Hainan Group pretende comprar a Avianca e a Avianca Brasil.

787 Hainan Avianca

O grupo chinês HNA, dono de diversas empresas aéreas e de turismo, demonstrou interesse em comprar a Avianca Holdings e a Avianca Brasil, que atualmente pertencem ao Synergy Group, liderado por Germán Efromovich.

Tanto a Avianca Holdings – empresa originária da fusão entre Avianca Colômbia e TACA Peru – quanto a Avianca Brasil estão trabalhando para atrair investimentos de até $500 milhões de doláres, que poderiam resultar em uma completa venda da companhia. O movimento da Avianca também atraiu interesse das americanas Delta e United, segundo fontes informaram à Reuters.

Se a HNA fechar negócio, será o segundo maior investimento do grupo no mercado latino-americano, após comprar 23.7% das ações da Azul Linhas Aéreas.

O diretor financeiro da Avianca, Gerardo Grajales, voou para a China de acordo com uma fonte na companhia, porém a estrutura do possível negócio ainda não é conhecida.

As ações da Avianca Holdings subiram 16% hoje após a notícia do possível negócio se espalhar. O Synergy Group controla separadamente a Avianca Holdings e a Avianca Brasil, devido a leis brasileiras que requerem grande participação de capital nacional no controle de companhias aéreas.

Ainda no mercado financeiro, as ações da Delta e United tiveram uma leve queda de 2% na bolsa de Nova Iorque (NYSE) após a notícia do suposto acordo. “Nós continuamos a analisar as oportunidades para fortalecer nossas relações com parceiros que irão permitir serviços melhores e mais convenientes para nossos clientes. Porém não discutimos rumores ou especulações.” afirmou a United em nota.

A Delta se recusou a comentar, e ambas as Aviancas não responderam de imediato os questionamentos da Reuters. Quanto aos grupos HNA e Synergy, não foi obtida resposta sobre o assunto.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.