FedEx encomenda 50 novos ATR 72-600F e irá estrear o modelo

A americana FedEx Express, maior empresa de carga expressa do mundo, e a fabricante européia ATR assinaram um contrato para 30 pedidos firmes e 20 opções de compras para aeronaves ATR 72-600F, a última geração do turboélice regional de maior sucesso no mundo, e que agora já conta com versão cargueira de fábrica.




Esta nova versão possui uma fuselagem sem janelas, é equipada com uma grande porta dianteira, além da porta traseira fixada com dobradiças. As entregas irão começar em 2020, e a FedEx será a cliente-lançadora do modelo. Atualmente a empresa conta com 45 ATR’s dos modelos 42-200 e 72-200. Estas aeronaves foram originalmente feitas para transporte de passageiros e depois convertidas para cargueiras, e algumas contam com mais de 30 anos de serviço!

A FedEx é uma das maiores operadoras do ATR e o utiliza principalmente para atender pequenas cidades no Alaska, Caribe e Europa, juntamente com uma frota dos monomotores Cessna C208 Cargomaster, que foram desenvolvidos em parceria com a própria Cessna. E com o ATR 72-600F não foi diferente. Segundo David L. Cunningham, presidente e CEO da FedEx Express, “Os aviões ATR tem operado com sucesso na FedEx por muitos anos. Nós trabalhamos com a ATR para desenvolver esta nova aeronave que possui características especiais no mercado onde as cargas são maiores e mais pesadas.”

O ATR 72-600F tem capacidade para 74,6 m3 de carga e pode acomodar até sete contâiners do tipo LD3.

Pela Assessoria de Imprensa da ATR.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.