Extensão do Google Chrome melhora o Wi-Fi a bordo de aviões.

A GOL vai equipar toda sua frota com wi-fi.

Um dos grandes problemas da conexão por wi-fi em aviões é sua lentidão. Tentando solucionar esse empecilho, pesquisadores Northwestern University, nos Estados Unidos, desenvolveram uma extensão para o Google Chrome que permite carregar sites da internet até quatro vezes mais rápido.



O que primeiro que os pesquisadores fizeram foi um estudo que mediu a velocidade de conexão em uma série de voos. A conclusão foi, obviamente, que os passageiros pagam um valor muito alto pela conexão, mas não conseguem tirar todo o proveito disso. Para resolver esse tema, eles desenvolveram uma extensão para ser instalada no Google Chrome chamada de ScaleUp.

A ferramenta, que pode ser acessada e instalada por esse link, otimiza a conexão, reduzindo os elementos das páginas, como imagens muito pesadas, vídeos, botões de compartilhar e outros, sem reduzir a experiência do usuário. Outra estratégia da aplicação é padronizar a tipografia, usando alguns modelos-padrão. Com testes, os pesquisadores comprovaram que uma página da CNN carregou quatro vezes mais rápido, poupando 60 segundos de espera do usuário.

A equipe de pesquisadores passou a mensagem de que continuarão pesquisando por mais variáveis que afetam as conexões, a fim de otimizar continuamente o ScaleUp e reduzir ainda mais o tempo de carga das páginas.

Do Computer Hoy