Fundador da Azul, David Neeleman irá abrir sua 5ª companhia aérea

David Neeleman no roll-out do Embraer E190 E2

O fundador da Azul Linhas Aéreas, David Neeleman, está prestes a abrir sua quinta companhia aérea. Assim como a JetBlue e antiga Morris Air, a nova companhia aérea será baseada no estado americano de Connecticut.




Segundo o reporte da CAPA, a companhia foi registrada no estado de Connecticut como Azura Airways Corporation, oficialmente no dia 13 de julho, e numa breve descrição é definida como “uma companhia inspirada por veteranos de empresas aéreas que acreditam que a inovação é apenas o começo”.

Criar companhias aéreas parece ser um hobby para Neeleman, empresário brasileiro-americano, que foi um dos fundadores da americana Morris Air em 1984 (comprada pela Southwest Airlines em 94), da canadense WestJet em 1996, depois a americana JetBlue em 1998 e a Azul em 2008. Também comprou boa parte das ações da  TAP Portugal quando esta foi privatizada. Suas companhias atuais (incluindo a TAP) transportaram mais de 78 milhões de passageiros em 2016.

Azura também é Azul

Outra característica das companhias de Neeleman é a sinergia entre elas, que é incentivada por ele. Após a compra da TAP, a Azul se aproximou da mesma e é a principal parceira da TAP no Brasil, mesmo a Azul não sendo membro da Star Alliance como a portuguesa. O mesmo acontece com a JetBlue e os destinos internacionais da Azul: Fort Lauderdale e Orlando, que são hubs da JetBlue e permitem inúmeras conexões para clientes de ambas as companhias.

Agora esta parceria se estende na Azura, mas ainda de maneira não operacional. Além de David Neeleman, a companhia conta com James Smith em seu quadro de diretoria, que foi executivo na American Airlines, e Amir Nasruddin, que atualmente é Diretor de Programa de Aeronaves/Frota, Contratos Internacionais e Procuradoria na Azul Linhas Aéreas.

O modelo de negócio da Azura não está definido, tampouco rotas e frota. O site da companhia www.flyazura.com estava online até dias atrás com vagas para funcionários, mas recentemente foi desativado. Até agora parece que, assim como as outras companhias fundadas por David, a cor azul será presente na Azura.

Com informações da CAPA – Centre For Aviation.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.
  • ERASMILDO ALVES DE SOUZA

    Parabéns a Devid