Grupo LATAM é selecionado para o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, o mais respeitado do mundo.

358
O Grupo LATAM Airlines foi selecionado pelo quarto ano consecutivo para integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, sendo reconhecido entre um seleto grupo de empresas líderes em sustentabilidade pelo seu desempenho econômico, social e ambiental com foco no longo prazo.

O Grupo LATAM Airlines faz parte da categoria “DJSI Emerging Markets” desde 2012, tendo sido escolhido pelo segundo ano consecutivo, junto do Grupo Air France-KLM, como uma das companhias do setor aéreo a figurar atualmente no Índice de Sustentabilidade Dow Jones World.

Enrique Cueto, CEO do Grupo LATAM Airlines, afirma: “Ser escolhido novamente entre as empresas que fazem parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade e manter-se na categoria mais alta do índice ratifica o nosso compromisso diário de ser uma companhia transparente e responsável perante os nossos clientes e investidores, ao mesmo tempo que contribuímos de maneira importante para a América Latina. Além disso, ficamos felizes em ver que mais empresas da região ingressaram no índice “DJSI Emerging Markets” este ano, o que demonstra que estamos, sem dúvida nenhuma, no caminho certo em nosso desempenho em sustentabilidade”.

O Grupo LATAM Airlines é hoje a única empresa com sede no Chile a integrar o índice Dow Jones World. Fazem parte deste índice somente outras 12 empresas da região, 6 do Brasil e 6 da Colômbia.

OS ASPECTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DOW JONES

Dentre os critérios econômico, social e ambiental avaliados pelo Índice de Sustentabilidade Dow Jones para cada uma das companhias selecionadas, destacam-se: Desempenho Social, Desenvolvimento do Capital Humano, Compromisso com stakeholders, Governança Corporativa e Compliance, Confiabilidade, Desempenho e gestão ambiental, Estratégia climática, Eficiência e Gestão no relacionamento com clientes, entre outros.

O Grupo LATAM é capaz de agregar muito valor às vidas dos passageiros que transporta, às realidades dos destinos que opera, à sua gente e, é claro, ao meio ambiente. É por isso que um dos principais objetivos da companhia é contribuir para o desenvolvimento da América do Sul e manter o seu patrimônio cultural e natural, por meio da promoção do turismo sustentável e apoio de ONGs da região.

Com relação à dimensão ambiental, o Grupo LATAM Airlines concentra-se em aspectos de Ecoeficiência Operacional e Estratégia de Mudanças Climáticas. Para isso, a Companhia focou sua gestão no uso eficiente de combustível e na redução das emissões de CO2, que registram uma das menores taxas de emissão por quilômetro-passageiro do setor aéreo mundial.

São convidadas a participar do Dow Jones World as 2,5 mil empresas com melhor desempenho financeiro do mundo todo, medido pelo seu valor de mercado no índice S&P Global Broad Market Index, que inclui 59 setores e 47 países. Deste universo, foram selecionadas 317 companhias para o Dow Jones World este ano – entre elas, o Grupo LATAM Airlines.

O sistema de avaliação é baseado na lógica “Best in Class”, selecionando as empresas com o melhor desempenho de cada setor todos os anos. Nos últimos quatro anos, o Grupo LATAM foi a única companhia do setor aéreo escolhida para integrar o Índice de Sustentabilidade Dow Jones para Mercados emergentes (Dow Jones Sustainability Index – Emerging Markets) na categoria “Travel & Leisure” [Viagem e Lazer], refletindo a sua liderança em sustentabilidade corporativa.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *