Faltam 10 dias para o início das operações regulares do A380 no Brasil.

Foto do A380 da Emirates em seu voo de testes a São Paulo (2015) –  Benito Latorre

A partir do dia 26 de março, o GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo passa a receber regularmente o voo diário da Emirates com o Airbus A380, a maior aeronave comercial do mundo em operação. A rota Dubai-Guarulhos também será a primeira operação comercial de um A380 na América do Sul e marca os 10 anos de atuação da Emirates no Brasil em 2017.

O voo EK261 com o A380, em substituição ao atual Boeing 777-300ER, sairá de Dubai (DXB) às 8h35 e pousará diariamente em Guarulhos às 16h30. A partida (voo EK262) de GRU está marcada para a 1h25 com chegada prevista em Dubai às 22h55. O A380 da Emirates terá capacidade para 491 passageiros, sendo 14 assentos para a Primeira Classe, 76 para a Business e 401 para a Econômica.

A Emirates possui a maior operação com o A380 no mundo, com 89 aeronaves (outras 53 foram encomendadas à Airbus). Desde 2008, a companhia aérea transportou mais de 65 milhões de passageiros com este tipo de aeronave. Com o início da operação do A380 da Emirates em Guarulhos, os viajantes brasileiros com destino a cidades asiáticas, via Dubai, por exemplo, poderão fazer todo o trajeto dentro da maior aeronave comercial do mundo.

Um estudo feito pelo AEROIN revelou as circunstâncias dessa nova oferta e se o voo é sustentável nessa matéria. E também que o fim das operações da Etihad no Brasil faz parte dessa estratégia.

Nossa reportagem se prepara para nos próximos dias publicar entrevistas exclusivas com tripulantes que farão parte dessa data histórica: o início das operações regulares do maior avião de passageiros do mundo no GRU Airport.

 

A administração do aeroporto, que mantém uma relação saudável com os ‘spotters’ e imprensa especializada, convidou os cadastrados com carteirinha para participar do evento oficial que contará com posição privilegiada para realizar os registros e ver o gigante de perto. As vagas foram preenchidas rapidamente hoje pela manhã e já estão esgotadas.

André Le Senechal

Pesquisador apaixonado, piloto privado. Aluno de Aviação Civil na Anhembi Morumbi. Respira o ar do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. Assíduo praticante de Plane Spotting e Simuladores de voo.