Equipes brasileiras avançam na competição de inovação promovida pela AIRBUS.

Equipe LEVAR-USP foi a campeã da edição anterior.

Equipe LEVAR-USP foi a campeã da edição anterior.

Depois de conquistar o primeiro lugar na última edição da competição bienal estudantil ‘Fly Your Ideas’, organizada pela Airbus em parceira com a UNESCO, mais uma vez, o Brasil terá representantes na próxima fase do torneio, que ocorre até o dia 30 de março. Após um minucioso processo de avaliação realizado por mais de 50 especialistas e inovadores da Airbus, que julgaram mais de 500 ideias, a fabricante francesa selecionou 100 equipes para a segunda rodada da quarta edição da competição.

As equipes brasileiras que estão na segunda fase representam a Universidade de São Paulo (USP) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC- RJ). Os dois times são compostos por homens e mulheres, uma característica que tem marcado essa edição. Das 100 equipes, que contam com 413 estudantes de 48 nacionalidades, 71% reúnem alunos de diferentes disciplinas e de ambos os sexos. Isso graças ao esforço da Airbus em promover um maior incentivo à diversidade, componente que a empresa considera essencial para a inovação.

As equipes agora terão um mentor e um especialista da Airbus que as orientarão durante um período de 100 dias, contribuindo com um olhar mais profundo sobre os desafios da aviação. Apenas as cinco melhores equipes irão para a final e apresentarão suas ideias em um evento ao vivo, em maio, na sede da Airbus, em Toulouse (França). A equipe vencedora receberá um prêmio de € 30 mil e a vice-campeã levará € 15 mil.

O que destaca a competição Fly Your Ideas das demais é o amplo e profundo envolvimento das equipes. Entre os mentores da Airbus estão profissionais não técnicos, engenheiros e especialistas em aviação.

A última edição do FYI foi vencida por estudantes da Universidade de São Paulo (USP). A equipe LEVAR apresentou um sistema de carregamento e descarregamento de bagagens para compartimentos de carga de aviões, que reduz a carga de trabalho dos funcionários que lidam com bagagens nos aeroportos, propondo uma solução baseada em estofamento de ar, inspirada em mesas de hóquei.

Saiba mais e acompanhe as atividades de cada equipe em suas páginas dedicadas no www.airbus-fyi.com