Faltam 10 dias para o voo do Antonov An-225 para o Brasil.

antonov-an-225-primeira-visita-gru-foto-antonov

An-225 em aproximação final no GRU Airport durante sua primeira visita em 2010. Foto: Antonov.

Faltam 10 dias para a chegada do maior avião do mundo ao Brasil, o Antonov An-225 Mriya. A aeronave irá passar pelos Aeroportos de Viracopos, em Campinas, e Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

O Antonov An-225 visitará o Brasil para o transporte de um transformador de 150 toneladas, fabricado pela multinacional ABB. Este equipamento será responsável por iluminar uma cidade chilena.

Devido ao grande tráfego de Guarulhos, a aeronave irá fazer seu primeiro pouso em Campinas, ficando o dia inteiro em Viracopos, onde será carregada uma peça de suporte para o transformador.

Durante a noite o maior avião do mundo decola para o GRU Airport, com pouso previsto para 23h00 horário local. É esperado que aeronave fique estacionada no Pátio 1 e virada de frente para os Correios, porém essas informações aguardam confirmação em um momento mais próximo da data do voo.

Dia histórico para os entusiastas

O dia 14 de Novembro será marcado não apenas pela passagem do maior avião do mundo por Viracopos e Guarulhos, mas no mesmo dia está confirmada a presença em ambos aeroportos de outros aviões ilustres.

Um deles é o Boeing 757 VIP da banda Guns N’ Roses, conforme informamos aqui anteriormente. O mesmo decola à tarde de Viracopos para Guarulhos, e segue depois do GRU Airport para o Galeão.

Outra aeronave é o russo Ilyushin IL-96, da Cubana de Aviación, voo fretado chegando à Guarulhos às 22h10 e decolando meia noite e cinco para Havana. Os respectivos voos CUB1352 e CUB1353 deverão ser aprovados em breve.

E para um deleite máximo de todos entusiastas da aviação, foi pedido via Hotran operação do McDonnell Douglas MD-11F da Lufthansa Cargo. O trijato da companhia alemã decola às 09h05 de Viracopos, pousando em Guarulhos às 09h25, de onde decola novamente às 12h10 para Santiago do Chile. A sua operação pode estar relacionada à vinda do An-225, mas esta informação não é confirmada, assim como o voo, que ainda aguarda aprovação da ANAC.

Confira abaixo a tabela com todos os horários de operação do Antonov An-225 no Brasil, em horário local:

Origem Decolagem Destino Pouso
Iquique, Chile 05h45 Campinas – Viracopos 10h30
Campinas – Viracopos 22h30 São Paulo – Guarulhos 23h00
São Paulo Guarulhos 08h05 do dia 15/11 Santiago, Chile 11h30

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.