Emirates divulga técnica inovadora de lavagem a seco de aeronaves.


A Emirates divulgou, por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, sua técnica de limpeza de aeronaves ecologicamente sustentável, que permite que a companhia economize milhões de litros de água todos os anos. A Emirates utiliza a técnica de “lavagem a seco de aeronaves”. Como o próprio nome indica, pouca ou nenhuma água é envolvida no processo, contrastando com os métodos convencionais de limpeza de aviões, que normalmente utilizam milhares de litros de água por lavagem.




Durante o voo, a aeronave acumula poeira e fuligem em sua superfície externa. Além de fazer com que o avião aparente estar sujo e fique menos atraente, a sujeira acumulada também aumenta o consumo de combustível, uma vez que torna a aeronave mais pesada e menos aerodinâmica. Tradicionalmente, utiliza-se água altamente pressurizada para realizar a limpeza externa do avião de quatro a cinco vezes por ano. Esta técnica gasta a cada lavagem, em média, mais de 11,3 mil litros de água para limpar um Airbus A380 e mais de 9,5 mil litros para um Boeing 777.

Veja este vídeo de um Airbus A380 da Emirates passando por uma lavagem a seco em seu hangar de engenharia em Dubai.

Há diversas vantagens de se utilizar esta técnica. A primeira é que a quantidade de água usada para limpar a aeronave é muito baixa. Considerando sua frota de 260 aeronaves, a Emirates economiza mais de 11 milhões de litros de água todos os anos. Além disso, este procedimento assegura que a aeronave se mantenha limpa por um período maior, reduzindo a quantidade de vezes que ela deve ser limpada para em torno de três vezes por ano e diminuindo o consumo de combustível devido ao acúmulo menor de sujeira.

Operacionalmente, possibilita que outros trabalhos de manutenção sejam realizados paralelamente à lavagem a seco, o que não é possível quando a aeronave é lavada com a técnica tradicional devido à sensibilidade dos instrumentos à água.

A Emirates está comprometida em ser uma companhia aérea ecologicamente responsável e opera a frota de aeronaves mais nova e com maior eficiência de combustível do mundo. Além do uso da técnica de lavagem a seco, a empresa adotou diversas outras iniciativas de eficiência energética ao longo de sua operação.

Engenharia e manutenção
A Emirates usa uma técnica inovadora de lavagem com espuma para a limpeza dos motores das aeronaves, o que faz com que a companhia aérea economize em torno de 200 toneladas de emissão de dióxido de carbono por ano considerando toda sua frota. Outras iniciativas incluem a instalação de painéis de energia solar fotovoltaica de um megawatt no moderno Centro de Manutenção de Motores da Emirates em Dubai. Os painéis geram mais de 1,8 mil megawatts-hora (MWh) por ano, ajudando a reduzir em torno de 800 toneladas de emissões de dióxido de carbono. A Engenharia da Emirates também instalou luzes econômicas de LED acionadas por sensores de movimento, diminuindo substancialmente o consumo de energia elétrica.

Produtos de bordo
A Emirates introduziu cobertores sustentáveis totalmente produzidos a partir de garrafas plásticas recicladas. Utilizando a tecnologia patenteada ecoTHREAD™, cada cobertor é feito a partir de 28 garrafas. A estimativa é que, até o fim de 2019, os cobertores ecoTHREAD™ da Emirates terão reaproveitado 88 milhões de garrafas plásticas de aterros sanitários.

Um futuro mais verde
Por meio de seu programa A Greener Tomorrow (Um Futuro Mais Verde, em tradução livre), a Emirates contribui com o financiamento de organizações sem fins lucrativos em todo o mundo que trabalham para conservar e proteger seus meio ambientes locais. Os fundos para a iniciativa são levantados inteiramente a partir dos programas de reciclagem internos do Grupo Emirates.

Informações da assessoria de imprensa Emirates Airlines.

Veja outras histórias

Aeroporto de Fortaleza espera receber mais de 56 mil passageiros durante...

0
Está previsto que mais de 56 mil pessoas embarquem e desembarquem neste feriadão de Páscoa no aeroporto de Fortaleza, entre os dias 28 e 31