Equipes brasileiras se destacam no mundial de Aerodesign

Car-kará_01

por Murilo Basseto, AEROIN

Quando se fala em aviação, a cidade de Lakeland, na Florida, destaca-se pelo famoso Sun’n Fun, um grande e belo evento aeronáutico mundialmente conhecido. Porém, nos dias 13 a 15 de março o Lakeland Linder Regional Airport foi palco de voos completamente diferentes do padrão. O Florida Air Museum sediou a SAE Aerodesign East 2015, uma competição internacional de projetos aeronáuticos rádio-controlados, apoiada e organizada por Lockheed e SAE International, além de outras grandes empresas do setor.

Participaram mais de 70 equipes de universidades de sete países, estando entre elas quatro equipes brasileiras que mostraram que os estudantes brasileiros não deixam nada a desejar quando se trata de projetar aeronaves.

As quatro equipes ganharam a oportunidade de disputar a competição mundial ao sagrarem-se campeãs da SAE Brasil Aerodesign 2014. A disputa nacional foi realizada no aeroporto de São José dos Campos no mês de outubro, com cobertura do AEROIN (clique aqui para conferir como foi a competição nacional!).

Da mesma forma que no Aerodeisgn Brasil, no mundial as equipes estavam divididas em três categorias (Micro, Regular e Advanced), sendo que em todas o objetivo é somar a maior pontuação possível nos quesitos Relatório Técnico, Apresentação Oral e Competição de Voo. Dessa forma, as equipes precisaram projetar as aeronaves segundo metodologias utilizadas pela indústria aeronáutica mundial, para que conseguissem uma boa nota de relatório e apresentação oral, além de aviões eficientes e competitivos para grandes pontuações de voo, mesmo diante de diversas limitações impostas pelo regulamento de cada categoria.

 

 

A equipe Trem Ki Voa (nº 311), da UFSJ – Universidade Federal de São João Del Rei, participou da Micro Class. A categoria, com 21 equipes inscritas, tinha como objetivo projetar uma aeronave com motorização elétrica, que fosse facilmente montada após ser retirada de um pequeno cilindro de no máximo 6 polegadas (aproximadamente 15 cm) de diâmetro.

Para seu voo transportando carga, as aeronaves deveriam ser lançadas manualmente. Ao final da competição a equipe conquistou a segunda maior pontuação, trazendo não apenas o trofeu de vice-campeã, mas também prêmios pelo maior peso transportado, com 1 kg, e pela terceira maior Payload Fraction (relação entre o peso da carga transportada e o peso total de decolagem).

Na Regular Class, que contou com 37 inscritas, estiveram participando as equipes Urubus Aerodesign (nº 5), da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, e Uirá Aerodesign (nº 11), da UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá. Nessa categoria, o objetivo era projetar uma aeronave para transporte de carga, com motorização elétrica limitada a 1000 W de potência, sendo que a soma de comprimento, largura e altura do avião não poderia ultrapassar 4,45 metros.

A equipe Urubus encerrou a participação com a quarta colocação geral, carregando 11,4 kg em seu melhor voo, enquanto a Uirá sagrou-se vice-campeã, levando também os prêmios de maior carga transportada, com 13,6 kg, e segundo melhor relatório de projeto.

Veja aqui o terceiro voo da equipe Urubus, transportando 10,75 kg de carga:

 

Na Advanced Class, com 16 inscritas, a representante brasileira foi a equipe Carkará Aerodesign (nº 211), da UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Na complexa missão dessa categoria, na qual as aeronaves com motor a combustão precisam transmitir dados de voo em tempo real e simular a liberação de uma carga humanitária de 1,36 kg, voando a, pelo menos, 100 pés de altitude para acertar um alvo no solo, apenas quatro equipes conseguiram pontuar.

Sem pontuação de voo a Car-kará segurou o décimo lugar através de suas notas de relatório e apresentação oral, porém conseguiu levar o prêmio de melhor trajetória de voo na categoria.

Confira a seguir a classificação final das cinco melhores equipes de cada categoria.

 

1

2

3

 

Ficou curioso para conhecer de perto uma competição de Aerodesign? Então anote aí na sua agenda e compareça à próxima SAE Brasil Aerodesign! A competição nacional, aberta e gratuita ao público, acontecerá entre os dias 29 de outubro e 1 de novembro de 2015, nas dependências do DCTA, no aeroporto de São José dos Campos.

As fotos dessa matéria foram cedidas pelas equipes Urubus, Trem Ki Voa e Car-kará. Veja mais imagens da competição mundial: