Entrega do primeiro A350 com cabine de chefe de estado foi confirmada para 2020

A conclusão da primeira cabine de chefe de estado para o Airbus A350 está marcada para o início em 2020 e os preparativos já começaram nas oficinas da fabricante em Hamburgo.

A350 ACJ

Os trabalhos para a primeira conversão de cabine de um avião Airbus A350 serão iniciados no próximo ano e conduzidos pela Lufthansa Technik AG, em parceria com a Airbus.

Para que a aeronave de missão especial do Governo Alemão, dona do jato, possa ter a primeira aeronave disponível o mais rápido possível, ela será equipada com uma cabine flexível, para o transporte de delegações. A primeira das três aeronaves do modelo está prevista para abril de 2020.

A cabine de flexível será adaptada precisamente às necessidades específicas do cliente, apresentando uma área de escritório e uma ampla área de conferências, junto a um lounge multifuncional. O restante da área da cabine estará disponível para as delegações acompanhantes. Será equipado com assentos modernos e confortáveis, um número generoso de banheiros e uma cozinha projetada para atender até 150 pessoas.

“A Força Aérea Alemã foi nosso primeiro cliente externo. Temos equipado suas aeronaves, incluindo outras aeronaves governamentais, há décadas, formando uma parceria abrangente”, disse Wieland Timm, diretor sênior de vendas de aeronaves de missão especial da Lufthansa Technik. “O fato de termos sido solicitados a apoiar e equipar as aeronaves governamentais de última geração também é um grande voto de confiança. Com nossa ampla experiência no Airbus A350, estamos bem preparados para atender às altas expectativas das novas aeronaves governamentais. . “

A Lufthansa Technik forneceu suporte crucial no desenvolvimento do Airbus A350. Hoje, a empresa é uma das principais fornecedoras de serviços de engenharia e manutenção para este tipo de aeronave e é capaz de fornecer a maioria dos componentes do A350. No início de 2017, a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) também aprovou a Lufthansa Technik como uma organização autorizada a trabalhar em design interno para o A350.

Concepção artística do A350 da Luftwaffe, a Força Aérea Alemã

Nesse mesmo ano, a Lufthansa Technik já desenvolveu e lançou um conceito inovador de cabine para o Airbus A350 XWB chamado “Welcome Home”. No total, a empresa forneceu interiores de cabine para mais de 45
aeronaves de corpo largo (dois corredores) até o momento. Os projetos realizados variam de escritórios impressionantes e espaçosos banheiros e quartos a áreas para refeições e conferências, bem como várias formas de assentos para as delegações acompanhantes.

Força Aérea Alemã arrematou três A350 ACJ

A Força Aérea Alemã, Luftwaffe, confirmou em Maio de 2019 o pedido de três aeronaves Airbus ACJ350-900, na estratégia de substituir seus antigos A310 e A340, que têm sido causa de diversas dores de cabeça devido aos recorrentes problemas técnicos.

O conjunto de aeronaves irá substituir os dois A340-300, de matrículas 16+01 e 16+02, com 19 anos de idade, além do A310 de matrícula 10+23 com 29 anos de idade. Os quadrijatos A340 são ex-Lufthansa e o A310 pertenceu falida Interflug. Em novembro de 2018, a chanceler Angela Merkel não conseguiu chegar para a abertura do encontro do G20 devido a uma pane no A340, que logo após a decolagem de Berlim.

A primeira aeronave será entregue em 2020 e as outras duas em 2022. Por ser uma aeronave em configuração especial, o ACJ350-900 tem autonomia de até 22 horas de voo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias