos de demonstração com representantes dos operadores em potencial.




A aeronave começou a sua jornada saindo de Gavião Peixoto, no interior do estado de São Paulo, indo para a Suécia com escalas em Recife e Portugal. Logo após a demonstração da aeronave para a Força Aérea Sueca, o KC-390 rumou para Paris para o Salão Internacional de Le Bourget. Da França o avião seguiu para o seu tour mundial.

“Esse tour permitiu que representantes de operadores em potencial ficassem familiarizados com o KC-390 e aprendessem sobre sua flexibilidade, que permite que o avião faça um leque de diferente missões”, afirmou Jackson Schneider, CEO e Presidente da Embraer Defesa & Segurança, que complementou: “Todos que tiveram a chance de voar a aeronave elogiaram suas capacidades operacionais e seu design avançado, que inclui tecnologias de última geração.”

A aeronave demonstrou grande robustez e 100% de disponibilidade durante o tour, que contou com 52 pousos em 18 países diferentes. No total o KC-390 voou 49.537 milhas náuticas (91.743 km), equivalente a mais de duas voltas na terra sobre a linha do Equador. Durante as demonstrações, a aeronave foi avaliada em condições de alta temperatura (49º C) e alta altitude, além de simulação de operação nesta condição como lançamento de pára-quedistas.

“Nós estamos bastante satisfeitos com a maturidade que este produto já alcançou e estamos confiantes que sua certificação será feita dentro do previsto. Em breve o KC-390 estará completamente pronto para atingir todos os requisitos para que foi feito, e será um multiplicador da força pronto para servir qualquer nação”, conclui Schneider.

O KC-390 é um avião militar de transporte tático que estabelece novos padrões na sua categoria. É capaz de realizar diversas missões como transporte de cargas e tropas, reabastecimento em voo, missões humanitárias, missões de busca e resgate, evacuação aeromédica e combate a incêndios. O Embraer KC-390 pode transportar até 26 toneladas métricas de carga com velocidade máxima de 470 nós (870 km/h), como também operar em ambientes hostis incluindo pistas de pousos não preparadas ou danificadas.

Pela Assessoria de Imprensa da Embraer

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias