Helibras recebe novos reconhecimentos de crédito do programa H-XBR.

A Helibras recebeu novos reconhecimentos de crédito pelo cumprimento da implantação no Brasil da linha de produção dos helicópteros H225 e H225M, e da entrega do primeiro helicóptero a passar por todas as etapas da fabricação no Brasil.




“Essa certificação reconhece o nosso esforço e comprometimento com o Brasil no sentido de produzir aqui o conhecimento necessário para fortalecer a nossa indústria e as nossas Forças de Defesa. É um trabalho conjunto que vai gerar resultados de longo prazo para toda a cadeia nacional”, afirmou o presidente da Helibras, Richard Marelli.

Além desse reconhecimento, a COPAC – Comissão da FAB responsável por acompanhar e avaliar o andamento do programa junto à Helibras e ao Ministério da Defesa – certificou outros 48 milhões de euros pela instalação do Full Flight Simulator no Rio de Janeiro e pelo primeiro treinamento realizado no simulador com os militares das Forças Armadas.

Além das cartas de crédito, a transferência de tecnologia e conhecimento de empresas internacionais para companhias brasileiras registrou, em maio, mais um importante passo do programa. Os primeiros punhos do rotor principal das aeronaves, fabricados pela Toyomatic, uma das empresas brasileiras que participa do processo de transferência de tecnologia no contrato H-XBR, foram acoplados à cabeça do rotor de um H225M que ainda passa por algumas etapas na linha de montagem da Airbus Helicopters, na França.

“Esse é o marco prático que comprova que Airbus, Helibras, empresas parceiras e o governo estão em sintonia para cumprir o item mais importante desse contrato, que é a garantia de uma indústria aeroespacial e de defesa robusta, tecnológica e apta a atender às necessidades das Forças Armadas brasileiras, bem como proteger e garantir a soberania de nosso país”, acrescentou Marelli.

Pela Assessoria de Imprensa do Grupo Airbus

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é piloto e Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Formado em Design e Performance de Aeronaves pela California State University Long Beach e Segurança da Aviação pela Western Michigan University. Membro da AOPA e da AIAA.