Faltam 50 dias para a maior feira de aviação das Américas

FIDAE 2018, a maior feira aeroespacial das Américas e 3ª maior do mundo, acontecerá entre os dias 03 a 08 de abril na cidade de Santiago, no Chile, e nós estaremos presentes para contar todas as novidades.




À medida que a edição 2018 da FIDAE se aproxima, algumas atrações já vão sendo confirmadas, como os ‘donos da casa’, a Esquadrilha de Alta Acrobacia “Halcones” da Força Aérea Chilena, que voa aeronaves Extra 300. A nossa Esquadrilha da Fumaça também estará presente com os modernos A-29 Super Tucano.

Também se apresentarão os paraquedistas Boinas Azules do Exército Chileno, além dos F-16D Block 50 e F-5 Tigre III da Força Aérea Chilena, que farão demonstrações de alta performance e reabastecimento em voo com o KC-135.

Em todas as edições, a FIDAE se destaca pela grande presença internacional, mesmo de países distantes, que reconhecem a grandeza e importância da feira na região.

Do lado Europeu a Airbus tem roubado a cena nas últimas edições, com o Airbus A380 em 2014 e o A350 que foi apresentado em 2016. Para este ano, sua divisão militar confirmou a presença do avião de transporte tático A400M, e também especula-se que o Airbus A350-1000 e o Airbus A321neo estejam presentes.

A sueca SAAB, confirmou a presença da maquete em escala de tamanho real do Gripen NG. Já a indústria francesa Dassault Falcon confirmou a presença do jato executivo Falcon 2000 LXS, marcando o debut da Dassault na feira.

O continente Americano se destaca com presença forte de vários países. O Brasil tem tido um pavilhão exclusivo nas últimas edições, representado pela Apex, que mostra ao mundo a avançada tecnologia das indústrias aeroespacial e bélica brasileiras. A Embraer, com seus jatos executivos, deverá ser destaque na feira, porém existe uma grande possibilidade do fabricante apresentar pela primeira vez na FIDAE a aeronave de transporte militar multimissão KC-390 e o jato comercial E195-E2, os maiores aviões já fabricados no Brasil.

Os argentinos também estão entres os países latinos presentes na feira. Para este ano devem levar pela segunda vez o novo IA-63 Pampa. Já a Força Aérea do Peru levará o avião de fabricação italiana de transporte aéreo táctico de média capacidade, o Alenia C-27J Spartan, e o avião feito sob licença no Peru, o sul-coreano KAI KT-1P Woongbi.

Por sua vez, os Estados Unidos, parceiros estratégicos do Chile, que na última edição atraíram todas as atenções com apresentação do melhor caça do mundo, o F-22 Raptor, e do bombardeiro estratégico B-52 Stratofortress, neste ano não devem fazer diferente. O Raptor já tem sua volta confirmada com duas apresentações diárias na feira.

As expectativas sobre a FIDAE 2018 são as melhores possíveis. A coordenação tem se preparado para fazer a maior FIDAE da história, com recorde de público e expositores, consolidando como a maior feira de defesa e aeroespacial fora da Eurásia.

A organização neste ano amplia horizontes, com um espaço dedicado aos drones e um pavilhão exclusivamente de Aviação Civil. Tudo isso resulta em uma grande feira que faz jus ao seu lema: A Experiência Faz A Diferença.

Você acompanha todos os detalhes da feira aqui no AEROIN, com uma cobertura exclusiva para a FIDAE 2018.

Luis Neves

É agente de turismo e acompanha a evolução da aviação brasileira desde o final da década de 80. Fotografa tudo o que voa e tem uma das maiores coleções de fotos de aviação do Brasil.