Funcionários da Airbus desenham uma Baleia no novo BelugaXL.

A Airbus está a todo vapor para a produção do novo membro da família A330: O BelugaXL. A fabricante já recebeu as primeiras peças e agora seus funcionários fizeram uma pintura especial para a primeira das cinco aeronaves do tipo.




“Nós propusemos seis desenhos diferentes para nossos funcionários. Todos eles mantinham a tradicional marca da Airbus mas, ao mesmo tempo, eram pinturas convencionais e até inusitadas, e a pintura da baleia sorrindo ganhou com 40% dos votos” disse Tim Orr, diretor de marca da Airbus.

O design conta com a nova e popular máscara negra que equipa os A350 e equipará os A330neo, e agora é transformada num simpático sorriso da baleia Beluga, de onde origina-se o nome da aeronave e seu design, que se assemelha muito com o mamífero que habita as águas no circulo polar ártico, no norte do planeta.

A baleia Beluga (ou baleia branca) é considerada um dos animais mais inteligentes do mundo e pode imitar a voz humana. | Foto: Steve Snodgrass

O BelugaXL está programado para entrar em serviço em 2019, como sucessor do Airbus Beluga que foi construído a partir do design do já aposentado A300.

A nova geração do Beluga pode levar até duas asas de A350 ao mesmo tempo, facilitando o trabalho da Airbus, que conta com fornecedores por toda a Europa. Além de dobrar a capacidade em relação ao anterior, o BelugaXL será um dos aviões com maior volume interno já fabricados.

Informações pela Assessoria de Imprensa da Airbus. 

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.