H135 modernizado pela Helibras fará turnê de demonstração no Brasil.

H135 Helibras Airbus Jumpei

O resultado da primeira modernização de um helicóptero civil no país vai ser apresentado em uma turnê de demonstração da aeronave. A Helibras anunciou a transformação de um EC135 P2 na última versão desse modelo, o H135, durante sua participação na Labace 2016, feira de aviação civil que acontece em São Paulo de 30 de agosto a 01 de setembro. Agora o modelo fará um demo tour pelas cidades de São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro e Belo Horizonte entre os dias 31 de agosto e 29 de setembro.

A modernização proporciona um aumento significativo da performance da aeronave. Isso se dá pelo acréscimo de 20 cm no diâmetro do rotor principal, por meio da substituição das pás, o que garante maior sustentação. É realizada também a instalação de um novo software do FADEC, a troca de uma série de componentes, peças e partes estruturais, ampliando a vida útil do helicóptero.

O peso máximo de decolagem passou para 2.980 kg, especialmente em locais de altas temperaturas. A modernização também oferece maior segurança em decolagens de helipontos elevados, já que permite um ganho de 90 kg nessas condições.

Entre os benefícios advindos da modernização, o helicóptero passou também por um processo de atualização no sistema de monitoramento de parâmetros de motor e célula, e no sistema de gerenciamento de voo, com excelente custo-benefício e uma redução de 2,3% no consumo de combustível.

“O H135 modernizado será apresentado aos nossos clientes durante o mês de setembro e eles poderão comprovar as melhorias de desempenho obtidas com esse upgrade que esperamos que seja o primeiro de muitos para o mercado civil”, destaca Dominique Andreani, vice-presidente de Negócios e Serviços da Helibras.

Os pilotos e mecânicos da aeronave modernizada também contarão com o apoio da Helibras para familiarização e treinamento na nova versão.

“Após a modernização, os voos de teste demonstraram um ganho no desempenho da aeronave, assim como melhorias na velocidade máxima com potência máxima contínua e na qualidade do voo.”, comenta Rogério Holzmann, piloto de ensaios da Helibras.

O comandante Walter Iglesias, piloto da aeronave modernizada e que opera EC135 desde 1999, acompanhou os passos do upgrade. “Começamos a operar o modelo EC135 P1 e assim que foi lançado o P2 disponibilizando mais potência e peso para decolagem, fomos os primeiros a realizar o retrofit com ganhos operacionais e performance consideráveis. Depois disso, em 2010 trocamos a aeronave por essa atual, que já soma mais de 1.350 horas de voo sem nenhum dia de indisponibilidade técnica. Pela confiança no produto, na empresa, e por todas as melhorias introduzidas nessa modernização, temos a certeza que o H135 nos garantirá mais segurança e alto desempenho”, disse Iglesias.

Melhorias Significativas

Peso máximo de decolagem                                                                        + 30 kg

Cat A, decolagem vertical de heliponto elevado (SL, ISA+20)                    + 90 kg

Voo pairado fora do efeito de solo (MTOW, ISA+20)                                  + 2.300 ft

Voo pairado fora do efeito de solo c/ 1 motor inoperante 2min (SL,ISA)    + 8.366 ft

Teto de serviço                                                                                            + 8.300 ft

 

Ficha técnica – H135

  • Capacidade: 1 tripulante + 6/7 passageiros
  • Comprimento: 12,26 m
  • Altura: 3,51 m
  • Peso Máximo de Decolagem: 2.980 kg
  • Motorização: 2 turbinas Turbomeca Arrius 2B2 plus (660 shp / 492 kW) ou 2 turbinas Pratt & Whitney PW206B3 (708 shp / 528 kW)
  • Teto máximo: 20.000 pés / 6.096 m
  • Carga útil: 1.418 kg
  • Velocidade máxima: 259 km/h
  • Velocidade de cruzeiro: 252 km/h
  • Alcance: 830 km

Confira a galeria de fotos do Demo Tour no site da Helibras e em nossas mídias sociais:

twitter.com/helibras

facebook.com/helibras

linkedin.com/company/helibras

youtube.com/HelibrasOficial

instagram.com/helibras

google.com/+helibras

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.

Um Comentário:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *