GRU Airport cresce 8,8% e é o melhor entre aeroportos concedidos, revela pesquisa.

GRUAIRPORT789

Os 15 aeroportos responsáveis por 80% da movimentação de passageiros da aviação regular no Brasil mantiveram o nível de 86% de aprovação no 2º trimestre de 2016, segundo resultados da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, realizada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Isso significa que a maioria dos passageiros ouvidos, numa escala de 1 a 5, avaliaram com nota 4 (bom) ou 5 (muito bom) os principais aeroportos do País.

Neste trimestre, a média de todos os aeroportos foi 4,16. Os indicadores de facilidades ao passageiro, serviços prestados por companhia aérea, infraestrutura aeroportuária e serviços públicos também mantiveram um nível de 74% de aprovação no período, com notas igual ou superior a 4. Em 2015, o índice era de 67%.

Classificação Nacional

Entre os terminais, o mais bem classificado pelos usuários foi o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR), que recebeu nota 4,64 dos passageiros. Assim, repetiu a classificação de melhor aeroporto do País na opinião dos clientes obtida no ano passado.

Já o Aeroporto Santos Dumont (RJ) ficou em segundo lugar, com nota 4,44; seguido de Guarulhos – GRU Airport (SP), com 4,40; Recife (PE), com 4,36; e Viracopos (SP), com 4,34. Entre os aeroportos que mais melhoram o desempenho em relação ao mesmo período do ano passado estão Guarulhos (8,8%) e Santos Dumont (8,6%), duas das principais portas de entrada para a Olimpíada e Paralimpíada.

“Mais uma vez, entre os cinco melhores terminais, três são da rede Infraero, o que destaca cada vez mais a disputa saudável e aprimoramento dos gestores aeroportuários na prestação dos serviços aos passageiros, após o início da série histórica, em 2013″, afirmou o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella.

Critérios

Foram avaliados 38 indicadores como: tempo de espera em filas, restituição de bagagens, sensação de segurança, limpeza dos sanitários, disponibilidade de tomadas e sinal de internet.

Dos 38 indicadores avaliados, Curitiba alcançou a maior nota em 15 deles, como: qualidade da sinalização no aeroporto (4,48), disponibilidade de sanitários (4,52). No quesito atendimento na aduana, o terminal recebeu nota máxima.

Outros indicadores que tiveram a melhor avaliação entre todos os aeroportos foram tempo de fila de aduana e cordialidade dos funcionários da emigração (4,98); limpeza geral do aeroporto (4,84); e disponibilidade de assentos na sala de embarque (4,82).

Pesquisa

Desde 2013, a Secretaria de Aviação divulga trimestralmente a pesquisa permanente que mede a satisfação dos passageiros em itens de infraestrutura, atendimento, serviços e gestão. A medição é realizada nos 15 principais aeroportos do Brasil, responsáveis por 80% do movimento de passageiros no País.

Ao todo foram realizadas 13.452 entrevistas nos meses de abril, maio e junho de 2016. Desde que o levantamento começou a ser realizado em 2013, mais de 225 mil pessoas foram ouvidas, e o nível de confiança do estudo é de 95%, com margem de erro de 5%.

 


Assessoria de Imprensa, Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil

André Le Senechal

Pesquisador apaixonado, piloto privado. Aluno de Aviação Civil na Anhembi Morumbi. Respira o ar do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. Assíduo praticante de Plane Spotting e Simuladores de voo.

19 Comments:

  1. Já precisa de ampliação de novo. Tem avião grande (wide body) embarcando/desembarcando por escadas…

  2. Acho péssimo o novo terminal, com Banheiro pequenos e apertados.

  3. Acho péssimo o novo terminal, com Banheiro pequenos e apertados.

  4. A iniciativa privada fez em três anos o que a maldita Infraero não fez em 30!

  5. Tem que privatizar é tudo logo, a GRU fez o que a Infrazero não faria nem em 30 séculos

  6. Santos Dumont eh porta de entrada pras Olimpíadas? Achei que era o Galeão…

  7. o aeroporto de recife também está entre os melhores

  8. Quem conhece bem sabe de suas falhas só isso!!!

Comente