Clique em qualquer das imagens para acessar o álbum de fotos comple... 

Muitas coisas são facilitadas pela evolução do mundo digital, mas existem outras que somente a habilidade manual, azeitadas por algum dom, conseguem fazer. Desenhar qualquer objeto ou cena requer foco, treino e técnica, habilidades que Herbert Fabiano Monfre Oliveira possui para criar algumas das mais belas imagens de tema aeronáutico. De sua casa, em Jundiaí (Estado de São Paulo), Herbert nos concedeu a seguinte entrevista:

AEROIN: Herbert, há quanto tempo você desenha aeronaves?
Herbert: Desenho há cerca de 14 anos, comecei durante a minha adolescência em 1998.

AEROIN: Quantas aeronaves estima que já tenha desenhado ao longo desse tempo?
HERBERT: Comecei a contar a partir do ano 2000, calculo que hoje tenha mais de 600 desenhos de aeronaves.

AEROIN: E quanto tempo demora desde a ideia original até a arte final?
HERBERT: Isso depende muito do ângulo, da imagem matriz, do tipo da aeronave e, principalmente, dos efeitos de acabamento. Quanto mais detalhes, mais complexo vai ficando e mais tempo consome. No mínimo, cada novo desenho demora de 3 a 8 horas para ficar pronto.

AEROIN: Na sua opinião qual aeronave é mais complexo de desenhar?
HERBERT: Procuro me concentrar para superar as dificuldades, mas acho que o mais dificil em deixar similar são os caças e a parte do radome (nariz) do avião.

AEROIN: Seus desenhos são muito bem feitos. Qual te deu mais prazer em fazer?
HERBERT: Olha, sou fascinado pela Embraer e principalmente pelos E-Jets, desde o inicio até 2010 nunca tinha desenhado um como eu queria. Quando a Azul Linhas Aéreas começou a voar eu decidi desenhar um E-Jet com as cores deles, nesse mesmo ano de 2010. O resultado ficou ótimo, foi o meu primeiro E-Jet bem acabado, inclusive com um cenário de Belo Horizonte, o aeroporto de Confins. E foi justamente esse desenho que determinou um marco da minha história como desenhista, pois a Gerência de Marketing da Azul levou minha pasta de desenhos e a apresentou por alguns dias lá na sede da empresa, a Azulville. (risos) Mas enfim, posso dizer que seriam os próprios Embraer os mais prazerosos, pelo meu gosto e também pelo desafio pois o radome ("nariz" da aeronave) dos E-Jets exige mais atenção para deixar o acabamento similar ao real.

AEROIN: Quais técnicas de desenho você usa?
HERBERT: Como nunca cursei desenhos artísticos ou técnicos, acredito muito que tenha a ver com algum dom e inspiração que Deus me dá para desenvolvê-los. 

AEROIN: Quais ferramentas de trabalho você usa para o desenho e para a pintura?
HERBERT: Sou bastante chato e exigente com minhas coisas (risos) e quem me conhece sabe como eu sou, então, costumo usar toda a linha de lápis de cor da Faber Castell, canetas esferográficas da linha BIC (essas simples que vendem em qualquer comércio), além de borracha plástica, lápis 6B ou 5B, Regua de 30 cm, compasso e grafite 0,5 mm. Alguns desenhos exigem cores vivas, como por exemplo o E-Jet cor de rosa da Azul ou o E-Jet com aquela faixa verde fluorescente. Em alguns casos eu utilizo caneta de marcar texto ou algo similar já que os lápis de cor não permitem o tom correto. Outra situação curiosa é o caso dos azuis mais escuros, para os quais uso a própria caneta BIC para colorir a aeronave.

AEROIN: O que te motivou a começar com os desenhos?
HERBERT: O fato de amar verdadeiramente a aviação. E é através dos desenhos que exponho, na ponta do lápis, essa minha paixão. 

AEROIN: Como você vê a difusão do desenho aeronáutico no Brasil? E no mundo?
HERBERT: Honestamente é uma pergunta que não sei responder com precisão, mas vejo bastantes pessoas que gostam de desenhar e buscam fazer um avião com o máximo de detalhes possíveis. Existem excelentes desenhistas e pintores profissionais que recriam em telas de pintura lindas imagens, como eu mesmo já tive a oportunidade de ver. 

AEROIN: E para quem está começando, que dicas você daria?
HERBERT: Vontade e paciência. Não deu certo? Tenta de novo. Não desista. Nunca faça traços fortes com o lápis durante o esboço do desenho, use o auxilio também de uma régua, nunca use a imagem matriz por debaixo da folha para tentar desenhar igual, isso deixa a pessoa preguiçosa a tentar desempenhar a arte. Com o tempo e sua evolução nos desenhos, você certamente sentirá orgulho dos resultados alcançados (risos).

AEROIN: Quais são seus próximos projetos?
HERBERT: Tenho uma pasta de desenhos com o tema ''companhias aéreas que voam para Brasil'' e esse tem sido meu maior projeto, ilustrar aeronaves dessas empresas na medida em que tomo conhecimento de que estão vindo para nosso país. Também desenho algumas aeronaves que fizeram parte da minha história de vida como, por exemplo, o Antonov-225, que muitas pessoas pediram e ainda estou devendo (risos). O meu maior desafio atualmente é o tempo, que está bastante apertado.

AEROIN: Herbert, agradecemos muito sua disponibilidade e deixamos nossos parabéns pela arte e pelos belos resultados. Esperamos sempre poder acompanhá-lo no desenvolvimento dos seus projetos.
HERBERT: Agradeço primeiramente a Deus por me dar esse dom e a paixão verdadeira pela aviação. Também a você Carlos e ao Neves por me abrir esse espaço, a todos os que acompanham meus trabalhos e que estão aqui, lendo esta entrevista no AEROIN. Também ao meu grande amigo Mauro Donati pelo privilégio de também abrir o espaço para mim no Webasas, ao marketing da Azul Linhas Aéreas por apreciar a arte de um ''simples'' apaixonado pelo aviação. Obrigado a todos.

Clique em qualquer das imagens para acessar o álbum de fotos comple...

Entrevista: Carlos Roman (AEROIN)

Tags: Desenhos, Fabiano, Herbert, Monfre

Exibições: 488

Responder esta

Respostas a este tópico

Esse é o meu garoto!!! ótima entrevista!!! parabéns!!! 

Aee manin' rapaiz muito tri sua matéria hein , mais e mais sucesso. Que Deus te abençoe a cada dia mais para que vsee possa sempre ir mais longe. 

AbraçãoooO.

Felicitações à equipe Aeroin pela excelente matéria e parabéns ao Herbert pelo maravilhoso dom!

Obrigado a todos pelos comentários e pelas visitas!

Artista!

Responder à discussão

RSS

© 2012   Criado por AeroIN.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

/***TOOLBAR***/ /***ANTI SPAM***/