GRU Airport avança rumo um novo patamar e as mudanças começam em dezembro.

IMG_0732
No dia 2 de dezembro, o GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo promove a mudança na numeração de seus terminais, visando estabelecer uma sequência lógica entre eles e, com isso, facilitar a orientação dos passageiros. Com a renumeração, o atual Terminal 4 passa a ser 1. Os atuais Terminais 1 e 2 serão unificados e passam a ser Terminal 2. O Terminal 3 mantem sua numeração atual.

A nova nomenclatura consiste também na renumeração dos portões de embarque e check-in, mudança que acontece no dia 18 de novembro. Assim, o Terminal 1, por exemplo, terá portões com numeração a partir de 100. O Terminal 2, a partir de 200, e o Terminal 3, de 300. A mesma numeração vale para as esteiras de restituição de bagagens dos seus respectivos terminais.

Já a identificação das áreas de check-in por terminal ficará desta forma: check-in “A” no Terminal 1, check-in “B”, “C”, “D” e “E” no Terminal 2 e check-in “F”, “G” e “H” no Terminal 3.

Em função da nova numeração dos terminais, será feita a adequação de toda a sinalização do complexo aeroportuário, incluindo as placas da rodovia de acesso ao aeroporto.

O projeto de renumeração dos terminais foi feito com base em ouvidorias, sugestões de companhias aéreas, rondas e análise do fluxo de passageiros. O objetivo é facilitar os processos de embarque e desembarque em todos os terminais.

Com a mudança, a numeração dos terminais, portões e esteiras ficará totalmente alinhada, como no esquema abaixo:

TERMINAL 1
– Portões de 101 a 109
– Esteiras de 101 a 103
– Check-in “A”

TERMINAL 2
– Portões de 201 a 246
– Esteiras de 201 a 225
– Check-in “B”, “C”, “D” e “E”

TERMINAL 3
– Portões de 301 a 326
– Esteiras de 301 a 307
– Check-in “F”, “G” e “H”

Modernização

Outra mudança importante nos atuais Terminais 1 e 2 será a centralização do embarque doméstico e do setor de raio-X, que começam a operar a partir do dia 2 de dezembro, juntamente com a nova numeração dos terminais. O embarque internacional do Terminal 2 continuará sendo feito pelo mesmo local, até sua transferência para a área centralizada.

A estrutura antiga contava com quatro áreas de embarque, duas em cada terminal, considerando voos domésticos e internacionais. Dentro do novo projeto, a ideia é que todos os passageiros acessem a área de embarque por um único local e depois migrem para o portão do seu voo. Com isso, será mais fácil para o passageiro se orientar, já que o acesso será feito por uma entrada única, e não mais quatro.

O projeto prevê a ampliação de setores-chave do aeroporto, como check-in, restituição de bagagem e saguões de embarque e desembarque. Ao todo, serão acrescidos 23 mil m2 de área operacional. Com o objetivo de oferecer mais opções de alimentação e lojas aos passageiros, a área de varejo também será expandida em 4,6 mil m2. Na primeira fase das obras, o número de lojas vai saltar das 24 atuais para 32. O projeto prevê a construção da Avenida GRU na área restrita, um espaço destinado apenas para lojas, restaurantes, bares, com cadeiras e mesas com vista para o pátio de aeronaves.

Primeiras ações

Na prática, o projeto de modernização dos atuais Terminais 1 e 2 começou em 2012. As primeiras mudanças percebidas pelos usuários ocorreram nos saguões, com a reforma e ampliação dos banheiros localizados nos saguões de check-in. Os quatro conjuntos foram reconstruídos e ganharam uma área maior do que a anterior, um visual mais arejado e mais espaço para movimentação de carrinhos de bagagem e de pessoas com necessidades especiais. Também foram instaladas 900 placas de sinalização e orientação ao passageiro. A adoção de layout padronizado, como o utilizado nos grandes complexos aeroportuários internacionais, permite melhor identificação das informações por pessoas de todo o mundo.

Em agosto de 2013, foi inaugurada a expansão do Terminal 2. O projeto contempla uma praça de alimentação com nove lojas no check-in D do Piso Embarque e ampliação do Duty Free no Piso de Desembarque, que teve sua área praticamente duplicada.

O embarque remoto internacional e nacional do Terminal 2 também foi ampliado. Em ambos, foi adicionado mais um portão de embarque, além dos três atuais em cada área. Também foram construídos dois novos banheiros nesses espaços. A reforma no embarque remoto nacional e internacional permite reverter esses espaços em uma única área de embarque, seja nacional ou internacional, de acordo com a demanda.

A modernização dos equipamentos foi realizada em fevereiro deste ano, com a troca dos oito elevadores da área pública, e concluída em maio, com a substituição das oito escadas rolantes que fazem a ligação embarque-desembarque. No primeiro trimestre deste ano, foram entregues os novos banheiros do piso de Desembarque.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.
  • Interessante a área com mesas, de frente pro pátio central. Essa área é depois do checkpoint ou em área pública?

  • Muito bom!!!! Alguem sabe dizer se, de acordo com o projeto de modernizacao dos terminais, aquela parte do Carl`s Jr no atual Terminal 1 vai continuar dando pra ver os avioes?? hheheeheh

    • Ainda não sabemos. Mas é provável que tudo ali seja fechado.

  • ainda??!! por isso que a Emirates não pode ainda operar com o gigante A380

  • Isabela

    E o ar condicionado ohh

  • Isabela

    So falta ar condicionado potente e organizaçao na área de embarque e desembarque, carros estacionados onde nao deveriam, parados em fila dupla, sem fiscalizaçao nenhuma

  • Olha gente … nosso novo terminal 2 .. pax doméstico e internacional juntos kkkk quero só ver isso Cíntia Chimirri Douglas Vinicius Renata Gonçalves Simone Leandro Andrea Martins Lilý Marie Felipe Santos

    • Ah é que as vezes prefiro pensar que eles não veem o quanto de pax que passa todos os dias por este lugar

    • Bonito.. Vamos ver como vai ser isso kk

    • Gente fala sério ! Eu não sei se eu critico primeiro a falta de visão desses engenheiros para a segurança no q se refere a pax doméstico e internacional juntos , ou o narcisismo da “avenida GRU” . Ridículo ! Preparem se meninas , o inferno q a gente vive controlando pax inadi do conector tentando se misturar promete piorar muito . Sem falar no controle de embarque de menores . Não quero nem imaginar .

    • A toki resumiu tudo !!! Ahuahuahuahua ahuahuahuahua!

    • Kkkkk toki resumiu vamos ve se eles vao contratar seguranças tb.

    • O engraçado é que comentam as coisas sem nem mesmo saber… não será misturada em instância nenhuma passageiros domésticos e internacionais, antes de criticarem, procurem saber o que de fato acontecerá. …

    • O engraçado Alex é que em primeiro lugar , ninguém te chamou nessa conversa . Mas há que vc se intrometeu , deixa eu esclarecer que a responsabilidade de filtrar passageiros sem visto , pra que não se misturem com passageiros que podem entrar no Brasil é nossa ( funcionários da imigração ) . Bem como a de filtrar menores saindo do Brasil . Vc certamente , como funcionário da Gru , não compreende o q é ter uma responsabilidade dessas nas costas durante 12 horas . Portanto não seja abelhudo. Não critique VOCÊ o q vc não entende !

      • Alex

        Você ao menos viu o que foi feito? Óbvio que não porque a aérea internacional nem foi alterada ainda. Antes de falar procure saber pois a mudança envolve primeiro PASSAGEIROS DOMÉSTICOS. Errar é normal porém repetir o erro não, vá conhecer a aérea e depois comente.
        Ah, o diálogo é livre para qualquer um escrever…

  • Andre

    Com isso coloca uma entrada bonita, faz os passageiros andar muito mais, e o maior objetivo deles passar por um monte de lojas.

  • Thomas

    Acho q não entenderam o texto… o embarque de passageiros domésticos será separado do internacional!

  • Fátima

    Existe umas meninazinhas metidas a entendidas que querem saber mais que os engenheiros. Estou com o Alex. enquanto isso vai trabalhar 12, 14, 16 horas, kkk até chegar no patamar dos que estudaram para te proporcionar um espaço e te dar emprego menina !!!!.