GRU Airport é o segundo aeroporto mais pontual do mundo.


O GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo foi considerado o segundo mais pontual do mundo na pesquisa Punctuality League 2016 da OAG, uma das consultorias mais prestigiadas do mundo em inteligência de mercado de aviação. No ranking entre os terminais com movimentação acima de 20 milhões de passageiros/ano, Guarulhos obteve performance de pontualidade de voos de 85,28% nas partidas, atrás apenas do aeroporto de Haneda, em Tóquio/Japão, com 87,49%. No levantamento de 2015, GRU aparecia na terceira colocação.

Para o diretor de Operações do GRU Airport, comandante Miguel Dau, “os resultados positivos obtidos em relação à pontualidade de voos e à qualidade dos serviços são reflexo dos investimentos realizados pela Concessionária em pouco mais de quatro anos, principalmente em obras de expansão da capacidade, implantação de novas tecnologias e treinamento de pessoas. Vale destacar, também, a adoção pioneira no Brasil do conceito de A-CDM (Airport Collaborative Decision Making). Esta é a forma mais eficiente de se administrar um aeroporto com as nossas características, por meio do espírito colaborativo”.

Decolagem autorizada

Em agosto de 2016, GRU também obteve sua melhor colocação na lista de menores atrasos da FlightStats, empresa que faz análises de dados sobre voos no mundo. Guarulhos ocupa o segundo lugar no ranking de agosto, com 88% das partidas dentro do horário previsto, só atrás de Istambul, na Turquia, com 90,6% de pontualidade.

A FlightStats é uma empresa norte-americana de serviços de dados de aviação comercial, sendo a principal fornecedora mundial de dados de voo em tempo real. O ranking mensal avalia mais de 92% dos voos comerciais programados em todo o mundo.

Olimpíadas 2016

Durante o período dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo obteve a melhor avaliação no ranking de satisfação dos passageiros, com nota 4,55 em uma escala de 1 a 5. O ranking faz parte de pesquisa do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, que avaliou nove aeroportos de 1º a 22 de agosto, período que envolve o pico de movimentação de torcedores, atletas e membros de delegações nos aeroportos. O índice geral de pontualidade foi de 94,8%, o melhor já registrado em uma operação especial do setor de Aviação Civil no País.

Informações da assessoria de imprensa do GRU Airport.

Luis Neves

É agente de turismo e acompanha a evolução da aviação brasileira desde o final da década de 80. Fotografa tudo o que voa e tem uma das maiores coleções de fotos de aviação do Brasil.
  • Meu voo semana passada saiu com 30 minutos antes…

  • Isso é verdade, tive um voo que chegou 3 horas antes da decolagem! 🙂

  • Isso nao me surpreende. GRU melhorou muito de alguns anos pra ca. Sempre pontual

  • Vdd.

  • Ae Rodrigo Maeda, parece que é só com você que essa merda atrasa, seu filho da puta.

  • Muito disso se deve aos serviços prestados pela Navegação Aérea (Sala AIS e Torre de Controle), onde todos os esforços são feitos para que não se penalize um voo.

  • Uau

  • Qdo viajei por gru, foi na hora tbem

  • Eric Nicholson Victor Pitta
    Chupa, Aqui é Brasil

  • E o primeiro com o estacionamento mais caro da galáxia

  • Voei uma vez de GRU – CWB pela Azul e saiu com 15 minutos de antecedência.

  • Um voo de Salvador para Guarulhos dura 1 hora e 52 minutos, mas na passagem eles colocam 2 horas e 20 minutos. Não tem como o vôo atrasar.

    • Trabalhando com uma margem de 28 minutos apenas, tem e muito como o voo atrasar. São tantos pequenos probleminhas que podem ocorrer antes, durante e depois do voo que eu acho incrível manter essa pequena margem. Desvios meteorológicos e vento contrário são coisas, por exemplo, que podem atrasar o voo e o passageiro nem fica sabendo o por quê.

  • Eu que fiz

  • Não é “o aeroporto”…são as empresas aéreas! O aeroporto só ” abre e fecha”!!

  • Mais ainda tem que melhorar muito. No terminal 3 não tem ar condicionado na área do check-in.

  • Realmente melhorou bastante!

  • 50% dos meus 4 voos saindo de GRU tiveram um pequeno atraso, um foi em 07/10/2013 em que o aeroporto estava congestionado devido ter apenas uma pista operante, e depois foi recentemente em 16/12/2015 onde não conseguiram colocar todas as bagagens a tempo no A321 e logo após isso teve a sequência de decolagem.
    Teve uma época em 2008 se não me engano que GRU era o terceiro aeroporto com maior número de atraso de voo no mundo.