EXCLUSIVO: Como seria a nova pintura da Air Berlin

O ano de 2017 foi bastante intenso para a aviação e levou consigo um número até grande de companhias aéreas. E a companhia mais conhecida que nos deixou no ano passado foi a Air Berlin, segunda maior aérea da Alemanha.




A companhia alemã passava por problemas financeiros por bastante tempo e, para quebrar a má fase, uma das estratégias seria adotar não apenas uma nova logo, mas também uma nova pintura. Isto foi decidido no Outono europeu de 2016, e a patente foi registrada sob o número 3020161115904 no DPMA – Deutschen Patent- und Markenamt – que é equivalente ao brasilerio INPI registrando marcas e patentes da Alemanha.

© airliners.de

O registro da marca ficou válido em 10 de julho de 2017 e seria válido até 30 de dezembro de 2026. A primeira aeronave a ser pintada seria um Airbus A330-200. Porém pouco mais de um mês após o registro de patente estar válido, a Air Berlin entrou com pedido de falência e os planos foram suspensos.

O design: símbolos nacionais e associação com a Etihad Airways

© Deutschen Patent- und Markenamt

Mas, recentemente, vazou o design da pintura. O primeiro site a revelar foi o Airliners.de, mostrando a logo com o urso e também alguns brindes com a nova logo aplicada. O site também mostrou um possível rascunho de como seria a pintura, ironicamente num Boeing 737 MAX (um pouco longe da realidade da companhia que optou por uma frota totalmente Airbus anos atrás).

Possível esquema de pintura © airliners.de

Porém, um dia depois o site AeroTelegraph revelou o design da cauda da aeronave e mais detalhes da pintura, a qual seguimos para elaborar o render que ilustra esta matéria. O destaque da pintura fica por conta do urso, símbolo de Berlim. As cores na cauda exaltam as cores da bandeira nacional da Alemanha e a maneira como foram aplicadas é uma alusão ao famoso design de losangos e triângulos da nova pintura da Etihad Airways, que na época do design era a principal acionista da Air Berlin.

Urso é um dos símbolos da cidade de Berlim ©aerotelegraph

O design foi elaborado pela firma Landon Associates, um dos escritórios de design mais famosos do mundo e que tem no seu portifólio clientes como a NIKE, Danone e BMW. E também as companhias aéreas Singapore Airlines e a própria Etihad Airways, que contratou a Landon para a sua nova marca e a nova pintura da Air Berlin.

Com informações do aerotelegraph, airliners.de e colaboração de Lucas Kruger.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.