GOL é autorizada a usar navegação por satélite em mais uma pista do Santos Dumont.

riogol

Pioneira no Brasil a realizar pousos com o sistema de navegação por satélite RNP-AR (Performance de Navegação com Autorização Requerida), a GOL Linhas Aéreas Inteligentes recebe autorização da Agência Nacional de Aviação Civil para efetuar este procedimento de aproximação no sentido da Ponte Rio-Niterói para o Pão de Açúcar e também na direção inversa, utilizando a pista 02 do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

“Com essa permissão, a GOL será a única companhia aérea a operar em ambas as pistas com RNP-AR, possibilitando que mais clientes sejam beneficiados pela tecnologia que permite o pouso no aeroporto mesmo em condições de meteorologia adversa. O sistema oferece ainda mais precisão nas aproximações, além de permitir descidas constantes, tornando o voo mais confortável. Este sistema aprimora a trajetória da aeronave até a pista de pouso”, destaca Sérgio Quito, vice-presidente de Operações da companhia.

Quito explica, ainda, que além do ganho imediato de eficiência operacional, os clientes também serão beneficiados. “Desde que iniciamos a operação RNP-AR no aeroporto Santos Dumont conseguimos diminuir muito o número de operações impactadas devido ao mau tempo. Em alguns dias de contingência, por exemplo, fomos a única companhia a pousar neste aeroporto. Com a homologação de mais uma pista, o número de voos desviados ou cancelados deve diminuir ainda mais, proporcionando mais segurança, pontualidade e regularidade aos clientes que viajam conosco para o Rio de Janeiro”, finaliza o vice-presidente.

O RNP-AR é um procedimento de aproximação por instrumentos que independe de equipamentos instalados em solo para pousar, permitindo descidas mais lineares e constantes. Desta forma, o percurso por semana é reduzido, economizando 120 quilos de combustível por voo. E isso reflete diretamente na redução de gases causadores do efeito estufa (CO2). Outro efeito positivo é a diminuição do ruído dos motores, uma vez que a potência deles é menor durante a trajetória.

O sistema de navegação por GPS é o responsável por garantir a alta precisão da tecnologia proporcionando ganhos em relação a outros tipos de aproximação em condições de nevoeiro de forma totalmente segura.

A GOL foi a primeira companhia certificada para utilizar esse tipo de procedimento no país, em 2013, disponível apenas no aeroporto Santos Dumont (RJ). A empresa General Eletric (GE), foi parceira importante da companhia na construção da base de dados. Além disso, o time de pilotos da companhia é constantemente treinado e capacitado para operar uma aproximação RNP-AR.

Da Assessoria de Imprensa

4 Comments:

  1. Moral Washington Júnior Guitars

Comente