Fretamentos internacionais em Guarulhos, mais um capítulo da história do maior aeroporto do Brasil.

PAULO BERGER 9
Após alguns meses intensos, de muitas novidades na aviação brasileira, retomamos com a série que conta a história do tráfego aéreo no aeroporto de Guarulhos através de fotos. Dessa vez é hora de compartilhar fotos de voos de fretamento internacional operados no aeroporto.

Os voos de fretamento acontecem maiormente por ocasião da realização de eventos na cidade de São Paulo ou para levar grupos de excursão para diversos países do mundo. Eventualmente, outras situações podem levar a ter voos especiais operando em um aeroporto como, por exemplo, empresas brasileiras com operações em outros países transportando seus funcionários de volta para casa, a chegada da comitiva de chefes de estado ou até mesmo as forças armadas enviando soldados para zonas de conflito (como o Haiti).

As situações podem ser as mais variadas, assim como as empresas que já operaram em Guarulhos. Confira na coleção abaixo, mais de 60 fotos de voos de fretamento internacional que passaram por GRU. A série histórica sobre Guarulhos tem curadoria de Benito Latorre.

 

 

Ao passar pelo aeroporto e notar uma empresa com nome ou pintura diferentes daquelas as quais você está acostumado, você poderá estar vendo parte de um capítulo na história do aeroporto. Pode ser somente mais um voo levando jovens para a Disney, mas também pode ser a comitiva de um chefe de estado.

Muitos lembram-se da visita de Bill Clinton, em 1997, acompanhado de nada menos do que 7 aeronaves comerciais para trazer a comitiva e o equipamento, o espaço aéreo fechado por 1 hora e aqueles grandes cargueiros no aeroporto.

Ou em 2010, quando o gigantesco Antonov AN-225, a maior aeronave cargueira já construída, trouxe turbinas para uma planta industrial da Petrobras no interior de São Paulo. Pare e observe, acompanhe a história.

 

Eventos especiais como campeonatos de futebol, shows de superstars, corridas automobilísticas, visita de chefes de estado, férias, entre outros, são as ocasiões em que provavelmente haverão voos fretados operando no aeroporto de Guarulhos.

A Copa do Mundo de 2014  foi um momento que garantiu uma enxurrada de voos fretados para Guarulhos. Várias delegações, a taça da Copa e chefes de estado passaram pelo aeroporto em aeronaves fretadas exclusivamente para eles.

Se uma aeronave tem problema e demanda alguma peça de maior porte (como um motor, por exemplo), certamente a companhia aérea fretará uma outra aeronave para que lhe traga a peça. Foi o caso de um Boeing no ano de 2013, cuja peça de reposição foi trazida por um raríssimo IL-96-400. Apenas seis aeronaves desse modelo voam no mundo.

14 Comments:

  1. Vc tem foto do Bwia international em Guarulhos, com o Tristar?

  2. Qual o motivo das vindas do A312 da Heliopolis e MD-11 da THAI? Um veio do Cairo, e o outro veio Bangkok ambos non-stop?

    • Olá Pedro, o da Heliopolis fazia fretamentos para a Aerocancun. O da Thai veio com a comitiva de um chefe de estado, acreditamos que da Tailândia mesmo.

  3. Lendário Heliopolis. Fiz ele em CNF fazendo fretamento pra Aerocancún!

  4. Teve esse também. Trouxe Al-Saadi al-Gaddafi, filho do ditador Gaddafi. Segundo sei veio com alguns amigos para bater uma bolinha SPFC…. http://jetphotos.net/viewphoto.php?id=57762&nseq=39

  5. DC-10 World voo fretado para Orlando em 1996 , 747 Tower Air em 1996 voava para Miami , voei em ambos nesta data

  6. L-1011, um dos clássicos da aviação mundial, tenho algumas fotos raras dele, como uma da BA que trouxe a princesa Diana e Charles ao Brasil aqui em Brasília….. Alguém tem mais fotos do L-1011 no Brasil ?