Globo erra ao noticiar arremetida como caso de “vida ou morte”.


A Rede Globo, novamente de maneira equivocada, tratou uma arremetida normal no aeroporto de Brasília como um caso de vida ou morte. A matéria tem ares amadores e cômicos ao mesmo tempo. Veja você mesmo.




O artigo foi publicado ontem (27) no G1 e entrevistou um passageiro que, assim como os repórteres, nitidamente não têm o conhecimento ou raciocínio lógico para palpitar sobre o assunto.

Obviamente, tanto a Latam quanto a Inframerica se apressaram em informar, pela milésima vez, que arremetidas são procedimentos que fazem parte da rotina da aviação, pela segurança do voo e não representam risco.

Por fim, colheram o depoimento do funcionário público Igor Pontes que, prejudicando a classe, relatou que “não deveriam haver erros como esse, que colocam a vida de pessoas em risco”. O que esse funcionário público não entendeu é que não houve erro e que a arremetida foi para, justamente, mitigar os riscos. Se fosse uma questão do concurso, ele erraria!

Outro ponto interessante é que jornalistas do G1 participam, com frequência, de workshops organizados pelas empresas aéreas e aeroportos, com a presença de especialistas, onde o assunto “arremetida” está sempre presente. Será que eles não estão conseguindo absorver o conteúdo?

E o G1 precisou de dois repórteres para escrever a matéria, que não explica o que é uma arremetida.

93 Comments:

  1. Eles viram uma apresentação do 787 em Paris e falaram que a Boeing inventou um avião que decola na vertical e ainda completou: para ser usado em aeroportos de pista curta!!!

    Piada.

  2. Esses dias quando um avião teve problema em um motor, entrevistaram uma mulher que disse que o avião ficou patinando na pista depois de uma explosão… Kkkkk

  3. Quando os meios de comunicação informam algo relacionado à aviação é só pra passar vergonha.

  4. Aquele jornalismo de qualidade que a gente já conhece. Nem me importo mais com essas asneiras que só objetivam o sensacionalismo.

  5. Eles só falam o que lhes convém ,essa globo só vive disso mentira…

  6. A globo sempre faz essas coisas por sensacionalismo. A noticia do suposto estupro coletivo no RJ foi assim e em outras noticias tambem. Yahoo tambem fala cada uma

  7. As acessorias de imprensa das empresas precisam urgentemente chamar os jornalistas pra conversar. É um absurdo atrás do outro publicado.

  8. É oq mais gosta de fazer essa mídia sensacionalista, vivem disso !!!

  9. Golden rule da aviação: todas as aproximações são arremetidas, algumas são pousos.

  10. E complicado, não sabem de nada e ficam inventando histórias. A globo precisa começar a rever seus conceitos.

  11. Na , verdade essas emissoras , são tendenciosas , quanto mais polêmico melhor pra eles , principalmente essa globolixo

  12. Perdi a conta de quantas vezes eu “poderia morrer” em meus voos. Hahahahaha

  13. Só o William Waack q entende, pois é piloto…

  14. Acho que melhor coisa a fazer é boicotar esse tipo de noticias. Não sabem fazer jornalismo aí escrevem qualquer besteira, desde que de ibope. Se fosse assim um ónibus então num percurso de 500 KM ocuparia a pagina inteira só por causa das freadas bruscas. Informação faz parte da formação

  15. Alguém já aventou a possibilidade de que o objetivo da matéria não fosse, necessariamente, explicar a situação mas sim obter alguma repercussão entre os leitores?

  16. Gente de vida ou morte
    Habitual ou não
    Corriqueiro ou não
    Seguro ou não
    Pra quem tá sentado naquelas poltronas dentro do avião sem saber o que está acontecendo à sua frente o medo é do cão kkkkkkkkkkk
    Não passa uma agulha no

  17. “a tal global” sempre quis mostrar que sabe de tudo,mal sabe ela atuar em sua própria área fazendo “novelinhas da vida real”

  18. Esses jornalistas precisam assistir mais Aviões & Músicas.

  19. Eu parto do pressuposto que o jornalista é desinformado. Mas a partir do momento que as companhias aéreas promovem seminários para explicar os procedimentos é no mínimo má-fé dos repórter.

  20. Tem muito repórter precisando voltar para escola isso sim!!!!!

  21. G1 sendo apenas G1…Não dá para levar a sério. Me lembra muito o antigo jornal Notícias Populares cujo apelido era “Se espremer sai sangue”…rs

  22. Sempre a imprensa tendenciosa e seus “especialistas”.

  23. A questão não está nos wokshops promovidos aos “jornalistas” pela categoria. A questão está no apelo sensacionalista em vender notícia. Dane-se o conteúdo e as oficinas. O importante é vender.

  24. Por fim, é o padrão globo de jornalismo….

  25. Globo lixo. E a maioria das imprensa tbm.

  26. olha ai Hélio Santos essa pág fala “tudo” sobre aviação..

  27. Se não sabe fazer jornalismo não faz

    E para de ficar fazendo merda

  28. Não é apenas a Globo que faz essas trapalhadas… Nenhuma emissora do país sabe falar sobre aviação!

    Se foi assim na Globo, imagine se fosse na Record, que é especialista em fazer sensacionalismo barato…

  29. Kkkkkkk jornalistas burros arremeter e normal na aviacao.

  30. É o nivel atual dos profissionais de jornalismo!! Sem profissionalismo ..formados nas “cochas” por faculdades de merd..

  31. Sensacionalismo… esse é o lema de todas essas emissoras. Há mais de 10 anos não assisto TV aberta. Melhor então um Netflix. Barato e escolho meu documentário.

  32. Ja aconteceu uma unica vez cmg. Pousando em
    Congonhas. Arremeteu por causa de um forte vento de cauda. Dá um cagaço mesmo pq a gente que ta la dentro nao sabe de imediato o motivo da arremetida, mas se pousasse, seria pior. Arremetidas servem justamente pra isso, evitar que algo de ruim aconteça. Prudência e perícia, só isso. Ou eu estou errado?

  33. Um dos grandes problemas que percebo no Brasil é o numero de pessoas no comando de setores que não entendem absolutamente nada sobre , muito menos estão comprometidas em conhecer , apenas aguardam seus salários gordíssimos no final do mês e está bom demais , no país da industria do emprego publico onde se encontra cursinhos preparatórios para cargos nos governos não tem como ser diferente , pois é claro que o que é levado em consideração são os salários , benefícios , estabilidades , e demais vantagens , mas nunca o talento nato . Hoje para se acreditar em alguma notícia é conveniente consultar todas as fontes possíveis !

  34. A matéria é o retrato do Brasil…

  35. Mas como ficam os cliques pelo sensacionalismo?

  36. Isso é sensaciolismo… muito triste.. Em Maceió um Airbus a320 já arremeteu comigo por forte chuva e nada ocorreu.. Estou vivo até hoje kkkkkk

  37. Nicholas alguma novidade dessa desinformação da “Grobu”? Vivem cagando na reportagem quando se tratam de aviação, meu Deus. Pior é que os jornalistas passam por workshops com especialistas da aviação, mas parecem que os caras dormem nas explicações e não absorvem nada do que foi ensinado.

  38. O problema é que a imprensa só noticia coisas ruins e tem esse”poder” de transformar o normal em algo impressionante.

  39. Mds… Alguém tem q isomar essas pessoas do mundo

  40. Arremeter Apenas um procedimento de segurança. A globo como a maioria das mídias não estão preparadas para veicular nenhum tipo de informação sobre a aviacao.

  41. Por isso que não dou confiança pra essa notícia da Globo

  42. Pensei que os repórteres além de jornalistas eram engenheiros; agora vejo que são pilotos também! #Wow!

  43. Como diria o velho filosofo- Imprensa e aviação não combinam.

  44. Mds, é só um procedimento de segurança…

  45. Quem segue o canal Aviões & Músicas , sabem que esses são procedimentos normais que seguem os manuais operacionais da aeronave e em nenhum momento a vida dos passageiros estiveram em risco.

  46. Não, eles fazem isso com intenção, não são analfabetos, são repórteres e sabem disso, fazem pra vender matéria, e uma posição no sol. Isso em toda gama da sociedade amigo. É assim no mundo todo dizem o que quer destrói quem quer sem provas. Por isso que eu acho que essa tal de liberdade de imprensa devia ser revista e ter ética, cuidado, e punições para jornalistas e emissoras que falarem o q quer.

  47. Burrice em alta tecnologia com imagem de alta definição.

  48. Preguiça da globo achando que arremetida é perigoso ou é alguma coisa anormal! Pra mim isso é falta de material informativo. Ai pega qualquer situação corriqueira e posta como se fosse o fim do universo!

  49. Esse vídeo mostra o profissionalismo dos pilotos assim como a tranquilidade em uma arremetida. https://www.youtube.com/watch?v=T0tZTYR_2JU&t=1s

  50. Nao é a globo, mas aos “especialistas” que temos. Jornalistas nao sabem nada de temas específicos, e quando buscam especialistas, encontram lunáticos!

  51. Aeroin Brasil, kd o link da matéria na sua notícia!?

  52. Adorei: “Se fosse uma questão do concurso, ele erraria!”

Comente