GOL apresenta Wi-Fi a bordo.

gol-pr-guk-wifi

Estamos neste momento a bordo do voo G3 6644 com destino a Brasília, e a convite da Gol Linhas Aéreas viemos testar o novo sistema de wi-fi via satélite que permite conexão à internet durante todas as fases do voo.

Às 10h55 partimos do portão 18 do aeroporto de Congonhas em São Paulo. É com muito orgulho que realizamos essa comunicação em tempo real para o leitor do AEROIN, a bordo do primeiro Boeing 737-800, o PR-GUK, a oferecer o serviço (que é gratuito nesse voo).

Estamos voando em cruzeiro enquanto preparamos esse texto usando o wi-fi, que é fornecido pela GoGo. Este 737 foi recentemente homologado pelos órgãos FAA e ANAC para operar o sistema de internet. A segunda aeronave que recebeu a tecnologia foi o PR-GUG, que já teve o equipamento instalado no Centro de Manutenção da GOL, em Confins. O restante da frota vai receber a instalação da antena Gogo 2ku até o final de 2018.

A GOL identificou com adesivos todas as aeronaves equipadas com Wi-Fi a bordo. A internet é de alta velocidade e vai permitir ao passageiro acesso a streaming de filmes e séries, jogos, músicas, noticiário e muitos outros. É empolgante estar conectado a 11 mil metros de altitude e poder ficar ligado ao mundo da web, além de contar com um imensurável volume de conteúdo.

O presidente da GOL, Paulo Kakinoff, fez uma transmissão ao vivo e inédita, diretamente do cockpit do Boeing 737, demonstrando a tecnologia, confira:

 

Kakinoff complementou: “Nessa primeira fase, será possível acessar todas as redes sociais, e-mail, sites diversos e WhatsApp. A partir de 20 de outubro a plataforma será expandida com a inclusão de entretenimento e programação por streaming, com filmes, desenhos, séries e mapa de voo. Em breve ofereceremos também TV ao vivo, e com isso a GOL oferecerá a mais completa ferramente de entretenimento a bordo do mundo.”

Juntamente com a instalação da antena nas aeronaves, serão instaladas tomadas USB nos assentos, permitindo que o passageiro fique sempre conectado. De ínicio serão 30 títulos entre séries, programas de TV e filmes disponíveis para os clientes da GOL. Até o final do ano é esperado um total de 60 a 80 títulos, nacionais e internacionais, fazendo o sistema de entreterimento wi-fi mais completo do mundo.

Além do WiFi à bordo, a tecnologia da GOL será “de portão à portão”, explica o presidente: “Em muitos voos como o da ponte-aérea, o passageiro pode ficar mais tempo em solo do que voando, pensando nisso implementamos a tecnologia mais moderna, que permitirá ao passageiro ter acesso à internet desde o momento que chega no portão para o embarque, até o desembarque. Isto está sendo implementado e estamos realizando testes junto com a Gogo para que isso fique disponível em breve.” disse Kakinoff.

O serviço de internet é da Gogo, utilizado mundialmente por diversas companhias aéreas, e faz sua estreia na América do Sul com a GOL. O serviço será gratuito por 6 meses, depois disso será possível acessar a internet por pacotes com preços estimados de $5 a $20 dólares, e clientes Gogo que pagam planos mensais e anuais terão direito ao livre acesso. Segundo Kakinoff, “Serão diversos planos, desde acesso básico às redes sociais até para um engenheiro em trabalho baixar uma planta de seu projeto e trabalhar com ela no voo.”

O AeroIn também testou essa nova tecnologia ao vivo através do nosso Facebook, veja como foi no vídeo abaixo:

André Le Senechal

Pesquisador apaixonado, piloto privado. Aluno de Aviação Civil na Anhembi Morumbi. Respira o ar do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. Assíduo praticante de Plane Spotting e Simuladores de voo.

7 Comments:

  1. O André Le Senechal ficou tão emocionado que falou que estava a 33 000 ft de “altura “

  2. O Kakinoff está se saindo muitíssimo bem na presidência da Gol. Parabéns!

  3. Demorou hein GOL, Aviança foi a primeira empresa aérea fornecer WIFI na América do Sul e no Brasil utilizando antenas GEE!

  4. A primeira cia aérea da América do sul com voo comercial com wi fi a bordo?? Kkkk não seria a AVIANCA Brasil que dias atrás já estreiou isso?

Comente